News · Shinhwa

O significado da “Guerra Laranja”

 

Uma controvérsia inoportuna está crescendo. Há uma guerra entre o grupo Shinhwa e fãs do iKON sobre a cor laranja”.

A polêmica começou quando a lightstick oficial dos fãs do iKON foi escolhida, com a cor laranja. O instrumento de apoio do iKON é uma Konbat com uma cor associada ao laranja”, uma cor que simboliza o Shinhwa. Quando a lightstick foi divulgada, a polêmica começou em várias contas do SNS  sobre a cor laranja”. Não apenas os fãs, mas Eric do Shinhwa e Kim Dongwan também declararam sua posição, dizendo: Por favor, respeite o que temos protegido por um longo tempo.”

Um grupo não pode ter a posse total sobre uma cor simplesmente porque essa cor está ligado ao seu fandom. Mas há uma razão importante para isso. Porque a cor pode tornar-se um “símbolorepresentante de um cantor e seu fandom.

Especialmente para o Shinhwa, que continua promovendo desde 1998 até agora, e constantemente lançam novas canções, realizam shows, e são um grupo sênior, que se tornou um modelo para muitos grupos novatos. O caso da cor representativa de um grupo que parou de promover ou teve seu fim é diferente do caso do Shinhwa. No próximo ano, Shinhwa completa  18 anos, e se a sua cor representativa é confundida com um outro grupo, então é óbvio que se tornaria um problema. Por exemplo, se o fandom do iKON adota uma lightstick de cor laranja”, a cor que representa o Shinhwa, poderiam ser confundidos com o fandom do Shinhwa, e vice-versa. A cor representante de um grupo e seu fandom é a forma mais básica para apoiar esse grupo em eventos oficiais ou não oficiais.

Membros do Shinhwa, pessoalmente, têm se esforçado para “proteger a cor laranja”, apenas para seu fã clube Shinhwa Changjo“. É em grande parte devido aos fãs que Shinhwa pôde ficar no topo por 18 anos e continuam recebendo amor. Obviamente, do ponto de vista do Shinhwa, seu fandom é mais precioso do que qualquer um. Não se trata apenas de um fã clube que deseja proteger a “cor laranja“, mas proteger o Shinhwa também.

Como a “guerra pela cor laranja“, continua, as pessoas que não conhecem bem a cultura de fãs se perguntam: “Por que eles estão brigando por cores?No entanto, para um grupo e seu fandom, sua “cor representativa” é o mais importante, e tem de ser protegida. Agora, a indústria da música pop não pode ignorar o fandom”, e se eles são consumidores tão influentes, então, a “cultura” também deve ser respeitada. Até mesmo a Wikipedia afirma que a “cor laranja” está “em uso pelo grupo sul-coreano de dança composto de 6 membros, Shinhwa, como sua cor oficial.

Mais recentemente, Kim Dongwan disse, em seu próprio SNS, “Nós não desejamos ser admirados. Nós apenas esperamos que as poucas coisas que temos protegido no nosso longo período de atividades possam ser respeitadas. E isso é Shinhwa e Shinhwa Changjo, e as luzes laranjas que vemos quando estamos no palco. O respeito para conosco, vai voltar para vocês e os heróis que você ama no palco. Não há nenhum outro grupo na história que tem tido um relacionamento com seu fã clube como Shinhwa e Shinhwa Changjo tem. Eles estão dizendo, que eles querem proteger a cor laranja. Se muitos grupos novatos dizem que querem ser um grupo de longa duração como Shinhwa, então a nossa cor também deve ser respeitada.

Fonte: Asiatoday
Tradução inglês: Malpabo
Tradução português: Shinhwa Br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s