Uncategorized

[Kstar]Quais são os ‘pioneirismos’ do Shinhwa?

O grupo idol Shinhwa dá as boas vindas ao seu 19º aniversário. Debutando em 24 de março de 1998 com “The Resolver”, o Shinhwa lançou inúmeros sucessos, como “T.O.P”, “Wild Eyes”, “Brand New”, “Sniper”, “Touch” etc, que aumentaram a sua popularidade. Diferente dos outros grupos naquela época, o Shinhwa enfatizou sua masculinidade e sensualidade, criando assim sua própria personalidade. Dentro dessa indústria do entretenimento que passa por constantes mudanças, aqui estão os ‘pioneirismos’ do Shinhwa, que já dura 19 anos e são os idols mais antigos da Coreia.

  • Autônomos

O Shinhwa reiniciou suas atividades em 2012, após cumprirem o serviço militar obrigatório, e fundaram sua própria empresa, a “Shinhwa Company”. Eric e Lee Minwoo são os co-CEOs, enquanto os outros 4 integrantes são diretores. A Shinhwa Company existe apenas para as atividades do Shinhwa. Eles são o primeiro grupo idol a fundar a própria agência, e também sabe-se que o Shinhwa participa da produção dos seus álbuns e nas coreografias, acompanhando a produção do álbum do início ao fim.

  • Meu nome é meu – a luta pela marca registrada

O Shinhwa foram os primeiros idols a conseguirem os direitos da marca registrada para seu grupo. O Shinhwa assinou contrato com a Good Entertainment após o fim do contrato anterior com a SM Entertainment. Em 2013, eles iniciaram o processo de conseguir de volta sua marca registrada pela Open World Entertainment, que recebeu os direitos dos shows internacionais, bem como a marca registrada da SM. Durante o processo, para evitar o uso da marca, o Shinhwa mudou o nome de sua empresa para “ShinCom Entertainment”. O grupo nem ao menos pôde usar seu nome nas capas dos 11º e 12º álbuns, que foram lançados depois do início do processo. O processo durou 2 anos e, com mediação compulsória, finalmente terminou em 29 de maio de 2015, fazendo do Shinhwa o primeiro grupo idol a ter plenos direitos sobre seu próprio nome.

 

  • Separados, porém juntos

O Shinhwa foi o primeiro grupo a usar a estratégia ‘separados, porém juntos’ e conseguir sucesso. No passado, atividades solo separadas de atividades em grupo eram rejeitadas. No entanto, em 2003, Lee Minwoo do Shinhwa foi o primeiro a lançar seu álbum solo, e o grupo desde então fez sucesso atuando separadamente em filmes, dramas, musicais etc. Eric, durante uma aparição no programa “Win-Win” da KBS, explicou a razão para continuar promovendo com ogrupo, dizendo , “Nós nos unimos para nos tornarmos Shinhwa, e os fãs nos apoiam porque somos o Shinhwa. Seria injusto se dedicar à carreira solo apenas porque poderíamos ganhar mais dinheiro assim.” O sucesso do Shinhwa em carreiras solo provou a muitos outros grupos mais novos que é possível conciliar a carreira em grupo com carreira solo.

 

  • Idols que serviram ao exército

Para idols masculinos, o serviço militar é uma grande agonia. Porém, como o primeiro grupo idol a completar o serviço militar obrigatório, o Shinhwa mostrou que é possível manter a popularidade mesmo após cumprir a tarefa militar. Após o concert de 10º aniversário em 2008, o líder Eric foi o primeiro a se alistar, seguido por Kim Dongwan, Junjin, Andy e Lee Minwoo. Shin Hyesung foi dispensado do serviço militar por causa de uma lesão no joelho. Eles ficaram ausentes por 4 anos, mas provaram que ainda são populares no concert de comeback, o “The Return” no Olympics Gymnasium, o mesmo local onde fizeram o show antes do alistamento militar, e venderam mais de 20.000 ingressos.

 

  • O começo do Variety-dol

o Shinhwa também foi o primeiro grupo idol a ter um programa solo de variedades, que não fez parte de um programa de variedades ou era um reality show. Frequentemente visto como representante dos ‘variety-dols’, o Shinhwa saudou seus telespectadores com um diferente tipo de entretenimento através do programa da JTBC de 2012, o “Shinhwa Broadcast”. De MCs a aparições especiais, foi um programa comandado apenas pelo Shinhwa. Apesar de já ter passado mais de 2 anos desde seu fim, alguns cuts do programa ainda circulam entre netizens. O grupo apareceu recentemente no programa de variedades de produção própria, o “Shinhwa’s 18” no Naver V App, lançado no dia 24.

 

  • Bigode, bronzeamento, músculos, cabeça raspada! Adeus aos 4 tabus

Dos anos 90 até os recentes anos 2000, a imagem de grupos idol era misteriosa, bonita e legal. Para os idols, que deveriam ter um “rostinho bonito ” com um corpo esguio, “bigode”, “bronzeeamento” e “músculos” eram os 3 tabus que eles jamais poderiam usar. No entanto, o Shinhwa quebrou todos esses tabus sem pensar duas vezes. Eles misturaram charme com rostos pintados no seu segundo álbum, e malharam para criar músculos que seriam exibidos no terceiro álbum. Mais tarde, eles se bronzearam, tiveram bigodes, e até mesmo rasparam seus cabelos, não deixando outra opção para as fãs além de se conformarem.

 

  • Primeiros e últimos idols com “álbum de fotos nude”

Em 2001, o Shinhwa foi o primeiro grupo a lançar um photobook com fotos nus. O álbum foi produzido com o fotógrafo Kim Joongman. Como até hoje não existe outro photobook de fotos nudes de um grupo idol até hoje, 19 anos depois, pode-se dizer que foi uma atitude ousada. O assunto foi debatido no programa “Shinhwa Broadcast” e continuou sendo trazido à tona em outros programas. Shin Hyesung até mesmo falou sobre como ele se sentiu, dizendo “Sem preparativo algum, eu fui sequestrado e levado para o sudeste asiático.”

 

Shinhwa, eu te amo!”

Shinhwa! Obrigado por ter crescido tão bem, em alguns anos, o tempo que vivemos como Shinhwa se tornará em breve metade de nossas vidas. Até lá, e mesmo após isso, espero que você continue a ser o Shinhwa maneiro que você é agora. Eu amo você.” Numa parte do programa onde era possível deixar uma mensagem para si mesmo, foi isso que o líder Eric disse, mostrando sua grande afeição pelo grupo. Em uma época em que há tantos grupos dando disband por causa do fim de seus contratos, o Shinhwa é um exemplo.

Do risco de disband após o fracasso do primeiro álbum, a 19 anos depois onde o Shinhwa ainda existe e é um modelo a ser seguido por grupos mais novos. Eles calaram o preconceito de que a carreira de um idol dura apenas 4-5 anos, e em seu 20º ano em janeiro, eles lançaram seu 13º álbum e ganharam prêmios em programas musicais. Assim como seu nome, o grupo está escrevendo uma “lenda”, e vão realizar o show de décimo nono aniversário em 17 e 18 de junho, no Jamsil Auxiliary Stadium.

 

Fonte: KBS

Tradução para o inglês: malpabo.tumblr.com

Tradução e adaptação para o português: Shinhwa BR

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s