Uncategorized

(Vigésimo aniversário do Shinhwa) As lembranças do primeiro, pelo primeiro, para o primeiro

O dia que parecia nunca chegar finalmente chegou. No próximo dia 24, será o aniversário de 20 anos do debut do Shinhwa. Os membros apareceram todos os anos, então um 19º, 18º, 17º aniversário parece mais familiar, mas se pararmos pra pensar, ‘20’ é um número muito grande.
De 1998 até 2018, se olharmos para as épocas em que o Shinhwa esteve ativo, percebemos que o mundo mudou completamente. CDP virou um site de música. Os programas de variedades onde participantes eram hipnotizados ou organizavam acampamentos acabaram mas conteúdos da web sobre a realidade surgiram. O icônico canal Mnet mudou sua logo e seu programa musical. O programa de rádio que o Shinhwa costumava participar como DJs agora possui mais DJs do que é possível contar nas duas mãos. Um ingresso de show que custava menos de 50.000 wons agora pode passar de 200.000 wons.
Enquanto a velocidade do mundo aumenta, o peso do tempo também. Então não “são apenas 20 anos”, mas “já são 20 anos”. E se há algo que não vai embora com o tempo, é a lembrança do “Primeiro”. Os primeiros recordes, os recordes que alguém alcançou primeiro e outros recordes que foram possíveis por causa disso, a fonte de poder para seguir em frente. As características que construíram o Shinhwa agora não se apagaram com o tempo e se tornaram a bíblia dos idols.

Eles nunca param: 13º álbum, nova dança e performance.
A razão pela qual a história do Shinhwa se destaca ainda mais é porque eles ligaram uns ao outros sem perder membros. A indústria atual conta com muitas mudanças de membros nos grupos, e é inacreditável ver um time que continua o mesmo após 20 anos. O Shinhwa até mesmo terminou os serviços militares e continua o mesmo grupo.
E então o Shinhwa conseguiu lançar seu 13º álbum, algo inédito na indústria idol. O grupo seguiu lançando álbuns completos mesmo com a maioria dos grupos lançando apenas singles ou mini álbuns. Sem contar o hiato do grupo, eles lançaram praticamente um álbum por ano. Além disso, a música título “Touch”, do 13º álbum “Unchanging-Touch” é a primeira música do gênero future bass na indústria musical coreana.

Eles vêm tentando fazer coisas novas enquanto mantêm a personalidade original. Bigodes, bronzeamentos, músculos, cabeças raspadas, chamados de “os 4 tabus do idol”, todos esses foram feitos. Eles são a origem do termo “beast idol”. Essas extraordinárias mudanças foram essenciais para a saída de um padrão para uma apresentação melhor.
A música “Wild Eyes” foi a primeira música a ter uma “dança com cadeiras” no cenário musical coreano. Adina hoje, grupos mais jovens continuam fazendo covers dessa música. A música título “This Love” do 11º álbum foi a primeira a apresentar dança vogue em um grupo idol. Para completar, o Shinhwa quebrará mais uma vez o seu próprio padrão reencenando sua “All Your Dreams”, que foi lançada em 2000, no próximo dia 26 de março.
O melhor nisso tudo é que não importa o esforço que o Shinhwa faça nos palcos, suas performances ficam cada vez melhores com o tempo. O Shinhwa foi o primeiro grupo idol a fazer um show inteiramente com banda ao vivo em 2003. O forte som da banda é agora um ponto crucial nas performances do Shinhwa.

Separados porém juntos: DJ, programa de variedades, comerciais
Atualmente, “Separados porém juntos” é algo comum entre idols. É até mesmo estranho se eles não fazem nada solo como um membro individual. Mas houve um tempo em que isso não era tão comum assim. No começo dos anos 2000, o Shinhwa estreou seu lado solo começando com Lee Minwoo que lançou seu primeiro álbum, depois Kim Dongwan, Shin Hyesung, Junjin, e Andy, nessa ordem. Por estarem sozinhos no palco, cada um pôde mostrar sua própria característica além da própria do grupo. Mais tarde, cada um dos membros fizeram shows solo, meet and greets, turnês, etc.
O mesmo serviu para os programas de variedades. Antes mesmo das expressões “Beagle idol”, ‘Ggaebangjung (bola de energia)’ serem inventads, o Shinhwa mostrou todo seu talento em programas como “Star watch”, “Long Live Love”, “Driven”, “Dong Go Dong Rak”, etc. os vídeos de entrevistas sempre foram populares, assim como os programas de entretenimento. O Shinhwa fez outro recorde ao criar seu próprio programa “Shinhwa Broadcast” na JTBC. O programa de Kim Dongwan, “Kim Dongwan’s Ten Ten Club”, foi o primeiro de rádio a ter um DJ idol.
A influência do Shinhwa se estendeu até mesmo aos comerciais. Em 2005, o grupo renovou outro contrato com uma marca de uniformes escolares, Ivy Club, após o primeiro contrato assinado em 2000. O Shinhwa também se tornou o primeiro grupo idol a serem modelos de terno com o comercial da marca Roygen em 2012. Eles também fizeram o comercial da Coca Cola pela primeira vez, e também foi a primeira vez da Coca Cola usando modelos humanos em seus comerciais, que duravam apenas 1 minuto.

O Shinhwa faz o Shinhwa: construindo sua própria agência e obtendo os direitos
Após o hiato por causa do serviço militar, o Shinhwa se esforçou para fazer com que todos os 6 membros voltassem novamente como um grupo. Eles formaram sua própria agência, a primeira para qualquer grupo idol. O representante é um dos membros e todos eles são acionistas. A Shinhwa Company é uma tentativa e uma nova maneira de mostrar que um grupo idol pode sobreviver por conta própria. Encabeçado por Eric e Lee Minwoo, ainda é a base para as atividades do grupo.
Mas não foi fácil conseguir tirar todos os membros de suas agências originais. O Shinhwa passou por uma longa batalha judicial determinados a ganharem de volta o nome “Shinhwa”. Como resultado da persistência, eles ganharam a causa e os direitos autorais foram transferidos no dia 29 de maio de 2015. No mesmo ano, em 11 de junho, o processo foi finalizado. É o primeiro caso onde um grupo idol possui todos os direitos autorais em seu próprio nome. Os fãs também comemoraram pelo fato de o grupo ter conseguido completa liberdade após 17 anos.
A história sobre os direitos autorais é atualmente bem reconhecida, por existirem mais e mais idols e grupos que querem fazer atividades individuais mas ainda possuem restrições por direitos autorais. O exemplo do Shinhwa mostra como é difícil para um grupo mostrar sua própria música apenas por si mesmos, e também o quão grande é a sinergia após passarem por tantas dificuldades juntos.

Os fãs fazem os “primeiros” do Shinhwa: Floresta do Shinhwa, grinalda de arroz e estrelas
Assim como o grupo, o fã-clube do Shinhwa, Shinhwa Changjo, também está escrevendo uma nova história com uma nova cultura de suporte aos seus ídolos. O fã clube do Shinhwa criou uma “Shinhwa Forest” para celebrar o décimo quinto aniversário do grupo. Localizada em Gangnam-gu em Seul, a floresta consiste de 1130 árvores e está prestes a solucionar o problema ambiental que a cidade de Seul tem em relação ao espaço verde.
A cultura de grinaldas de arroz (rice wreath), que agora é ago bem comum, começou também com os Shinhwa Changjo. A primeira grinalda de arroz surgiu com o show de Shin Hyesung, em 2007. Vários fãs de outros idols agora enviam grinaldas para concerts e produções de programa, pensando em fazer o bem.
Não começou comos fãs, mas o Shinhwa também ganhou uma estrela como presente pela primeira vez. Em 2005 a USC Korea, parceira oficial da USC America, deu uma estrela de presente ao Shinhwa para comemorar seu lançamento na Coreia. O nome da estrela é Shinwha. A estrela Shinhwa está entre a constelação de Áries, coincidindo com a data do debut do grupo, 24 de março. É uma das 2000 estrelas que podem ser vistas a olho nu da Terra e fica mais visível em novembro. A estrela também foi inspiração para o “Shinhwa star postage stamp”.

Fonte: Herald, via EricMun.tumblr
Tradução e adaptação para o português: Shinhwa BR

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s