Entrevista · Hyesung

[Entrevista] Shin Hyesung, Introdução, Desenvolvimento, Virada e ‘Shinhwa Changjo’

01

Toda vez que Shin Hyesung terminava suas respostas às perguntas da entrevista, ele conversava com seus fãs (Shinhwa Changjo). Para sua resposta de “Talvez seja brega continuar dizendo ‘fãs, fãs’, mas é natural” você pode ver sua afeição para com Shinhwa Changjo. Não é um amor de cortesia por seus fãs. Shin Hyesung preparou tudo do seu álbum comemorativo de décimo aniversário como um presente aos fãs. Ele está recebendo o décimo oitavo aniversário do Shinhwa, e o décimo primeiro como um artista solo, e pela primeira vez, ele preparou uma música com dança solo, e planejou um show extendido. Isso pode parecer um desafio fácil para alguns, mas isso também parece ser uma decisão difícil. Esse é o tanto que Shin Hyesung queria mostrar sua gratidão para com seus fãs. Neste dia, um representante da agência, presente durante a entrevista até disse: “Hyesung foi o primeiro a falar sobre isso. Nós também ficamos surpresos”. Um homem que tenta algo novo apenas pelos fãs, este é Shin Hyesung. Por causa de todos os esforços e afeição presentes, por isso o Shinhwa se tornou um idol group que está fazendo história. Nos encontramos com ele, que lançou seu álbum comemorativo de décimo aniversário “Delight” no dia 12.

10. Em primeiro lugar, como você se sente depois de lançar seu primeiro álbum solo depois de tanto tempo?
Shin Hyesung: É um álbum esperado faz algum tempo e é um pouco diferente dos álbuns que lancei anteriormente, então eu estou ansioso e excitado. Estou com um mix de emoções agora.

10. É sua primeira vez dançando na sua musica de trabalho solo. O teaser para ela, ‘Roco Drama’, foi muito comentado.
Shin Hyesung: É a primeira vez que eu performo na TV com música e dança. Mesmo sendo um álbum comemorativo de décimo ano, na verdade meu décimo ano foi ano passado. Enquanto preparava o álbum ano passado, eu quis fazer com que fosse significativo, já que era o álbum do meu décimo aniversário. Enquanto pensava que tipo de álbum eu deveria lançar, eu percebi que o solista Shin Hyesung tinha uma imagem de cantor de baladas, e por isso eu lancei álbuns de rock moderno, rock suave quando eu estava nesses gêneros. Por ser o décimo aniversário, eu pensei que deveria voltar às raízes e fazer baladas mas se eu fizesse, deveria ser significativo, mas não era algo novo. Eu estava ambicioso. Enquanto procurava algo que fosse diferente, eu achei uma música para performance. Então a produção do álbum mudou completamente. Teria sido bom se eu lançasse o álbum no ano passado, durante o meu 10º aniversário, mas com a dança, eu precisava de tempo para a prática e a mudança para outros estilos também resultou no álbum a ser lançado em janeiro.

10. No Shinhwa, Lee Minwoo e Junjin são as pessoas que pensamos quando você menciona performance, o que os membros disseram?
Shin Hyesung: Se eu tivesse preparado um álbum normal, eu iria deixá-los ouvir ou a faixa demo ou o que foi gravado, e discutir com eles, mas para este álbum, embora não fosse “um segredo completo ‘, eu falei menos sobre isso. Talvez porque eu estava me sentindo tímido, ou porque eu queria fazer uma surpresa, pois eu estava fazendo algo novo, houve uma mistura de emoções. Quando o  teaser do MV foi lançado, Eric entrou em contato comigo. Pediu para que eu enviasse imediatamente o vídeo do ensaio. Eu enviei para ele e recebi uma mensagem de texto longo. Além de apontar cada movimento, ele deu conselhos para melhorar, e até mesmo assistência  inesperada. Olhe para esse cara ~ (risos) Ele deu conselhos como um líder. Junjin também entrou em contato, e mostrou o seu apoio, enquanto, brincava sobre a parte em que eu girava. Os outros membros também viram o teaser e deram conselhos e encorajamento.

10. Olhando para o vídeo da música, parece que você tentou atuar também.
Shin Hyesung: Não é atuação. Em vez de chamar de atuação … seria mais como um corte de imagem ..? Haha. Fazer expressões é atuação? Devo chamar de atuação… Desta vez, em vez de atuação, o foco principal é a performance. Se você ouvir ‘Roco Drama’, há um sentimento doce, isso vale para as letras também. Eu, naturalmente, pensei que o vídeo e a performance deviam transmitir esse sentimento também, mas pensei que poderia ser demasiado óbvio. Assim, a performance do vídeo e música têm uma função. Eu acho que seria mais interessante se eu desse as coisas uma agitação. Mas, mesmo assim, a diferença não poderia ser muito grande, de modo que é como ele foi feito.

02
10. Nós quase não o vemos dançando sozinho, como se sente quando você se vê dançando sozinho?
Shin Hyesung: É muito estranho para mim também. Você pode pensar ‘Como é que é difícil para um membro de um grupo de dança que está no ramo por 18 anos dançar sozinho?’, Mas minha área é o canto, e não a dança. O título do álbum é “Delight” e isso pode soar piegas, mas sempre que eu trabalho em um álbum, nos últimos 10 anos, sempre fiz a música que eu gosto e eu sou grato aos fãs que gostam de qualquer música ou imagem que eu retratar. Desta vez, ao invés do que eu gosto, eu me concentrei em fazer o que os fãs vão gostar. Seja o álbum, performance, vídeo, promoções de TV, e até mesmo o concert, eles foram todos preparados, tendo os fãs em mente. Pode ser estranho. Porque a imagem de solista Shin Hyesung é definitivamente uma imagem de balada, por isso me sinto estranho. Tantas pessoas que completamente não me conhece, ou os fãs, eu não espero que eles digam “Ele dança bem”, ou “Oh ~ ele é uma máquina de dança” quando olham para mim, mas eu quero dar a sensação que eu estou vestindo roupas que me convêm. Mesmo como cantor balada Shin Hyesung, uma performance é adequada também. Pensarei nela como um sucesso se eles falarem “Na verdade, ele é membro de um grupo de dança”. É assim que me sinto.

10. Vendo você performar com a cadeira nos lembra Shinhwa, por sua famosa dança com cadeiras.
Shin Hyesung: A dança com cadeiras é algo que você lembra quando pensa em Shinhwa e ‘Roco Drama’ tem isso em sua coreografia também. Em primeiro lugar, é o que chamamos de dança da flor. A letra diz ‘fazem lindas flores desabrocharem’ e há uma parte em que meus dedos fazem ttak-ttak-ttak. Além disso, se há algo especial, Shinhwa lançou consistentemente álbuns por 18 anos e continuou com os álbuns individuais, algo que muitas pessoas reconhecem, e nós mesmos também têm um certo orgulho disso. Eu sou grato que os mais jovens nos chamam de seus modelos por causa disso. O ponto da coreografia da dança com cadeiras na canção de Shinhwa ‘Alright’ é fundido em “Roco Drama.” Alguns passos da coreografia de ‘Wow Wow Wow’ de Junjin também está lá. É assim, eu incluí em minha peformance o significado do Shinhwa promover e lançar álbuns juntos como 6 membros, e se estende mesmo em nossos trabalhos solos. Eu acho que ele vai se tornar um elemento interessante. O Coreógrafo Choi Youngjun pensou que só o Shinhwa poderia fazer isso. Depois de ‘Roco Drama’ pode haver outros solos ou álbuns do Shinhwa e se na próxima performance, a dança da flor for incluída para formar um ligação, eu acho que vai ser interessante.

10. Qual foi parte da dança mais difícil de aprender?
Shin Hyesung: Todas as partes são difíceis. (Risos) Muitas pessoas perguntam sobre resistência, mas a resistência não é um problema. Shinhwa também tem concerts. Haha. Mas meus joelhos estão um pouco ruins. Eu operei meu joelho esquerdo e preciso operar o direito também, que é onde o ligeiro desconforto vem. A parte mais difícil da dança é a parte de Junjin em “Wow wow wow”, não é fácil de fazer uma onda ao girar seus ombros. Eu pratiquei bastante esse passo.

10. Eu acho que você não precisa praticar muito o canto (risos).
Shin Hyesung: Não! (Risos) ‘Roco Drama’ pode parecer calmo e quente, mas a forma como eu canto os versos é algo que eu nunca fiz antes. Mesmo para a letra, seja a pronuncia de palavras coreanas e inglesas ou cantando junto com a melodia, há definitivamente diferentes pontos. Esses são elementos interessantes também, se você ouvi-los. Na prévia, ouvir como cantei foi um pouco estranho para mim. Durante a primeira gravação, eu cantei com base em como eu me sentia, mas as letras brilhantes pareciam tristes. Após discussões, eu gravei a música três vezes até atingir o sentimento certo. Escutei novamente após a gravação, e ela não soou como algo que eu tenha cantado antes.

03
10. Você teve uma série de shows após suas promoções do álbum. É primeira vez que Shin Hyesung faz tantos concerts.
Shin Hyesung: Álbum, performance, promoções de TV e até mesmo o concert foram todos preparados pensando primeiramente nos fãs. Até agora, eu tive concerts que são variados e compostos por diferentes elementos, eu queria fazer o mesmo desta vez, mas depois pensei que eu deveria fazer algo mais diferente. Houve uma sugestão para fazê-lo em um pequeno teatro, que é acústico, transmite uma sensação calma e onde você pode se comunicar mais de perto com os fãs, eu queria fazer um show como esse. Embora este concert não seja pequeno, eu acho que pode cumprir plenamente esse conceito. Para que muitas pessoas fossem capazes de vir, eu fiz um pequeno número de shows, por isso decidimos que seria 8. Para aqueles que fazem shows frequentemente,  8 pode não ser um número grande, mas eu nunca tinha feito algo parecido com isto antes, por isso é um pequeno desafio.

10. Junjin e Kim Dongwan fizeram as suas promoções solo no ano passado, parece que atividades solo dos membros será uma fonte de força.
Shin Hyesung: É ótimo. No caso Junjin, foi um longo tempo desde que ele lançou um álbum solo, e foi satisfatório vê-lo trabalhar muito duro, como um lutador com um espírito de luta ardente. Dongwan também foi bem sucedido na criação da música que ele se identifica bem. Para mim, o 18º aniversário do Shinhwa sendo este ano, eu tenho a atitude de contribuir para fazer este ano o ano do Shinhwa também. Eu acho que vai ser significativo se, antes de todos estarmos juntos no concerto de março do Shinhwa, eu, sendo o último, ser capaz de encerrar minhas promoções do meu álbum solo bem assim.

10. Você disse que fez um álbum que os fãs vão gostar. Você costuma monitorar os fãs?
Shin Hyesung: Eu não verifico tudo, mas uma quantidade considerável.

.10. O que você acha que os fãs vão gostar mais nestas promoções?
Shin Hyesung: Eu acho que será a performance. Porque é também onde passei a maior parte trabalhando, e foi a parte mais difícil. Será ótimo se eles pensassem ‘Shin Hyesung trabalhou muito nos preparativos do álbum para nos trazer felicidade. “

10. Eric participou no álbum de Junjin e Andy participou no álbum de Kim Dongwan. Infelizmente, não há participação dos membros do Shinhwa no seu álbum.
Shin Hyesung: O último projeto que eu fiz como solista era “Once Again”. Foi um projeto de colaboração, onde eu refiz minha própria música e uma música era lançada uma vez por mês. Desde que é o meu primeiro álbum solo em um longo tempo, eu queria que ele fosse completamente preenchido com a minha voz. Há uma narração na faixa 5, ‘Pretty Girl’ e apesar de que é uma parte que poderia ter uma participação, é geralmente Eric ou Andy que fazem, eu pensei que seria um pouco mais interessante se eu fizesse isso. Eric disse: “Agora, seria bom se Minwoo colaborasse com Hyesung.” Recentemente, eu fui no show de Natal do Minwoo.

10. No seu ponto de vista, como foi esses 10 anos de trabalho solo?
Shin Hyesung: Olhando para trás, nos últimos 10 anos, o que eu queria fazer, os concertos que eu queria fazer, eu fiz tudo isso. Para ser capaz de lançar álbuns e fazer shows espera-se por um longo tempo, e eles não aconteceriam sem as pessoas que a ouvem. Apesar de não sentir como o tempo voa, eu acho que eu tenho feito a  música que me faz feliz por 10 anos. Eu percebo que mais uma vez e, em certa medida, que eu queria retribuir. Talvez possa parecer extravagante para mim sempre falar sobre os fãs, mas é natural. Estou grato por esses 10 anos.

04
10. Qual das músicas no álbum você se identifica?
Shin Hyesung: Eu prefiro as baladas. Eu queria dar um toque caloroso para as músicas que eu fiz. A capa do álbum foi preparada calorosamente também. Sob o objetivo de trabalhar duro com o que os fãs vão gostar, eu fiz músicas brilhantes, mas se todas as 5 músicas fossem agitadas, eu ficaria preocupado que poderia ficar chato e assim ‘End’ foi feita para se ajustar com a atmosfera de inverno frio. Eu acho que essa música é o que muitas pessoas acham que é agradável para mim? Mas isso não significa que as outras músicas não são do meu agrado.

10. Parece que você vai estar participando em programas de variedades também.
Shin Hyesung: Como solista, mesmo lançando um álbum, eu não faço muitas aparições em programas, meu foco principal é no álbum e no concert. Para este álbum, eu não estou fazendo o que eu gosto, eu estou fazendo o que os outros vão gostar. Desta vez, tenho a intenção de aparecer nos programas. Eu fiz ‘I Can See Your Voice 2’ , ‘Same Bed, Different Dreams ‘, e no futuro, pretendo continuar aparecendo em programas que os fãs vão gostar. Quanto aos shows, tenho a intenção de estendê-los o maior tempo possível.

10. Houve, talvez, algum acontecimento que resultou nas mudanças da sua forma de pensar?
Shin Hyesung: É estranho, porque eu estou fazendo coisas que eu no geral não faço, não é? Haha. Realmente não é nada pessoal, eu queria de verdade mostrar minha gratidão por esses 10 anos. Há mais trabalho a ser feito, mas surpreendentemente os staffs estão trabalhando energicamente.

10. Ser capaz de fazer uma performance solo… isso deve ser estressante.
Shin Hyesung: Eu só tenho praticado. Não será perfeito, certamente há erros. Pode ser um pouco agradável tentar mostrar algo novo, mas não ouvi as pessoas dizendo: “Ele deveria ter feito uma balada. Por que ele fez isso? “, após a primeira transmissão. Por causa disso, há algumas partes onde eu sou ainda mais cuidadoso. Você pode se perguntar o que é tão difícil, tenho sido de grupo de dança há 18 anos, e como eu disse, o canto é minha principal habilidade. Desta vez, o meu objetivo não é ser reconhecido por minhas habilidades de dança, mas ouvir que eu preparei bem é adequado. É por isso que eu definitivamente não posso cometer erros.

10. Parece que você vai continuar a desafiar-se musicalmente, você não tem o desejo de fazer rap? (risos)
Shin Hyesung: Nem um pouco. Meu rap é apenas nos programas de variedades! Rap é difícil. Não é como se eu nunca tivesse tentado isso antes, mas não era para ser levado a sério por minhas habilidades de rap, em vez disso, foi mais por diversão. Eu não iria ser xingado se eu tentasse fazer rap? Para uma performance, eu só preciso unir o que é adequado para mim.

10. Existe alguma coisa que você acha que os fãs pode gostar, mas você não pode fazer?
Shin Hyesung: Hum … Bem…? Atuar? Eu acho que eu poderia tentar atuar antes de morrer. Eu nunca esperava fazer uma dança solo também. Eu acho que não há nada que eu não possa fazer. (Risos) Eu recebo ofertas para musicais, mas eu não acho que eu posso fazer isso de qualquer jeito, então eu estou sempre muito cauteloso. A estilista tem uma foto minha vestido com uma camisa rosa, e ela, brincando, disse, “Levei 10 anos para fazer Hyesung oppa vestir rosa.” O que é que eu absolutamente odeio? Afinal de contas, eu já tentei tudo, quando não se torna um incômodo. haha

05
10. A tendência hoje em dia é de atuar e cantar, mas Shin Hyesung persiste como cantor.
Shin Hyesung: A coisa mais importante é a minha mentalidade de que eu posso fazer o melhor quando canto. Quer se trate de atuar ou qualquer outra coisa, eu não posso simplesmente experimentar. E se eu estou tentando algo simplesmente porque eu quero fazer, eu não acho que é direito fazer algo sem saber. Eu mesmo tenho que estar preparado e pensar que eu deveria tentar, mas a partir de agora, não tenho nem a confiança nem a preparação. Se eu vou tentar fazer algo que não sei, eu acho que é melhor não fazer. Olhando do ponto de vista dos fãs, que poderia ter sido bom tentar atuar, mas eu também sou grato que me apoiaram durante 10 anos, quando eu disse,’ Eu só vou cantar “.

10. Você faz transmissões ao vivo no V app frequentemente certo?
Shin Hyesung: Como Junjin faz as transmissões tão confortavelmente … Haha. Estou gradualmente me acostumando com isso. Pessoalmente, eu não uso redes sociais, de modo que tento mostrar um pouco da minha vida privada através do V app, eu acho que o torna um bom conteúdo. Mesmo sendo estranho, é parte do meu caráter. Eu tenho sido consistentemente tímido por 18 anos. Haha. Quer se trate de transmissões ou programas de variedades, os fãs podem gostar dele quando estou acompanhado ou sozinho, mas eu ainda me sinto estranho. Foi muito estranho para mim em ‘I Can See Your Voice 2’, bem, mas me saí bem. Mesmo assim sou grato. Eu não posso dizer que eu sou bom em programas de variedade ….

10. Tem algum objetivo ou resultado que você espera atingir com este álbum?
Shin Hyesung: Eu só estou atento a permanecer como no meu primeiro estágio. Meu maior objetivo será ser reconhecido como “Foi bom porque ele se preparou bem”. Isso não parece fácil.

10. Ouvir as suas respostas hoje, parece que Shin Hyesung é um perfeccionista também?
Shin Hyesung: Eu sou muito cauteloso?

10. Este álbum será o presente perfeito para os fãs.
Shin Hyesung: Eu tentei ser meticuloso. Apesar de não ser um álbum onde ambos estarão 100% satisfeitos, espero que saibam que eu tentei. Eu tenho sido um solista por 10 anos, e faço parte do Shinhwa por 18 anos, mas ser capaz de preparar e mostrar algo novo é, em si, algo que eu sou grato. Eu tenho feito isso por muito tempo, mas se estou a definir uma meta ou um sonho futuro, eu gostaria de continuar a fazer isso de forma consistente, assim como agora. Pode haver momentos em que eu posso fazer algo novo novamente, ainda há muita coisa que eu posso fazer e que eu gostaria de continuar fazendo por um longo tempo. Há muita coisa acontecendo este ano. Este ano é o ano de realizações. Espero que ele seja o ano do Shinhwa, ano de Shin Hyesung, e o ano de Shinhwa Changjo.

 

Fonte: 10Asia

Tradução inglês: malpabo

Tradução português: Shinhwa Br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s