Uncategorized

[OP-ED] Shinhwa e Shinhwa Changjo 1: Nós somos inseparáveis, uma “relação de dependência mútua”

Para os idols, fandoms são algo de que eles não podem ser separados. Não estou falando sobre o forte laço entre eles. Para um idol existir, precisa haver um fandom, e o fandom precisa ser forte para que o idol continue existindo, e é essa a mudança que eu quero explicar.
Agora, não se trata mais sobre a existência do idol antes da criação do fandom. Aquela época onde o grupo idol se mantinha através do amor platônico dos fãs já acabou há muito tempo. Também já se foi o tempo em que os fãs aceitavam passivamente a decisão tomada por um grupo idol. Só de olhar para o presente, você pode ver fãs pedindo para que um determinado membro deixe um grupo, ou falando sobre deixar de apoiar certos membros.
Resumindo, agora é essencial a comunicação com o fandom, e a relação entre idol e fandom passou de um complemento onde ambas as partes se apoiam para uma relação mútua e dependente, onde um deve acompanhar o outro. No momento em que uma das partes se desestabiliza, o relacionamento fica instável.
O Shinhwa é um grupo que mostrou ao longo do tempo a mudança nesse relacionamento. Houve dois momentos importantes para que isso ocorresse: o fim do contrato do grupo com a SM Entertainment em 2003, e quando eles fundaram a Shinhwa Company após serem dispensados do serviço militar em 2011.
O Shinhwa viveu uma vida ocupada ao ponto de sermos capazes de dizer que eles nunca pararam de seguir em frente, e nem mesmo tiveram tempo de olhar para trás. Minwoo disse que o passado foi como um carro esportivo, e Dongwan o descreve como uma época caótica. Eles prosseguiram com calma mas não sabiam o que estavam fazendo, apenas sabiam que estavam trabalhando duro.
Na verdade, os integrantes só viraram o Shinhwa porque queriam ser cantores, e eles tiveram que evoluir rapidamente enquanto se apresentavam apaixonadamente durante um determinado período de tempo, baseado nos contratos individuais com sua agência. No passado, a comunicação entre o Shinhwa e Shinhwa Changjo não era algo que o grupo achava ter responsabilidade sobre, em vez disso era apenas uma coisa inevitável baseada no ambiente em que estavam.
No entanto, após o fim do contrato com a SM em 2003, no momento em que decidiram ficar juntos ao invés de se separarem, o relacionamento passivo se tornou completamente ativo. O Shinhwa escolheu um caminho tortuoso, para as Shinhwa Changjo que acreditavam neles e queriam que eles continuassem como um grupo, e também para eles mesmos. Em outras palavras, esse foi o início do processo de criação do relacionamento entre grupo e fandom que eles mesmos criaram.

Não é exagero dizer que o relacionamento entre o Shinhwa e Shinhwa Changjo mudou a partir daí. E pela mesma razão, o Shinhwa conseguiu superar a pausa de 4 anos de 2008 a 2012 quando os membros foram cumprir o serviço militar obrigatório. O grupo construiu sua própria identidade, e o fandom que acreditava e os apoiava criou uma imensa energia.

Em 2011, 1 ano antes de todos os membros terminarem de cumprir o serviço militar, o Shinhwa fundou a Shinhwa Company para mostrar uma identidade própria antes de iniciarem novamente suas promoções como um grupo completo. Esse foi um acontecimento que fez o forte desejo das ‘Shinhwa Changjo’ continuarem enquanto o ‘Shinhwa’ brilhava.

Durante o processo de continuar em frente, o Shinhwa se esforçou para conseguir de volta os direitos sobre a marca registrada pela Open World Entertainment, e isso solidificou a confiança entre o Shinhwa e Shinhwa Changjo. Eles estão conectados pelo ‘tempo em que Eric vestiu um terno e se encontrou com advogados’.

O que significa para alguém se vestir para se apresentar no palco e se apresentar no palco para vestir um terno e estudar a lei? Um desejo ardente de ter o nome ‘Shinhwa’ de volta, e a sinceridade em querer proteger as Shinhwa Changjo, como Shinhwa.

E isso levou o Shinhwa a serem os primeiros idols a conseguirem os plenos direitos sobre o registro do próprio nome. Depois de mais de 2 anos, o processo para conseguir o nome de volta terminou em 2015. E o dia em que isso ocorreu, 29 de maio, é agora chamado de “Shindependence Day” (Shinhwa + Independence Day). Assim como a Coreia se tornou independente do Japão, esse dia marcou de forma significativa a independência do Shinhwa.

E é por isso que a relação entre o Shinhwa e Shinhwa Changjo não pode ser vista apenas como algo passageiro. Eles passaram juntos por tempos difíceis, e tudo isso resultou em forte confiança.  Momentos de alegria e desespero, felicidade e tristeza, e uma eterna emoção que solidifica ainda mais esse relacionamento de dependência mútua.

 

Fonte: FNNews

Tradução para o inglês: malpabo.tumblr.com

Tradução e adaptação para o português: Shinhwa BR

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s