News · Shinhwa

[Editorial] “Shinhwasan” por 17 anos e contando

※ Artigo de 25 de março

Esperando pelo show do Shinhwa não estão só as fãs antigas com suas capas de chuva laranja da primeira geração do Shinhwa Changjo; fãs jovens em seus uniformes de escola também esperam ao seu lado. As fãs mais velhas se sentem orgulhosas quando vêem fãs mais jovens achando este grupo de 17 anos uma opção atrativa. Shinhwa tem uma longa história. Debutou junto com H.O.T e god (1998), ganharam o Daesang quando o TVXQ estava surgindo como um grande idol (2004) e ganharam contra o EXO na votação online do MAMA (2013).

Shinhwa recentemente fez seu retorno depois de um ano e nove meses desde o último. O tempo mais feliz e ocupado da minha vida começou de novo com o comeback do Shinhwa. Todo dia, eu acordo esperando ver algo novo sobre os oppas. Eu programo meu dia alegremente enquanto penso em assistir novos vídeos doa oppas se apresentando assim que acabam, e me sinto energizada com os music shows que eu assisto pessoalmente mesmo com minha agenda lotada. Então as vezes fico sentimental. Obrigada por voltarem mais uma vez esse ano… Eu nunca achei que sentiria esse tipo de felicidade quando me tornei fã do Shinhwa há 17 anos atrás.

Shinhwa conseguiu ficar juntos mesmo depois que o contrato com sua primeira agência SM acabou. Isso foi em um tempo em que os grupos se separavam quando os contratos acabavam. Os membros responderam aos rumores sobre sua separação com humor. Então eles ganharam o Daesang com seu 7° álbum.

image

As más notícias começaram a chegar então. Os oppas fizeram seu comeback com o seu 8° álbum em junho de 2006, mas suas promoções pareceram afundar. Eles apareceram por mais ou menos um mês nos music shows, e o período de suas promoções na Coreia totalizou apenas dois meses no ano que o álbum foi lançado. O restante do tempo foi dedicado para promoções no exterior. Os oppas então começaram a assinar com suas agências individuais. Eles abriram uma nova era de ‘juntos mas separados’ entre os grupos idols e as coisas deram certo, mas nos dois anos seguintes à sua ‘ separação’, o Shinhwa sofreu com muitos rumores de que o grupo acabaria. A hora do alistamento veio também. Pediram para os fãs esperarem, e elas começaram a sentir ansiosas se o Shinhwa voltaria novamente. Alguns artigos continuaram a falar que o Shinhwa acabaria por causa dos processos a respeito de seu nome, e a agência do Shinhwa continuava a vir a público para desmentir.

Os membros do Shinhwa desmentiram os rumores e tentaram fazer as fãs acreditarem. Shinhwa continuou dizendo as Shinhwa Changjo que todos os membros estavam dedicados a manter o grupo vivo, e o Shinhwa provou isso retornando com seu 9° álbum e o show de 10° aniversário (2008). Entretanto o Shinhwa logo entrou em hiato com os membros entrando no exército, as fãs mal podiam esperar nos quatro anos que eles se foram, acreditando na promessa dos membros de que cumpririam sua promessa.

Não consigo descrever o quão emocional fiquei quando os oppas voltaram quatro anos depois com o 10° álbum. É cloro que é verdade que os cantores têm força por causa do amor dos fãs, mas havia pouco que as fãs podiam fazer quando o Shinhwa foi atingido pelos rumores de separação ou quando os oppas pareciam estar passando por um tempo difícil. As fãs podiam apenas dizer umas para as outras para não ouvirem os outros, e ouvirem somente o que os oppas diziam para elas. Muitas fãs se magoaram pelo pouco que podiam fazer; a realização de que não podiam fazer nada pelos oppas. Eles, entretanto, fizeram um grande retorno fundando sua própria empresa, a ‘Shincom Entertainment (antes Shinhwa Company)’.

▲ Performances que brilham independente do título de ‘maior grupo idol’

O lançamento online do 12° álbum aconteceu no mesmo dia da gravação do primeiro music show. Então eu assisti o Shinhwa performar na pré gravação antes que pudesse ouvir as suas músicas, e novamente me apaixonei por eles. As coreografias que passavam por seus dedos mostravam o grande esforço dos oppas em suas promoções. Suas performances poderosas mostraram que os oppas estavam fazendo seu melhor para ir além do título de ‘maior grupo idol’. É difícil para uma fã mais velha como eu cantar junto com a batida das músicas no 12° álbum, mas cada música alimenta meu orgulho como fã. Fico agradecida que o Shinhwa ainda está aqui ao invés de desaparecer no passado, e se eu pudesse, eu gostaria de voltar 17 anos no tempo para me parabenizar por ter escolhido este grupo.

Os oppas ainda não têm o direito legal de usar seu próprio nome (eles não podem usar o nome ‘Shinhwa’ nos álbuns). Eu acredito que os oppas estão lutando para ter de volta não apenas o direito legal de seu nome. Eles lutam por algo a mais. As fãs têm que se manter esperançosas. Eu ainda não sei de qual ajuda meu apoio pode ser, mas os oppas dizem que temos sido uma ajuda, então continuarei dando meu apoio ao Shinhwa. Eu espero que possamos ficar juntos para todo o sempre.

Fonte: Sisa In

Tradução Inglês: Shinhwastuff

Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s