Uncategorized

[NEWS] ’20° Aniversário’ do Shinhwa “Um time que queremos reencontrar mesmo se renascermos”

10

“O Shinhwa é um time que eu quero encontrar mesmo se eu renascer”

O afeto por uma equipe que eles defendem há 20 anos é mais especial que o esperado. Essa é a história do Shinhwa, que lançou seu álbum especial de vigésimo aniversário, “HEART”, no dia 28 de agosto. Eric, que entrou e saiu dos tribunais para defender o nome do grupo, estava surpreendentemente calmo sobre os “20 anos”. Mas isso é também por que “promover com o Shinhwa é muito natural”.

 

P: Esse é seu vigésimo aniversário desde o debut do grupo em 1998. Qual a sensação?

Eric: Nós estivemos nos apresentando sem pausas. É um sentimento muito especial. Gostaria de agradecer aos membros, fãs e também a todas as pessoas que trabalham conosco. Sou grato por ainda sermos capazes de lançar um álbum e performarmos juntos no palco.

 

P: O que significa o título “HEART”?

Hyesung: Como um coração que nunca para de bater, o Shinhwa continua. As pessoas sempre nos perguntaram durante esses 20 anos, “O que o Shinhwa significa para os membros?”, e uma vez Minwoo disse “Heart” (coração). Mesmo 20 anos após o nosso debut,  nossos corações ainda se empolgam quando estamos no palco para nos encontrarmos com os fãs, por isso a escolha do título.

 

P: Como “Kiss Me Like That” virou a faixa título?

Minwoo: Escolhemos a faixa título pensando na performance. Essa música foi escolhida porque pensamos em uma performance e música que só o Shinhwa conseguiria fazer. Meu carinho pela música cresceu enquanto gravava, coreografava e filmava o vídeo para essa música.

11

P: Vocês são frequentemente chamados de “idol group mais duradouro”. Qual o segredo para um trabalho em equipe tão eficiente?

Andy: Nós entendemos e damos espaço uns para os outros. É assim que a confiança cresce a cada dia, até que nos tornamos naturalmente uma família. Os hyungs me guiaram muitas vezes. Parece que amamos uns aos outros. Hahaha.

Dongwan: Não há um segredo. Se houvesse, todos os grupos seriam duradouros. Nós tivemos sorte. Todos possuem uma maneira diferente de procurar pela felicidade, e esse fato precisa ser compreendido para que o relacionamento dure.

Minwoo: Eu acho que o seu propósito original é o que mais importa. Se você o perde, então um dia tudo desmorona.

 

P: Existe algo sobre o Shinhwa que vocês gostariam de destacar, além do fato de serem idols duradouros?

Eric: Me lembro de termos ganhado o Daesang pela primeira vez com “Brand New”, em 2004. É uma memória especial por termos conseguido o prêmio com nosso próprio esforço após termos deixado uma grande empresa (SM Entertainment).

Hyesung: Só gostaria de deixar a impressão de que em vez de sermos um “grupo duradouro”, nós não somos deixados pra trás com o passar do tempo e promovemos com músicas que combinam conosco.

Dongwan: Há algo que eu espero de Shin Hyesung. Na hora de fazer a saudação, ele apenas diz “Olá” porque sabe que já somos bem conhecidos, mas por favor lembre-se de dizer “Eu sou Shin Hyesung.” (risos)

Hyesung: Sim. É possível que as pessoas nascidas nos anos 2000 não nos conheçam. Nós vamos nos esforçar durante as promoções para que o país inteiro saiba nossos nomes.

Eric: Eu sei que as coisas não se tornam realidade apenas por dizermos “Por favor, nos chamem assim”, ou “Por favor, pensem em nós dessa maneira”. Somos gratos pelo nome que nos foi dado, e nos esforçaremos ainda mais para sermos chamados pelo nome que queremos. Música sofisticada, performances que não perdem para ninguém, nós trabalharemos mais pesado ainda para darmos essa impressão.

 

P: Como vocês já disseram antes, a música do Shinhwa não fica ultrapassada. Como isso é possível?

Eric: Essa é a nossa identidade. Você pode perceber que a música que produzimos agora é diferente da música que era lançada enquanto estávamos na SM Entertainment. Algumas pessoas podem dizer, “Eles não estão se esforçando menos?” Mas se você tiver apenas músicas poderosas e rápidas, inevitavelmente você fará sempre a mesma performance. Nós escolhemos cuidadosamente músicas e performances que combinam com o grupo para assim podermos mostrar apresentações diferentes.

12

P: Durante o processo de proteção do nome ‘Shinhwa’, houve dificuldades e vocês até mesmo tiveram que ir aos tribunais. Então agora o vigésimo aniversário deve ser ainda mais especial?

Eric: Todos dizem que é algo muito especial, mas para mim é apenas a passagem do tempo. É apenas um número. Esse é o quão natural estar promovendo como Shinhwa. No entanto, por ser um número precioso para os fãs e para os que trabalham conosco, nós queremos vê-lo com mais frequência e desfrutar disso, como um festival.

Minwoo: Só o fato de que estivemos juntos numa jornada que não foi fácil durante 20 anos é algo que sou realmente grato aos membros. O Shinhwa é uma equipe que eu gostaria de encontrar de novo mesmo se eu renascer. Particulamente, eu acho que esse é o grupo mais incrível do mundo. Também não posso desistir de cantar e apresentar porque ainda tenho sede disso. Eu vou passar devagar por todos esses anos com um sentimento de gratidão.

 

P: Para o Shinhwa, o que é o Shinhwa?

Eric: Obrigado por me deixar ser o primeiro a responder. Coisas assim são difíceis de responder quando você é o último. (risos) Para mim, o Shinhwa é um coração.

Minwoo: História

Andy: Família

Junjin: Toda a minha vida.

Dongwan: É como um jardim. Estou atualmente vivendo no interior então sei como é difícil cuidar de um jardim, e o jardim varia de acordo com o jeito que você cuida dele. Shinhwa Changjo acreditaram em nós, e nos guiamos em frente. As pessoas na indústria também ajudaram a cuidar de nós mesmos. Se vocês continuarem cuidando de nós, vamos crescer mais ainda.

Hyesung: Há um verso em uma de nossas músicas, “Shooting Star”, que diz “Shinhwa nunca irá cair”. E é por isso que quero dizer que o Shinhwa é como um bambu. Um bambu que se dobra, mas nunca se quebra.

O Shinhwa irá promover sua nova música “Kiss Me Like That” nos programas musicais durante 3 semanas, e depois irão se apresentar num show nos dias 6 e 7 de outubro no Olympic Gymnasium em Seul, antes de embarcarem na World Tour que iniciará com Taiwan.

 

Fonte: 10Asia

Tradução para o inglês: malpabo@tumblr

Tradução e adaptação para o português: Shinhwa BR

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s