Dongwan · News

A razão pela qual a participação de Kim Dongwan no protesto à luz de velas chamou tanto a atenção

1

Diante do descontentamento da população sul coreana com o cenário político atual, até mesmo celebridades estão se manifestando sobre o assunto. Entre elas, está Kim Dongwan do grupo idol Shinhwa, cujas ações estão se destacando.

Em 12 de novembro, um grande protesto à luz de velas com cerca de 1 milhão de participantes ocorreu em Gwanghwamun, Seoul, exigindo a renúncia da presidente Park Geunhye. O número de participações no protesto excedeu o Beef Protest de 2008 nos EUA (cerca de 700 mil participantes), demonstrando a fúria do povo.

(outras celebridades mencionadas foram omitidas)

Nos dias 5 e 12 de novembro, Dongwan postou fotos e vídeos em seu Facebook em tempo real durante o protesto, deixando claro que estava ao lado da população. As fotos e vídeos foram postados sem comentários, o que provocou mais impacto. Foi um apoio implícito através de suas próprias ações.

E mais ainda porque Dongwan, sendo membro de um grupo idol ativo, está numa posição onde qualquer uma de suas ações pode causar controvérsia. Mesmo que seja a mesma coisa para todas as outras celebridades, estranhamente, as reações do público para com idols é muito mais rígida e crítica. E é por isso que Kim Dongwan, o único idol a participar do protesto, é diferente.

2

Dongwan também já declarou sua opinião publicamente sobre questões sociais, como a causa LGBT, os problemas sobre as mulheres japonesas de conforto durante a Segunda Guerra Mundial etc, e não é apenas uma breve preocupação, ele possui uma postura clara e opinião crítica.

E durante todo esse tempo, outras celebridades estiveram quietas sobre questões sociais. Porque, com os olhos do público sobre elas, podem causar um grande tumulto mesmo com apenas um simples comentário. E mesmo que elas revelem suas opiniões, poderiam ser rotuladas como “celebridades políticas” ou ser facilmente envolvidas em debates calorosos.

Portanto, pode ser dito que não é fácil para celebridades expressarem suas opiniões sobre questões problemáticas, não como uma celebridade em si, mas como cidadãos.

Mesmo que não seja uma questão política, celebridades podem influenciar positivamente caso se expressem ativamente em suas redes sociais, como por exemplo, a atitude de Lee Hyori ao juntar pessoas para ajudar cães abandonados através de suas contas sociais.

Kim Dongwan disse previamente no “Radio Star” da MBC, “Eu comecei a fazer doações porque vi alguém fazendo isso. Seria bom se o ato de doar fosse estendido. Eu fico envergonhado por tter meu nome mencionado publicamente aqui (Love Request), mas é bom.”

Inicialmente ele estava relutante em tornar suas doações conhecidas pelo público, mas percebeu a influência que poderia exercer. Kim Dongwan está ciente de seu status como celebridade e, por estar usando esse mesmo status para algo positivo é que sua participação no protesto contra a presidente sul coreana é ainda mais chamativa.

 

Fonte: EnterOnNews.com

Tradução inglês: malpabo

Tradução e adaptação para o português: Shinhwa BR

Anúncios

Um comentário em “A razão pela qual a participação de Kim Dongwan no protesto à luz de velas chamou tanto a atenção

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s