comeback · Entrevista · Shinhwa

[Entrevista]Shinhwa – ídolos ou artistas?

shinhwa02

O 13º álbum do Shinhwa demorou muito tempo antes de se concretizar. Eles prepararam o álbum com o objetivo de ser lançado na segunda metade de 2016, primeiramente com ‘She Said’ em outubro, e depois, 13 º álbum parte 1, e por fim, o álbum completo, tornando assim o seu retorno há muito esperado. Eles atraíram a atenção por lançar a parte 1, selecionando a  fansong “Orange” como a faixa-título, que mostrou um sentimento diferente de músicas anteriores.

“Parecia que o compositor daquela canção pensou em nos dar isso, e fez isso enquanto pensava nos fãs. Na verdade, não havia nada que eu gostasse nessa fansong. Realmente não parece certo tentar algo novo, e um bom tempo já passou (desde que eles lançaram um fansong). Mas a letra para “Orange” continuou sendo mudada, e como eu cantei, eu comecei a me sentir nostálgico e eu pensei que seria brega, mas me senti sofisticado. É uma música que saiu muito bem durante a gravação. Pensei que a mesma sensação seria transmitida aos fãs, então eu trabalhei nela e felizmente, e depois  “Orange” foi selecionado como faixa-título para a parte 1. “(Lee Minwoo)

O 13º álbum de Shinhwa inclui um total de 10 faixas, incluindo “Orange” e a faixa-título do álbum completo “Touch”. É cheio de canções onde você pode sentir as emoções , o carisma e a áura única do Shinhwa.

Entre as canções, o membro Lee Minwoo pessoalmente participou de 3 faixas, trazendo a tona as características únicas do Shinhwa. Ele participou da composição de letras de “Like A Star”,  “#Chocolat”, e “Tonight”.

“Para ‘Like A Star’, eu pensei nas estrelas do céu como os fãs, e então listei expressões que eram adequadas para isso. Foi o mais difícil, porque eu tentei ser honesto ao me expressar, e porque eu tinha que escrever as letras de acordo com a melodia, e levou cerca de 2 semanas. Normalmente, leva-me 3 dias. Além disso, uma razão pela qual eu estou mais ligado a ela é porque o compositor é meu colega de escola. Ele pensou em Shinhwa e escreveu algo adequado para Shinhwa. É a primeira vez que estamos colocando uma música de um amigo no álbum, então eu disse: “Vou tentar escrever as letras” e é assim que veio a ser. “#Chocolat” é uma canção de Kim Dohyun, que escreveu “Touch”. A melodia é realmente cativante, então eu usei expressões bruscas como “Por que você é tão bonita / Por que eu gosto tanto de você”. Embora seja uma letra dirigida a uma mulher, você pode ver o alvo como os fãs, eu acho que eu pensei em um concert ao escrevê-la. É uma música que expressa a doçura dos chocolates. ”

“‘Tonight’ foi uma canção que eu realmente gostei de compor e escrever . Há uma história por trás…  a noite antes de eu escrever a melodia, eu bebi muito. Eu escrevi a melodia para ‘Tonight’ quando eu ainda estava com ressaca, mas depois de escrever as letras eo arranjo foi feito, uma música que eu gostei foi criada. O ponto a destacar nesta canção é Andy cantando. Eu queria que os membros tentassem algo novo. Além disso, para a parte de trás, onde as emoções se acumulam, a parte de Dongwan é também um ponto a observar. No geral, é bastante musical e variada. ”

Lee Minwoo tem trabalhado muito em canções, mais do que o público sabe. Cada álbum tem canções onde ele participou. No 12 º álbum,  você encontra Lee Minwoo no comando de letras para 3 músicas, “Alright”, “Give It 2 Me” e “I’m In Love”. Não apenas isso, ao trabalhar no álbum de Shinhwa, Lee Minwoo supervisiona a produção do álbum inteiro. Em seu 9º álbum, a música de sua autoria, “Run” foi até selecionada como faixa-título. Então, ele não iria querer ter uma música de sua autoria como a faixa-título para este álbum também? Como músico, é um desejo compreensível, mas Lee Minwoo sacudiu a cabeça.

“Para ser honesto, eu tinha esperança para ‘Tonight’. Porque era algo novo também. Vai ser uma mentira se eu disser que eu não tinha pretensão… Embora eu seja o produtor, em vez de sentir que devo fazer algo mais para me mostrar, tenho que pensar que somos um grupo e temos de tomar  a direção em que um bom resultado pode ser alcançado. Quando eu era jovem, eu queria me expressar, mas depois de fazer isso por um longo tempo, as coisas simplesmente foram ajustadas nesse  caminho. “(Lee Minwoo)

“Deve ser embaraçoso dizer isso dele mesmo, mas ele realmente não é ganancioso (…) Embora ele ainda é ganancioso sobre ficar no centro no palco. Porque ele é bom nisso, então não é como se eu tivesse alguma infelicidade, mas gostaríamos de ver Jinnie dançando também, Jinnie não tem danças solitárias suficientes … (risos) “(Kim Dongwan)

“Mas eu estou bem?” (Junjin)

Lee Minwoo estava relutante em elogiar suas próprias canções e em vez disso, foram os membros que assumiram a liderança para falar sobre suas canções. Isso me fez pensar que parecia exatamente o trabalho em equipe de um grupo que estreou há 20 anos.

“Pessoalmente, entre os três vocalistas, Hyesung se destaca mais por vocais de balada. É por isso que ele é o vocal principal. Eu sinto que os vocais de Dongwan são encantadores e foi nisso que eu pensei  quando eu escrevi “Tonight”. É por isso que quando Dongwan pegou essas partes e tenta fazer a sua própria maneira, eu pensei que ele estava sendo atencioso comigo porque era uma música que eu fiz, quando na verdade era partes que normalmente ele passaria. “(Lee Minwoo)

“Eu não estava sendo atencioso, mas porque é a canção do Minwoo, então eu não poderia dizer que não posso fazer isso. Mesmo que eu pense que isso não está no meu alcance vocal ou isso não é algo que eu possa fazer, quando Minwoo olha para mim com aqueles olhos brilhantes e diz ‘Dongwan, você pode fazer isso … (risos) Dongwan).

“Quando Eric ou Minwoo estão no comando, pode ser difícil, mas há momentos em que há músicas que eles querem nos empurrar. Quando temos músicas como essa, pode ser difícil. Da minha parte eu acho que isso está bem, mas como  diretores, Minwoo ou Eric podem não pensar assim. Então teríamos que gravar novamente, e isso é quando o trabalho fica difícil. Há momentos em que não podemos terminar em um dia também. Mas quando isso acontece, não houve uma vez onde o resultado fosse ruim. ‘Tonight’ foi uma das canções que Minwoo nos empurrou. “(Shin Hyesung)

Quando o trabalho de um álbum do Shinhwa começa, Eric e Lee Minwoo são geralmente os mais ocupados. Eles trabalham na música, produzem e até mesmo dirigem os membros. Shinhwa já falou sobre os estilos de direção de Eric e Lee Minwoo através de várias entrevistas.

“Especialmente nos casos dos membros que cantam, porque têm experiência, é realmente difícil para os compositores ou diretores dirigi-los pessoalmente. Porque suas características existentes são muito fortes. Mas se os membros pensam: “Se a voz de Hyesung sair com essa sensação, ela combinará bem”, e mesmo que possa ser desconfortável, uma vez que ele tem que fazer algo novo, mas ainda assim ele tenta. E quando gravamos dessa maneira, o que conseguimos é sempre melhor do que o esperado. “(Eric)

“Como as pessoas dizem, você consegue extrair um pouco de suco, mesmo que esprema algo que pareça não ter mais nada. Alguns compositores podem achar difícil trabalhar conosco, então eles deixam as coisas como estão e pensam: “Shin Hyesung sempre fez isso, então, se é este o nível, tudo ficará bem.” Mas os membros sabem que podemos mais, então eles continuam ‘apertando’. E então algo diferente é alcançado. Essa é a vantagem de trabalhar com os membros. “(Shin Hyesung)

“Nós não apenas ouvimos nossas partes, nós escutamos a canção inteira. Se sentimos que algo está faltando depois de ouvir, nós dizemos… e exprememos (risos) “(Lee Minwoo)

“Realmente fizemos muitas mudanças. Houve casos em que refizemos a coisa toda algumas vezes. Obrigado a todos por trabalhar duro e por fazer bem. “(Shin Hyesung)

 

Fonte: HeraldCorp

Tradução ingles: malpabo.tumblr.com

Tradução português: ShinhwaBr

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s