Review · Shinhwa

[Reportagem Especial] Uma olhada nos 17 anos de história do Shinhwa, um recorde de 6206 dias

[Special Report] A Look at Shinhwa′s 17 Year History, A Record of 6206 Days

A industria do entretenimento está cheia de cantores idols.

É uma selva, onde tudo que importa é a sobrevivência e no meio do campo de batalha está um grupo idol que sobreviveu pelos últimos 17 anos. Um grupo de 6 membros, este grupo é o Shinhwa (Eric, Kim Dong Wan, Shin Hye Sung, Lee Min Woo, Jun Jin, Andy).

Em fevereiro Shinhwa lançou seu novo álbum, WE, voltando aos palcos depois de um ano e nove meses. Através da sua música de divulgação, Sniper, Shinhwa conquistou os programas musicais dos três principais canais, inclusive os a cabo. Apesar de muitos momentos de crise, como esse grupo conseguiu continuar no topo depois de 17 anos sem nenhuma troca de integrante?

[Special Report] A Look at Shinhwa′s 17 Year History, A Record of 6206 Days

▶ O nascimento do Shinhwa – ‘O começo foi fraco’

Shinhwa: Nós escreveremos um novo shinhwa (lenda) da música, uma nova geração e um novo século.

Shinhwa debutou em 24 de marco de 1998 com seu primeiro álbum, The Solver NO Show Music Tank da KMTV. Mas na época, H.O.T e Sechs Kies tinham uma forte influência no mercado de grupos idols masculinos, mantendo o Shinhwa escondido nas sombras. O auge Shinhwa começou em 1999 com o lançamento da musica de divulgação do seu segundo álbum, T.O.P. Com uma amostra de uma música clássica, o Lago dos Cisnes, ficou em primeiro lugar nos rankings musicais.

▶Fandom – ′Shinhwa e Shinhwa Changjo′

Quando você pensa em Shinhwa, você não pode deixar de fora seu fã clube, Shinhwa Changjo. Estabelecido em 1998, Shinhwa Changjo ficou do lado do Shinhwa nos últimos 17 anos. A imagem de fãs excitados e apaixonadamente balançando seus balões laranja e lightsticks não é uma visão não conhecida.

Shinhwa Changjo não é só sobre amar o Shinhwa. Como o primeiro fã clube a usar a doação do Dreamy (guirlandas e serviços de provisões), Shinhwa Changjo não economizou no apoio, até mesmo plantando uma floresta Shinhwa no distrito de Gangnam para o aniversário de 15 anos do grupo. Os membros do shinhwa também mostraram sua afeição aos fãs pelas mídias sociais com interações legais e honestas e até lançaram a música Memomy para os fãs.

[Special Report] A Look at Shinhwa′s 17 Year History, A Record of 6206 Days

▶Caçando troféus por 17 anos

Ativos de 1998 a 2015, o Shinhwa lançou 12 álbuns completos, e 7 mini álbuns. Através de suas promoções por todo esse tempo, o grupo pegou um total de 55 troféus em vários programas de música nos canais regulares e a cabo. (Nota das ADMs: esta matéria foi lançada antes da última semana de promoções de ‘Sniper”, então este número pode aumentar)

KBS Music Bank : 10
SBS Inkigayo : 21
MBC Music Core : 12
Mnet M COUNTDOWN : 9
MBC Music Show Champion : 3

▶Os pontos da crise e os Anos Dourados

-Anos Dourados

① Junho de 1999: Primeira vitória em programas de música com o 2º álbum T.O.P

Depois de terem uma promoção fraca com o primeiro álbum, o Shinhwa ganhou pela primeira vez com T.O.P do segundo álbum. A partir deste ponto, eles se tornaram conhecidos como um grupo idol com movimentos de dança limpos. Mesmo com uma venda de 90.000 cópias para o primeiro álbum, o grupo vendeu aproximadamente 380.000 cópias com T.O.P, surgindo como um grupo idol top.

② Novembro de 2004: SBS Gayo Awards Daesang com Brand New

Para os grupos idol, o que significa as premiações?
Durante 1990-2000, foi a era dos solistas. Seo Taiji, Kim Gun Mo, Lim Chang Jung, Jo Sung Mo, Song Dae Kwan, Tae Jin Ah entre outros varriam todas as premiações dos três principais canais.

Era muito raro para um grupo idol receber um daesang. Por isso o Shinhwa ganhar o 2014 SBS Gayo Awards foi uma avaliação sigificativa. Até este ponto, o único grupo idol masculino a receber daesangs foram o H.O.T e o g.o.d.

Vendendo mais de 340.000 cópias, o Shinhwa atingiu o topo com Brand New. O grupo quebrou a tag de ‘grupo idol’ e recebeu muito amor se aproximando do público através de dramas, programas de variedade e mais.

③ Maio de 2013: Maior número de troféus desde o debut com This Love

Durante 2009-2012, o Shinhwa passou por períodos obscuros. Na época, haviam muitos repórteres dizendo que o Shinhwa ‘passavam por um período de separação real’. Com os membros indo para o exército ou focando em suas carreiras solo, os rumores de separação ficaram fortes. Eles se reagruparam em 2012 com muito esforço, mas a falta de resultados com Venus na época fez com que o grupo avaliasse de maneira fria, dizendo que ‘seria difícil continuar’.

Entretanto em 2013, o Shinhwa apareceu novamente.
Com This Love, eles varreram os programas musicais, incluindo os três canais regulares, M COUNTDOWN, e Show Champion, levando para casa um total de oito troféus.

Foi o amior número de troféus que o grupo recebeu desde o debut.

[Special Report] A Look at Shinhwa′s 17 Year History, A Record of 6206 Days

– Crises

① Junho de 2001: Ausência de Andy

Para o Shinhwa, um grupo conhecido por seus laços fortes entre si, poderia haver algo mais chocante que a ausência de um membro? Tendo estudado no Korea Kent Foreign School, Andy teve dificuldade por sua educação não ser reconhecida na época. Sua admissão na Hankuk University of Foriegn Studies foi cancelada, trazendo batalhas judiciais. Por conta disso e outros problemas, Andy não pode participar do quarto álbum e das promoções para Hey Come On.

② Maio de 2003: Deixando a SM

SM Entertainment era o local onde o Shinhwa nasceu e o local que protegia o grupo dos tufões do lado de fora. Entretanto, durante a renovação do contrato, opiniões se chocaram e as estradas se separaram. Com a separação com sentimentos negativos ainda no ar, levou-os a brigas com a SM, deixando os fãs tristes.

Mesmo assim, depois de mudar para a Good Entertainment, os membros começaram uma nova estratégia de ‘juntos, porém separados’, encontrando um novo ponto alto. Enquanto mantinham o grupo, os membros individualmente se aventuraram na atuação, programas de variedade, produção musical, musicais, atividades solo e performances, ganhando muita popularidade.

③ 2009-2013: ‘Separação real? Os quatro anos de escuridão’

Em 2008, depois do show de 10º aniversário, o grupo enfrentou seu maior obstáculo, g.o.d, assim como outros grupos idols que promoveram com o Shinhwa, tinham todos se separado, e com a ida dos membros para o exército um após o outro, o shinhwa teve seu maior período de hiato. Com Eric, especialmente, surgindo no mundo da atuação, as pessoas começaram a especular que o Shinhwa havia ‘realmente se separado’.

▶ 17 anos de Shinhwa, o recorde especial que eles fizeram

Primeiro grupo idol da Coreia a fazer show de aniversário de 10 anos.

Primeiro cantor coreano a cantar uma música coreana nos canais regulares do Japão.

Todos os singles de 11 álbuns oficiais, lançadas de 1999 à 2015, ganharam o primeiro lugar em programas de música.

Shinhwa Broadcast – primeiro grupo idol a rodar um reality de si mesmo por mais de um ano.

[Special Report] A Look at Shinhwa′s 17 Year History, A Record of 6206 Days

Pensamento dos fãs: “Não houve nenhuma mudança de membros ou saídas”, “Eles manteram sua promessa com os fãs (de fazer show todo ano depois de voltarem do exército)”, “Eles continuam a se desafiar (primeiro grupo a tentar a dança Vogue na Coreia e muito mais).”

Pensamentos da Shincom Entertainment: “A responsabilidade sobre a marca nomeada ‘Shinhwa'”, “Respeito para a carreira individual de cada membro.”

Pnesamentos do Shinhwa: “Não ficar no passado, competir com idols de hoje com habilidades e performances que não deixam a desejar.”

Fonte: Mwave

Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s