Uncategorized

Menção ao Shinhwa em entrevista do coreógrafo Choi Youngjun

O coreógrafo do Music Painters ⑨ Choi Youngjun escreve a lenda junto ao Shinhwa

[Foto e conteúdo omitidos]

A primeira vez que o coreógrafo Choi Youngjun começou a ficar conhecido foi durante as promoções de ‘Sniper’ do Shinhwa. A música-título do 12° álbum, ‘Sniper’, lançada em 2015, teve uma performance feita para cada membro e se juntou a sinergia do estilo de rap e vocais do grupo. Do assobio no começo ao rap de Eric no final, todos os momentos da história contada na performance encantou os expectadores como se fosse um filme. Foi uma performance que verdadeiramente motrou a atração das características de cada membro. O homem por trás da performance era Choi Youngjun, diretor de performances da Live Works Company.

O coreógrafo começou a trabalhar co o Shinhwa em 2013 em ‘This Love’ e desde então continuou seus laços com o grupo, trabalhando no álbum solo de 10° aniversário de Lee Minwoo, no álbum solo de Jun Jin ‘Real’ e no álbum mais recente de Shin Hyesung. Ele também dirigiu a performance de grandes rookies como Seventeen e Up10Tion. Ambos os grupos ganharam atenção pela história e força das coreografias. Isso mostra quão talentoso este coreógrafo é.

Choi Youngjun concentra-se em contar histórias através de seu trabalho e em ajustar a performance ao artista. Ele usa uma abordagem que expressa a mensagem da música pela dança em conjunto, e tenta achar performances que se encaixem mais ao cantor do que à música. Seu estilo se encontrou ao Shinhwa para realmente brilhar, e graças à eles, ele agora está se preparando para dar mais um passo à frente com o projeto ‘Boys 24’.

[Omitido]

10. Atualmente você está acompanhando o Shin Hyesung em suas promoções de ‘Roco Drama’. Muitos ficaram surpresos por ele, que é conhecido como um cantor de baladas, performar no palco. Como ele tomou tal decisão?

Choi: A ideia surgiu numa reunião casual. O hyung perguntou: “Hey, Youngjun, o que você pensaria se eu disesse que eu queria dançar desta vez?”. Eu não achei que ele falava sério, só pensei que ele queria dançar ou algo do tipo. Eu nunca sonhei que nós de fato promoveríamos com dança. No começo eu fiquei preocupado em como eu deveria fazer isso, mas fiz meu melhor para achar um estilo que se encaixasse no hyung.

10. O que você achou quando ouviu pela primeira vez ‘Roco Drama’?
Choi:  Era como duas coisas distintas, como se fosse preto e branco. A melodia em si era bastante melancólica, mas a letra era romântica, doce. Tentei expressar isso na coreografia.

10. A dança da flor usando os dedos foi particularmente impressionante.
Choi: Toda a coreografia para Drama Roco é focada nos pontos fortes de Hyesung hyung. Hyung não é muito conhecido por ser bom dançarino, então eu tentei enfatizar seus pontos fortes, tanto quanto possível. Ele tem pernas longas e mãos muito bonitas. Eu pensei que funcionaria se eu enfatizasse suas mãos com uma sensação calma. A letra falava de flores e feitiços, então eu tentei fazer isso como se estivesse lançando um feitiço e funcionou.

10. Parece que Shin Hyesung trabalhou bastante neste álbum.
Choi: No começo eu estava preocupado se eu seria capaz de fazer isso, mas eu marcava a coreografia, e Hye Sung hyung começou a trabalhar. Hyesung hyung praticou muito e ele é  focado também. Eu fui capaz de exigir mais, porque eu podia sentir que ele queria fazer o melhor.

10. A coreografia de Roco Drama contém referências da dança com as cadeiras de ‘Alright’ do Shinhwa e uma parte de ‘ Wow Wow Wow ‘de JunJin. No que você pensou ao juntar referências das duas coreografias?
Choi: Shinhwa está ativo não apenas como um grupo, mas também como solistas. Há muitos grupos de ídolos que fazem isso hoje em dia, mas Shinhwa não têm sub grupos; eles têm mais promoções solos. Eu queria fazer algo diferente para o Shinhwa em comparação com outros ídolos. Os fãs realmente gostaram da dança da cadeira de ‘Alright‘, especialmente a parte onde Hyesung hyung dança sozinho. Eu queria fazer Roco Dramacomo uma sequencia da parte da dança de Shin Hyesung em ‘Alright‘. Em seguida, coincidentemente, Hyesung hyung faz um monte de movimentos com os dedos quando Jin hyung também tinha uma dança com dedos na sua música. Eu queria fazer isso simbólico. Eu meio que pensei que eu gostaria de fazer uma dança com dedos única para cada membro. Eu acredito que os fãs sabem o que eu quis passar com essas performances.

[Foto Omitida]

10. Como você conheceu o Shinhwa?
Choi: Minwoo hyung parecia realmente gostar de mim depois de ‘This Love’. Eu acho que ele gostou do meu estilo e coreografia. Então eu trabalhei com Minwoo Hyung no ‘Dancing 9′ e eu fiz o meu melhor. Ele felizmente continuou a trabalhar comigo, me dando Taxi’ de seu álbum solo para fazer a coreografia. Eu acho que a partir daí começamos a construir esta confiança.

10. Eu apenas posso imaginar como você se sente em trabalhar com Shinhwa.
Choi: Eu era um fã de Shinhwa também; Dancei um monte de músicas do Shinhwa. Eu me espelhava neles. Eu sempre fazia o papel de Lee Minwoo ou Jun Jin (Risos). Eu me senti nervoso tentando ensiná-los depois que eu os conheci. No começo eu estava assustado. Para ser honesto, eu ainda estou um pouco surpreso. Eu fiquei mais acostumado a isso, mas, por vezes, pensamentos como “Eu não posso acreditar que estou coreografando canções para o Shinhwa”, que é uma grande honra. É por isso que eu quero fazer o meu melhor, e é por isso que eu ainda os venero.

10. Como você se sentiu quando Shinhwa fez o primeiro contato com você?
Choi: Eu não podia acreditar. A equipe que está se apresentando há 17 anos; é seguro dizer que eles fizeram praticamente tudo. É realmente difícil encontrar algo novo para fazer. Minwoo hyung e Jin hyung também, provavelmente, assiste a um monte de vídeos de dança e estudam muito, mas eu tenho que fazer mais do que eles fazem, a fim de que eles confiem em mim. Estava pressionado.

10. Você deve ter começado a estudar ainda mais depois que você começou a trabalhar com Shinhwa.
Choi: Eu investiguei muito pois eu precisava de um conceito fixo. Há muitos grupos lá fora, que simplesmente colocam movimentos extravagantes nas danças. Eu queria que Shinhwa tivesse uma identidade mais definida.
.

10. Há algum momento em que você sente que está próximo do Shinhwa?
Choi: Quando eles confiam em mim. Quando eu envio um vídeo de minha nova coreografia eles me dão feedback, mas não basta dizer se é bom ou não; eles me respeitam, e em vez de me criticar eles dizem que seria ainda melhor se eu mudasse isso ou aquilo. Eles me ajudam a fazer a coreografia e isso é a parte boa.

10. A coreografia de ‘Sniper’ foi excepcional. De onde você tirou a inspiração?
Choi: Do filme ‘The Con Artists’. Nesse filme, um grupo de pessoas com habilidades individuais se unem para resolver um caso. Eu senti como se ‘Sniper’ fosse uma forma mais abrangente, então eu queria dar a todos uma característica. Eu tentei fazer a abertura com o assobio e dar a sensação de como se mestres de artes marciais estivessem deslizando em torno de bosques de bambu. Dongwan hyung foi realmente concebido para ser um psicopata na sua parte. Eu tentei escrever uma história própria. Minwoo hyung faz entrada em território inimigo maliciosamente como um gato, e Hyesung hyung é o atirador. Andy hyung é um prisioneiro. Minwoo hyung o salva da prisão. Jin hyung é o capataz. Ele ataca violentamente. Eric hyung era o chefe. Eu queria fazer da música uma história sem palavras, para que não fosse apenas legal e sofisticados, mas também significativo e emocional. Eu queria fazer uma performance como um filme, e fazer as pessoas se sentirem da mesma maneira que elas se sentem como quando assistem a um filme e comentam ‘Já faz duas horas?

10. Você deu a cada membro do Shinhwa seus próprios personagens de ‘Sniper’; como eles são na vida real?
Choi: Dongwan hyung é sempre brilhante. Ele nunca fica irritado, e você se sente bem quando você está ao seu redor. Quando eu não era tão próximo dos outros hyungs, Dongwan hyung foi o que mais conversou comigo. Ele sempre sorri quando fala, e ele me dá um monte de coisas também. (Risos)

Hyesung hyung é o perfeccionista. Ele evita revelar qualquer coisa que ele está fazendo se isso não for perfeito. No início, para ser honesto, eu não achava que Hyesung hyung iria puxar ‘Sniper’ tão bem. A dança na parte refrão é bem difícil, então eu estava preocupado se Hyesung hyung como vocalista principal seria capaz de fazer isso, mas ele era o melhor. Ele tem ótima forma. Ele não gosta de mostrar como ele se esforça. Ele trabalha em suas habilidades sozinho.

Andy hyung age fofinho em torno dos hyungs. Ele está sempre ligado a eles como um coala. (Risos) Muitos pensam Jin hyung é o energizador de Shinhwa, mas acho que Andy hyung é o verdadeiro energizador.

Jun Jin hyung é muito engraçado. Não há outra maneira de explicar como ele é. Cada momento é como um show de variedades; ele ainda se sente estranho quando não estamos rindo por causa dele por cinco minutos. Ele sempre faz piadas quando os outros estão sérios, e ele é muito entusiasmado com a dança.

Eric hyung é como um verdadeiro líder. Os outros falam muito durante a prática, mas Eric hyung não. Ele apenas espera até que tudo esteja pronto, e então ele entra em cena e resolve os problemas mais difíceis que não tinham sido resolvidos até então. Ele põe tudo em ordem, e os outros hyungs ouvem quando Eric hyung fala.

Quanto a Minwoo Hyung, para ele, “1 + 1” não é apenas ‘2’, mas ‘5’. Eu posso apenas dar-lhe um quadro e ele vai construir qualquer coisa com ele. Ele é fantástico. Ele é realmente talentoso. Eu tenho pesquisado e analisado dança por um longo tempo, mas eu sempre tenho algo a aprender com minhas conversas com Minwoo hyung. Ele é um gênio. Dançarinos como ele me fazem sentir pequeno perto dele. (Risos) Eu aprendo muito com ele.

10. Choi Young Jun é diferente antes do Shinhwa e depois do Shinhwa.
Choi: A maneira de compor a minha coreografia mudou. Antes, quando eu trabalhava com outros grupos, a preocupação era com o que fosse agradável de ver. Desde que comecei a trabalhar com Shinhwa, no entanto, comecei a concentrar-me na construção do caráter de cada membro. Eu trabalho com Seventeen e Up10Tion também, e eu fui capaz de trabalhar melhor com eles, graças ao meu trabalho com Shinhwa. Seventeen é especialmente bom.

[Omitido]

10. De onde você tira sua inspiração?
Choi: Digamos, por exemplo, eu estou tentando coreografar uma canção para Hyesung hyung. Então eu tento fingir que eu sou Hyesung. Eu tento encontrar qualquer coisa que eu puder sobre ele para descobrir seus pontos fortes e personalidade. Então a minha prioridade como coreografo é se a dança vai se encaixar com o estilo do Hyesung. Minha segunda prioridade é se ele se encaixa com a música, e o terceiro é ver a diferença entre a forma como ele vai olhar nos olhos dos fãs e os olhos do público. Os fãs gostam quando Hyesung hyung parece sexy ou doce. O público quer algo novo. É difícil colocar tudo isso junto. Eu penso sempre que antes de começar a coreografar eu irei passar pelo menos duas semanas fazendo pesquisa e ouvindo a música.

[Foto e conteúdo omitido]

10. Como você começou sua carreira como coreógrafo?
Choi: Durante o dia eu fazia shows e à noite eu trabalhava como DJ ao vivo. Eu acho que eu estava atrasado em começar minha carreira como coreógrafo porque eu tinha apenas um dançarino por dia. Eu não conheço muitas pessoas. Não importa o quão duro eu trabalhava, ninguém me notava.Até que conheci Minwoo . Ele me ajudou a mostrar a todos a pesquisa que eu havia feito por meio Shinhwa, através de seus álbuns solo. Agora estou muito ocupado, mas eu sei o que é passar fome, por isso é bom perder algumas horas de sono durante a noite.

[Omitido]

10. Você já se sentiu vontade de dançar sua própria dança em um palco?
Choi: Eu costumava querer fazer isso quando eu era mais jovem, mas não mais. Estou mais feliz quando estou dançando ao lado de Hyesung em sua apresentação e ele parece melhor porque eu estou lá. Eu me sinto tímido quando eu sou o único que está brilhando. Meu trabalho é apoiar Hyesung para que ele brilhe mais. É a alegria do ator coadjuvante. Eu nunca sonhei em me tornar um cantor. Eu só gostava de dançar. Sempre que eu assistia TV, eu nunca observava o cantor; Eu sempre focava nos bailarinos. Ficava imaginando quem dirigiu a performance, e quando soube que as performances não são feitas pelo cantor, mas pelos dançarinos, eu defini a minha visão sobre o que é se tornar um coreógrafo.

[Foto e conteúdo omitido]

10. Poderia dizer algo para Shinhwa e também dizer-nos os seus planos para o futuro?
Choi: Obrigado por me tornar alguém realizado dando-me uma chance. Graças a isso, tenho feito o melhor em outros trabalhos também. Para ser honesto, pode ser um pouco inquietante para um coreógrafo, um especialista nesta área estar dizendo algo como isso, mas trabalhando como DJ ao vivo também me ajudou a chegar onde estou agora. Eu sou um retardatário, mas vou tentar não ser facilmente esquecido.

Fonte: 10 Asia

Tradução português: Shinhwa Br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s