Uncategorized

[OP-ED] Shinhwa e Shinhwa Changjo 2: “Não há tempo”… um 20º aniversário que é criado juntos

Não importa quanta confiança tenha sido construída entre o Shinhwa e Shinhwa Changjo, seria uma mentira dizer que eles nunca passaram por alguma crise. Houve muitos momentos nesses 19 anos onde eles tiveram que reavaliar o valor da relação de dependência mútua que tanto protegeram. Houve também vezes onde a crise foi causada por eles mesmos, e também muitas vezes causada pelo ambiente onde estavam.
Entre esses motivos de crise, o último foi o mais perigoso e difícil de aceitar. Quando Junjin se salvou de um acidente que quase custou sua vida, quando Andy não pôde fazer parte da produção e promoção do 4º álbum, quando eles não puderam usar o nome ‘Shinhwa’, Shinhwa e Shinhwa Changjo não se abalaram tanto com essas coisas. Na verdade, eles se apoiaram e criaram uma grande atmosfera de presença.
No entanto, pequenas coisas provocam ondas num oceano calmo. Assim como membros de uma família se ofendem gravemente por coisas insignificantes, o Shinhwa e as Shinhwa Changjo, tendo criado seu relacionamento de forma independente, experimentaram várias chateações nesses 19 anos.
Mas isso não foi culpa de ninguém. Um idol fornece um serviço e o fandom o consume. Por causa disso, emoções diferentes podem ser experimentadas. Para simplificar, provisão e consumação, porque eles estão destinados a estar em diferentes posições, entender e ter consideração um com o outro é fundamental para que o relacionamento continue.
Shinhwa e Shinhwa Changjo trabalharam sem parar para estreitar essa relação. Após o serviço militar, o Shinhwa lançava um novo álbum de estúdio todo ano e realizava shows, e cada álbum possuía um diferente gênero e conceito. Comentários insatisfeitos sobre os concerts eram imediatamente lançados no dia seguinte, e se eles eram criticados por terem a mesma setlist, o grupo imediatamente adicionava uma nova performance ou mudava o arranjo de uma das músicas.
Se as fãs queriam que o grupo aparecesse em diferentes programas de variedades, eles já o fizeram, e também tentaram estabelecer comunicação pelo V-live, uma mídia diferente das anteriores. Eles também alimentaram esperanças quando disseram frases como “Nós somos eternos”, “Queremos continuar até morrer.” Para não serem apenas “idol mais antigos” e deixar as fãs sentirem orgulho disso, eles mostraram uma paixão que pode ser comparada aos grupos mais jovens.

Quanto às fãs, elas também se adaptaram a métodos diferentes, como streaming em tempos estratégicos, compra de álbuns, e se esforçaram mandando mensagens de texto, tudo para que o Shinhwa pudesse vencer os programas musicais. Elas vão regularmente aos concerts e programas musicais, sacudindo seus fanlights. Elas ficaram silenciosamente ao lado do Shinhwa durante os tempos difíceis e os consolaram.
O futuro de um cantor não é criado apenas com a existência de um fandom, assim como o futuro de um cantor não se desenrola apenas pela simples existência do mesmo. Igualmente, para o Shinhwa e Shinhwa Changjo, é por terem trabalhado tanto que eles se tornaram os melhores em superar limitações no relacionamento entre grupo-fandom.
O Shinhwa não diz que seu tempo duradouro é por causa deles mesmos. Também não dá os créditos apenas às fãs. Esse é um resultado que pôde ser alcançado apenas pelo fato deles se apoiarem uns nos outros e enfrentar os tempos difíceis juntos. Para o Shinhwa existir até o fim, todos devem ter o mesmo objetivo.
Agora, a fórmula do “Shinhwa = grupo mais duradouro” é dada. Na verdade, cada ano que eles passam juntos reescreve a história da indústria musical. No entanto, quanto mais isso acontece, maior é a necessidade de lembrar que “não devem perder a preciosidade e ser enganados pela familiaridade.” Assim como o tempo que se passou até agora não foi fácil, eles também não chegaram até seu 19º aniversário sem fazer nada. Isso serve também para o 20º aniversário. Não há tempo dado de mão beijada.
No 13º álbum de estúdio, há a música “Like A Star”, a qual Minwoo escreveu pensando nas fãs, e diz: “Não há separação para nós, nós estivemos protegendo isso até agora/Todas as dificuldades e histórias para contar”, e “Estrelas no céu noturno/Eu brilho por sua causa/Mais do que qualquer outro”. Eles não podem esquecer “um do outro”. O futuro do Shinhwa é feito pelo Shinhwa e o amor das fãs.

Fonte: FNNews
Tradução para o inglês: malpabo.tumblr.com
Tradução e adaptação para o português: Shinhwa BR

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s