News · Shinhwa

[Op-Ed] ‘17° ano’ do Shinhwa, o significado de seu ‘all-kill’ nos programas de música dos canais a cabo e públicos

O Shinhwa, grupo de longa data que estreou há 17 anos, fez uma limpeza nos troféus de Music Shows, com o seu 12º álbum e a canção título “Sniper”, em apresentações em redes de TV a cabo e em canais públicos. Ao longo do tempo, e com o seu fandom robusto, as vitórias nos Music Shows podem não parecer mais nada para o Shinhwa, mas é digno de nota que, desde o lançamento do seu primeiro álbum, que possui a canção de debut “Resolver”, todas as músicas promovidas pelo grupo ganharam em Music Shows.

Com ‘Sniper’, o grupo ganhou o  “Show! Champion” do canal MBC Music no dia 11,  no programa “Mcountdown” da Mnet no dia 12, o “Music Bank”, da KBS 2TV, no dia 13, o “Show! Music Core” da MBC no dia 14 e o “Inkigayo” da SBS no dia 15. o Shinhwa sempre agradece primeiro ao seu fã-clube, Shinhwa Changjo, mostrando a gratidão do grupo pelos 17 anos passados juntos.

Lançado na indústria musical como um cometa através da música “Resolver”, em 24 de Março de 1998, o Shinhwa não conseguiu receber muita atenção do público com seu álbum de estréia, mas, à partir do 2º álbum ‘T.O.P’ até o lançamento de ‘Sniper’, o grupo nunca deixou escapar uma vitória.

Pode-se examinar a indústria musical dos anos 90 até agora olhando apenas para o Shinhwa. Tendo sua estreia em 1998, eles promoveram com o grupo HOT, que marcou uma nova era na indústria da música. Em 2004, ano que promoveu com o Dongbang Shinki, o grupo varreu o grande prêmio (Daesang)  na cerimonia do Music Award com o 7º álbum, que possuí a faixa-título ‘Brand New’. Em 2008, quando o Shinee recebeu o Newcomer Award, o Shinhwa recebeu  na mesma cerimonia o principal prêmio (Bonsang). E, em 2013, enquanto o EXO se promovia com ‘Beauty and the Beast’, o grupo ganhou os music shows com ‘This Love’.

Os membros do Shinhwa sempre ficam mais felizes quando perguntam “Por favor, nos explique o título da canção do novo álbum” durante as entrevistas do que quando são questionados sobre o segredo para a longevidade. Isso representa que o grupo quer viver no presente, invés de reviver o passado.

Mesmo que vários outros grupos surjam anualmente, o Shinhwa construiu por conta própria a sua imagem única, mas não possuem medo de tentar algo novo. Por exemplo: a faixa-título do 11º álbum – ‘This Love’ – foi inovadora com a adição da dança Voguing, feito pela primeira vez na Coreia. Poderia ter sido facilmente um fracasso, já que era uma coreografia totalmente fora de sincronia com os padrões coreanos, mas foi adicionada com uma sofisticação que só o Shinhwa poderia trazer, causando um grande efeito cascata. Com ‘This Love’ o grupo recebeu o seu maior número de troféus – 8 – desde o seu 2º álbum “Yo!”.

O grupo diz humildemente: “Nós conseguimos o que queríamos. Não temos qualquer desejo em ganhar o 1º lugar”, mas a vitória do Shinhwa contém uma gama de significados. O grupo espera ser visto como forte competidor dos grupos mais novos, em vez de ficarem orgulhosos por ser um “Grupo de longa duração”. Mas a continuidade do Shinhwa é muito significativa.

O Shinhwa deixa nostalgia para aqueles que se lembram dos anos 90, dá esperança para os novos grupos que veem o Shinhwa mudar e se encaixar na indústria mutante da música e, para aqueles que acompanham o grupo da década de 90 até agora, o Shinhwa lhes passa o passado e o presente simultaneamente.

Fonte: Asia Today
Tradução inglês: malpabo.tumblr.com
Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s