Dongwan · Entrevista

[Entrevista] Edição de Junho da Singles – O elevador de Kim Dongwan

Sem título

Kim Dongwan não tem medo da transformação. É o mesmo sobre mostrar abertamente sua vida privada. No prédio da vida onde cada andar é preenchido com diferentes personagens, ele aperta animado os botões e se move tranquilamente entre os andares.

Sem título 2

Quando você anda de elevador, você está cercado por uma variedade de pessoas. Você vê rostos conhecidos, e às vezes estranhos ficam perto de você. Às vezes alguém que fica parado na sua frente pode atiçar sua curiosidade. Há dias também em que você tem um grande elevador todo pra você. Nesses dias, você pode se apoiar confortavelmente nas paredes do elevador ou apenas arrumar suas roupas enquanto se olha no espelho. Kim Dongwan já andou em vários elevadores nesse 19º ano. Ele anda sozinho com frequência, mas na maioria das vezes anda junto dos outros cinco integrantes do Shinhwa. Recentemente, ele está num elevador com Choi Jaerim, Michael Lee, Jung Sangyoon etc. os atores que estão atuando no musical “Edgar Allan Poe” com ele.

“Eu consigo muita ajuda dos outros atores quando estou me preparando para uma obra. Em vez de esconder as áreas nas quais não possuo talento suficiente, eu mostro tudo o que tenho para então ouvir as opiniões deles. Eu saí pra beber com eles muitas vezes utilizando essa desculpa.” O processo de preparação de Kim Dongwan é tão longo que ele diz, “Eu demoro muito pra começar.” Ele lê o script, escuta as músicas enquanto se pergunta “Por quê?”. “Na escola, eu levei bronca dos meus professores porque fazia muitas perguntas.” Ele não para de fazer perguntas, enquanto não tiver resolvido todas as dúvidas sobre a produção, e que elas se insiram suavemente em sua atuação. Suas preocupações sobre “Edgar Allan Poe” só cessaram 3 semanas antes da primeira apresentação. Todos os outros atores haviam terminado de ensaiar suas falas, mas Dongwan havia acabado de começar.

Será que ele não estaria ansioso? “O começo é difícil, mas como eu me preparei com calma, o processo e o resultado costumam ser bons. Eu recebi muitos conselhos dos atores que vão contracenar comigo sobre canto, vocalização e atuação.” Talvez seja porque ele já está nesse ramo há quase 20 anos? Há um quê de tranquilidade na fala e expressão de Kim Dongwan. Como seu último trabalho num musical foi com “Hedwig” há um ano e meio atrás, é normal que ele esteja nervoso. Mas ele não demora a mostrar seus verdadeiros sentimentos. “Uma vez que todos os atores se reúnam para ensaiar, o sentimento de empolgação imediatamente se transforma em preocupação. Choi Jaerim nem olha para o roteiro durante os ensaios, mas eu não consigo tirar os olhos do meu. Eu sempre me sinto muito estressado quando os atores se reúnem. Ainda por cima, as músicas são complicadas.”

Sem título 3

Há mais de um ano, Kim Dongwan participa do “I Live Alone”, e mostrou seu lado diligente. Sua imagem de um homem física e mentalmente saudável não se encaixa com a do escritor americano Edgar Allan Poe, o qual ele interpretará. Famoso por obras como “The Black Cat”, “The Fall of the House of Usher” etc, o autor teve uma vida miserável, foi atormentado por distúrbios mentais e infelizmente morreu nas ruas, mesmo sendo um gênio. “Eu não consigo interpretar personagens que sejam parecidos comigo. Talvez a imagem construída através do “I Live Alone” seja apenas isso, uma imagem. Ele é um personagem difícil de entender, mas mesmo assim, Edgar Allan Poe é um personagem da vida real.” Kim Dongwan não cometeu o erro de apenas se focar na leitura das obras do autor para compreendê-lo melhor.

“Eu pensei em sua vida sofrida. Seja lá o que ele tenha experimentado, eu tento experimentar também, mesmo que seja apenas uma experiência parecida.” O cantor enfatiza a importância das experiências. É o mesmo que estar em um relacionamento, mas isso não significa que ele namora qualquer pessoa ou todas. “Depois de se estar em um relacionamento, você encontra novas virtudes daquela pessoa.” Kim Dongwan quer encontrar primeiro uma mulher com quem ele possa compartilhar seus hobbies. “Mesmo com seus amigos, você precisa ter interesses em comum para se encontrarem com frequência. Eu acho que se houver uma mulher com hobbies similares, eu posso viver com ela de forma divertida pelo resto da vida, como amigos.” O interesse mais recente de Dongwan é escalar montanhas. Ele voltou recentemente de uma visita a Annapurna, no Himalaia. Mesmo tendo sofrido por causa da altitude, ele ainda não consegue esquecer a vista. “Se nós gostamos de ir para as montanhas juntos, então um dia nos casaremos e teremos uma vida feliz com nossos filhos, não é mesmo?”

Mas Kim Dongwan parece estar muito ocupado para namorar. Ele não apenas possui atividades como solista, mas também com o Shinhwa, e atuações em doramas, musicais e filmes. E ele também desfruta de muitos hobbies. Após as apresentações de “Edgar Allan Poe”, ele participará de um evento de ciclismo no Canadá. “É um evento chamado ‘GranFondo’. Você anda de bicicleta em uma trilha nas montanhas por cerca de 140km. O meu objetivo é completar essa trilha.” Ele é tão ocupado, será que haverá tempo para um relacionamento? Dongwan respondeu com um sorriso, “Eu consigo me virar bem.” Após aparecer em “I Live Alone”, as pessoas veem Dongwan como um ‘homem jovem e íntegro’. Ele disse, “Esse é um erro tão grande que chega a ser incômodo. Eu já tenho 38 anos, como é possível que eu seja tão inocente? Hehehe.” É o mesmo para sua imagem diligente e séria mostrada na TV.

Sem título 4

“Eu não sou sério, apenas ocupado. Pessoas sérias trabalham duro do início ao fim. Como eu costumo começar devagar, eu sou lento. E é por isso que acabo ficando ocupado no fim, mas apenas parece que eu estou sendo sério. ” Ele não está sendo humilde. É sempre uma análise objetiva de si mesmo. “Ser capaz de continuar promovendo durante 18 anos, em vez de me esforçar, eu acho que foi mais por sorte. Solista, ator, etc, eu obtive sucesso em todos e fui capaz de ganhar muito. Isso também foi uma questão de sorte.” Mas sorte também não é uma habilidade? “Quando as pessoas assistem a um dorama, elas não pensam na produção como um todo. Elas se lembram de uma cena memorável, e julgam o ator baseado naquilo. Eu acho que possuo a habilidade de atuar bem naquela cena. Eu me absorvo naquilo sem perceber e viro outra pessoa. Eu também fico surpreso quando monitoro minha performance. Mas agora, eu não posso me apoiar em uma habilidade só, eu realmente preciso melhorar minhas competências.” Após ouvir as palavras de Kim Dongwan, a razão pela qual ele está solteiro até agora se torna clara. “Sim, eu apenas me preocupo comigo mesmo, e é por isso que não tenho tempo para relacionamentos. Eu deveria me preocupar mais sobre o amor.”

o Shinhwa teve seu concert de 18º aniversário em março. No 20º aniversário, ele terá 40 anos. “Pra ser sincero, há não muito tempo atrás eu ainda estava pensando se eu deveria me casar antes de completar 40 anos. Mas agora só faltam dois anos, e eu poderia acabar comentendo um erro se eu me apressasse. E eu não consigo pensar em outras coisas antes de entrar numa produção.” Mesmo assim, Kim Dongwan não para de pensar em como fazer o mundo melhor. Ele não tem medo de expressar sua opinião abertamente sobre assuntos que são socialmente sensíveis. Há pouco tempo atrás, ele postou um vídeo pedindo às pessoas para que se juntassem ao boicote de apoio às vitimas de um umidificador esterilizador.

Sem título 5

Ele não recusou o convite para atuar como o poeta Lee Yuksa, o que poderia resultar em problemas com suas atividades no Japão. Após o fim do dorama, ele continuou ajudando e apoiando as escravas sexuais sobreviventes da ocupação japonesa na Coreia de 1910 a 1945. “Não é difícil ficar com raiva quando você assiste ao noticiário. Às vezes eu penso se deveria me posicionar mais ativamente, mas quando penso nas atividades com o Shinhwa ou nos outros membros, fica difícil. Eu apoiarei aqueles que se esforçam para fazer do mundo um lugar melhor.”

Após falar com Kim Dongwan, não parece que sua imagem de homem sério e jovem seja apenas um mal entendido. Será que ele não possui um desejo pessoal? “Recentemente, eu estive pensando muito sobre ‘manter o status quo’. As pessoas sempre dizem que é muito difícil proteger algo. Eu não estou dizendo que estarei feliz com a realidade, eu apenas espero que tudo, do ator Kim Dongwan ao solista Kim Dongwan, e até mesmo o Shinhwa, possam continuar do jeito que estão.” O elevador não para em apenas um lugar. Ele se move de acordo com os botões pressionados pelos usuários.

O que Dongwan espera é que o elevador se mova tranquilamente por muito tempo e sem problemas. O elevador no qual ele está pode subir e também pode descer para um andar mais abaixo. Porque quando ele subir, significa que um dia ele terá que descer, pois é o destino do elevador. Kim Dongwan já está ciente disso, ele está apenas curioso em saber o que há abaixo, e o que haverá em suas mãos quando ele pressionar os botões da máquina novamente.

 

Fonte: Singles June

Tradução inglês: malpabo

Tradução português: Shinhwa BR

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s