Entrevista

[Entrevista] Compilação de entrevistas do Shinhwa pt 2

– Sobre “Touch”:
Minwoo: Eu conversei frequentemente com o compositor Kim Dohyun enquanto preparava o álbum. A primeira vez que ouvi ‘Touch’, eu achei que precisava dela logo de início. Eu realmente me esforcei para isso. eu disse para ele que o mataria se ele não nos desse a música. Eu disse isso porque somos amigos. O compositor Kim Dohyun passou por 4 arranjos até soar como o Shinhwa. Nós chamamos de future bass e é um gênero que de fato quebra o formato usual das músicas pop. Ela precisava de uma parte que acomodasse o Hyesung e depois que adicionamos, nós ficamos satisfeitos. Ai você acrescenta a letra que Kim Eana escreveu com afeição, e a música estava pronta. Nós começamos a preparar para nosso álbum em agosto passado, nós não trabalhamos só em uma música, nós recebemos mais de 1000 faixas demo. Os membros geralmente escutam a minha opinião, então eu toquei ‘Touch’ para o Eric e para o Hyesung e disse que eu queria tentar fazê-la, e foi assim que fizemos.
Dongwan: Minwoo tem um ótimo senso, então os membros tendem a acreditar no que ele recomenda.
Hyesung: Sempre que fazemos um novo álbum, ao invés de mostrar algo com a cara do Shinhwa, nós sempre tentamos mostrar algo diferente, e é por isso que temos muitas preocupações desta vez. Eu estava decido em ‘Super Power’ como a faixa título, mas quando eu ouvi a parte feita para mim em ‘Touch’ eu fui fisgado. Contanto que não mudasse todos os nossos planos, eu queria esta música como faixa título. Se conseguíssemos um conceito e coreografia corretos, nós conseguiríamos mostrar u lado diferente de nós mesmos. As pessoas se apaixonarão pelos charmes de ‘Touch’, não tem como sair disso.

– Sobre as mudanças musicais do Shinhwa:
Minwoo: Nós temos a tendência de escolher coisas novas. Esse também é o porque da escolha de ‘Touch’ como a faixa título. É interessante sempre mostrar coisas novas.
Eric: Eu acho que sempre fizemos isso após sair da SM. ‘Brand New’ foi a primeira música que recebemos depois de sair da SM e quando ouvimos pela primeira vez, todos, exceto o Dongwan, tiveram objeções.
Hyesung: As pessoas geralmente nos conectam com idols de longa duração e se continuarmos fazendo músicas como ‘Brand New’, é realmente mais fácil para nós. Mas acho que sempre tentamos mudar o nível de nossa música depois da SM.
Minwoo: Eu acho que nossa música é sempre inesperada. A estação do ano é importante quando escolhemos a música. Quando mostramos ‘She Said’ pela primeira vez no ‘Three Meals a Day’, eu fiquei feliz que ela foi lançada, e como um telespectador, me deu arrepios. Eu acho que é interessante apresentar músicas que são opostas ao que as pessoas esperam que façamos. Isso também me faz pensar que as características que o Shinhwa pode mostrar é bem variada.

– Comparando a indústria musical durante o debut e agora:
Minwoo: O treinamento agora começa numa idade ainda mais nova então eles debutam com uma idade bem menor também. Quando você olha para os rookies que debutam, eles são geralmente adolescentes.
Junjin: Voltando o tempo, a BoA foi a primeira.
Eric: Mesmo também tendo trainees no passado, isso era entre 5 ou 10. Agora, por conta do crescente status do K-pop e a divisão clara entre as 3 maiores agências, temos muitos trainees. Existem casos em que as pessoas treinam por 10 anos mas não são capazes de debutar. É verdade que existem muitas pessoas que querem se tornar celebridades e é um infortúnio que nem todas elas podem ter um suporte.
Hyesung: Eu acho que o mercado explodiu. é um pouco triste que quando cantores lançam álbuns e promovem em programas musicais, eles vão em poucas emissoras grandes e alguns canais a cabo em uma semana, é um padrão semelhante ao passado. Mas tem muitos cantores agora e mesmo assim cada emissora tem só um programa musical. É um infortúnio. Eu pensei que, no futuro, cada emissora teria entre 2 a 3 programas musicais, e que então teriam mais lugares para os cantores cantarem. Para aparecerem em programas de música, os cantores têm que cortar suas músicas por conta das limitações das emissoras. Eu espero que tenham novos programas onde cantores possam fazer suas performances em uma variedade de palcos.
Minwoo: A duração das promoções diminuíram bastante também. no passado, quando consideramos as promoções que seguiam os lançamentos, você podia promover por no mínimo 3 meses, mas agora você faz isso em apenas 2 a 3 semanas. Nós aceitamos isso e promovemos com base em quão rápido as coisas estão mudando. E isso faz com que seja ainda mais difícil de ser lembrado pelo público. É algo que muitos juniors precisam lutar contra.

– Segredo da longevidade:
Eric: É porque brigamos sempre. (risos)
Hyesung: Não levamos as coisas pessoalmente.
Andy: Nós brigamos sempre, mas sempre nos resolvemos do jeito certo.
Eric: Ter opiniões diferentes é inevitável. Quando você tem opiniões diferentes, você precisa ter um membro que é o arbitro. Cada membro tem seu afeto em relação ao time, então é importante ter um membro que possa dizer “Não faça isso”. Para nós, o arbitro é o Junjin.
Junjin: Eu acho que a arbitragem é sempre diferente. Eu não falo sobre alguém se não o conheço direito. Desde que eu era mais novo, por conta da minha image, muitas pessoas falaram sobre mim, mesmo não me conhecendo e eu odiava isso. Então eu percebi que não deveria fazer o mesmo com os outros. Eu acho que a arbitragem que alguém deve fazer e é como conseguimos chegar onde chegamos. Agora, ao invés de estar no topo de algo, se só seguirmos o fluxo e trabalharmos duro, naturalmente chegaremos no nosso aniversário de 20 anos e aos dias que estão chegando. Eu acho que todos os membros basicamente são bons arbitros.
Eric: Eu acho que como eu vejo os membros é diferente de quando éramos mais novos. No passado, como somos próximos e eu me sinto confortável com eles, existiram muitas vezes que eu os magooei sem saber. Momentos como estes, mesmo que você esteja brincando, é inevitável que eles se sintam chateados. Mas enquanto ficávamos mais velhos, eu comecei a perceber o que os deixava desconfortáveis, o que eles eram bons em fazer. Isso pode parecer nada, mas ser capaz de identificar o que todos querem investir mais no time, é também uma razão para trabalharmos duro pelo time.

– Membro que mudou:
Dongwan: Eu acho que o Minwoo mudou. Ele costumava ser tímido e quieto no passado, mas agora é como se ele fosse irmão de todas as pessoas da Coreia. Eu não sou próximo de nenhuma outra celebridade tirando os membros.
Minwoo: Mas eu gostaria de seguir o Dongwan por ai.
Dongwan: Claro, mas eu não diria que seria fácil, nos dias que descansamos eu prefiro escalar uma montanha à jogar golfe. Eu acho golfe entediante, e é possível que escalar montanhas seja entediante para eles.
Junjin: Existem membros que mudaram, e membros que não mudaram. Mas o que não mudou é nosso amor pelos fãs. Nosso amor pelos fãs sempre foi genuíno e imutável. É por isso que o título do álbum também é ‘Unchanging’(imutável).

Fonte: Várias
Tradução inglês: malpabo.tumblr.com
Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s