Uncategorized

Como Shinhwa-BEG superaram a “má sorte dos 7 anos”, as “condições para durarem” são?

tumblr_inline_o5xo8ybUME1rb7x3v_500

Apenas duas semanas após a notícia de que Gong Minzy do girlgroup 2NE1 deixou o grupo, Jang Hyunseung do BEAST também deixou seu grupo. A semelhança entre os dois casos é que ambos estão no seu sétimo ano desde o debut na indústria musical em 2009. Isso não é uma coincidência. Existe uma razão pela qual os grupos enfrentam uma crise em seu sétimo ano.

Os grupos idol 2NE1, BEAST, MBLAQ, 4Minute, Secret, f(x), After School, T-ara e Rainbow debutaram em 2009. Para grupos que utilizam o modelo de contrato feito pela Fair Trade Comission, o sétimo ano é o ano em que o contrato chega ao fim. Entre esses grupos, há alguns que já sofreram com a saída de membros, e há rumores de discordância ou incerteza de renovação de contrato entre outros grupos. A fase da “má sorte dos 7 anos” se tornou um assunto geral e se refere aos sétimo ano desde o debut, quando os grupos renovam seus contratos com suas agências, acontecendo uma crise.

Entre os grupos idol, os representantes masculino e feminino “duradouros” que não tiveram alteração ou saída de membros são Shinhwa e Brown Eyed Girls. A solução para sair dessa maré de “má sorte dos 7 anos” e as ‘condições para durarem’ podem ser vistas nesses grupos. O Shinhwa debutou em março de 1998 e estre é o seu 18º ano. Brown Eyed Girls é um girlgroup raro que se promove há 10 anos, desde o debut em 2006.

 

Pré requisitos para um grupo duradouro = “Popularidade” + “Respeito entre os integrantes”

Para um grupo idol durar muito tempo, é necessário que ele tenha primeiramente uma popularidade consistente. Se não houver um “fandom”, a base da existência de um idol, o grupo não pode continuar. Além disso, comunicação entre os membros é essencial.

De acordo com “A”, um informante da indústria musical, “Quanto mais popular e antigo o grupo idol se torna, não apenas suas atividades em grupo aumentam mas também as atividades solo. E inevitavelmente, a falta de comunicação entre os membros pode levar a desentendimentos. É importante que eles falem de maneira honesta uns com os outros. E, pelo time e pelos fãs que os ama, eles precisam jogar fora todo o egoísmo de pensar apenas em seus ganhos e terem consideração. Até mesmo irmãos brigam, então não é possível que idols, que possuem personalidades fortes, não briguem. Eu sei que até mesmo os membros do Shinhwa tiveram pequenos desentendimentos uns com os outros no passado. É impossível que eles nunca tenham brigado, mesmo sendo integrantes do Shinhwa. Mas não há um membro que seja difícil de lidar, e é por haver um limite que eles devem manter que eles conseguiram chegar até aqui. Para as Brown Eyed Girls, em comparação com os outros grupos, a relação entre elas é excepcionalmente boa.”

Na verdade, mesmo entre os grupos idol mais famosos atualmente, há alguns entre eles cujos integrantes possuem desentendimentos, mesmo quando tomam cuidado para que não fique perceptível. Há vários integrantes que usam carros diferentes quando estão viajando. “A” falou, “Apesar de ser necessária a presença de um membro ou da agência para mediar, só é possível fazer mediação até certo ponto. Todos os integrantes devem estar cientes de que eles precisam ter consideração uns com os outros para que o relacionamento do grupo se mantenha amigável.”

 

“O grupo se mantém quando um precisa do outro”

O agente musical CEO B disse, “Se as diferenças de popularidade entre os integrantes é muito grande, é difícil de segurar o grupo. Se um membro começa a pensar  “Eu estou em desvantagem fazendo promoções em grupo”, será difícil renovar o contrato com o grupo inteiro.” Se um grupo possui muitos integrantes, as opiniões são divergentes e no sétimo ano, seus pensamentos individuais se tornam mais evidentes. Significa que o “objetivo geral” que eles precisam alcançar juntos se torna confuso.

No caso do Shinhwa, há um “precedente” distinto que ajudou a manter o grupo unido mesmo após o fim do contrato com a agência com a qual eles debutaram. Mesmo quando eles passaram 4 anos lutando pelos direitos do nome “Shinhwa”, os integrantes do grupo mostraram uma forte afeição pelo nome ‘Shinhwa’ e também continuaram promovendo usando o mesmo nome. Os membros do Shinhwa estão atualmente em agências diferentes e estão ativos em suas carreiras solo, mas juntos eles fundaram a Shinhwa Company, e priorizam suas atividades em grupo. “B” disse, “O Shinhwa não possui um membro que seja excepcionalmente popular e seu fandom é sólido, o que torna possível eles continuarem juntos. Os integrantes também estão cientes de que o ‘Shinhwa’ é o alicerce de suas existências individuais. Eles não podem evitar depender uns do outros, e por terem tal relacionamento, mesmo quando há brigas eles conseguem resolver o problema facilmente.”

(parte sobre as BEG omitida)

Um informante disse, “Apesar dos integrantes do Shinhwa pertencerem à agências diferentes, eles são capazes de promoverem em grupo e solo facilmente, e são um perfeito exemplo para os grupos idol mais novos. Na verdade, muitos integrantes de grupos famosos prometeram uns aos outros, ‘Mesmo que as agências dos integrantes após o término do contrato sejam diferentes, não vamos jogar fora a marca do grupo’.”

 

Fonte: SportsSeoul

Tradução inglês: malpabo

Tradução português: Shinhwa BR

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s