News · Shinhwa

[Op-Ed] Shinhwa ainda se move para frente como um cometa

“A dignidade de um idol até o fim, limpos, brilhantes e com confiança.” Essa era a legenda usada para descrever o Shinhwa no SBS [Good Sunday – Running Man]. Isso foi logo após eles serem mergulhados em água por falharem em ganhar um jogo go ‘Running Man’. Mas eles gritaram “Nós somos o Shinhwa!” depois de cair na água. Recentemente, no comeback stage de seu novo álbum no Mnet [Mcountdown], como idols atuais, eles gravaram um vídeo engraçado. A paródia de um CF para maquiagem “limpo, brilhante e com confiança” não poderia ser a condição da dignidade de um idol. Mas há algo que é verdade. Shinhwa é idol “até o final”.

No SBS [Healing Camp], o líder Eric disse que depois de receberem o Daesang uma vez, ele perdeu um grande gol. Os ídolos que debutaram na mesma época que eles falam no passado. Mas, tirando isso, o Shinhwa ainda trabalha duro para ser amado como idols. Ao menos para o comeback, eles trabalharam para criar uma linha tênue, e no [Healing Camp] Eric disse: “Eu proibi os membros de se casarem.” Claro que isso é uma brincadeira. Mas mesmo agora, eles ainda estão preocupados com o que os fãs querem, e trabalham duro para satisfazer estes desejos.

O resultado da atitude para continuar recebendo amor como um idol atual é mostrado no palco. Na performance da nova música ‘Alright’, Andy anda em cadeiras alinhadas pelos dançarinos. Em ‘Sniper’ quando os membros ficam na lateral, Junjin faz sua própria coreografia com os dançarinos. Em outro lado, quando Eric está fazendo o rap em “Sniper”, todos se agacham e dançam, para fazer Eric aparecer. Mesmo que eles deem ênfase no personagem de cada um durante suas partes, eles se tornam parte da imagem principal durante as outras partes. Claro que o Shinhwa sempre foi assim. Em ‘This Love’, o single do álbum anterior, eles dançaram como um grupo também. Só isso, ao invés de movimentos poderosos, como no passado, eles focaram nos detalhes dos movimentos através da dança vogue, e enfatizaram no sentimento de unidade do time, mantendo um formação fixa, ao invés de fazer movimentos complicados. Você pode dizer que eles acrescentaram dignidade à performance básica dos grupos idols, e eles ganharam diversas vezes nos programas de música. Entretanto, o Shinhwa não parou ali. Eles fizeram movimentos muito mais complicados em ‘Alright’ e ‘Sniper’, e deram o holofote para cada membro através de vários métodos. O mais importante em um grupo idol é a ênfase no senso de unidade comoum time que expõe o personagem de cada membro. 17 anos, em seus 12 álbuns, mesmo no passado, eles teimosamente cavaram sobre que tipo de performance um idol devia ter.

(Vídeo da performance de ‘Alright’ omitida)

O uso de cadeiras pelo Shinhwa na performance de “Alright” mostra a sua determinação. A cadeira foi um item usado em “Wild Eyes”, que foi escolhida como a melhor performance deles. Naquela época, eles se moviam, sem descanso, do começo ao fim. Em “Alright”, que é descrita como “a segunda Wild Eyes” pelo time de produtores e pelo coreógrafo Lee Minwoo, seria difícil para eles aguentarem a mesma proporção de energia queimando. Todos estão em seus 30 e tantos anos. O tempo da música também é mais lento do que a anterior. Mas mesmo assim, o uso dos dedos tocando o terno na cadeira, etc, uma formação clara enquanto esticam as pernas sentados nas cadeiras, etc, eles continuam enfatizando nos detalhes de seus movimentos. Eles não pulam mais, mas os movimentos dos membros estão no ponto certo, e eles intensificam o personagem de cada membro diferentemente durante a dança do grupo. Isso é algo que só um time em meio aos seus 30 anos que ainda tem atitude de idol consegue fazer. Eles acrescentaram dignidade, criada com o passar do tempo, no topo de uma performance de idols com “This Love” e através “Sniper” e “Alright” eles foram para uma fase que nenhum outro grupo idol pode imitar. Se, até agora, o grande ponto do Shinhwa foi seu debut e ganhar independência de sua agência, então agora estão em sua terceira fase.

Só porque o Shinhwa diz que trabalha duro para receber amor, isso não significa que sua popularidade crescerá de repente. Seja dinheiro ou popularidade, eles ganharam o tanto que podiam. O objetivo desapareceu, e os incidentes e acidentes que aconteceram aos membros balançaram o grupo. Parece que não há nenhuma razão real para porque eles tinham que ser idols, e por não decidirem sobre casamento facilmente. Mas, ao invés de só manter seu time, eles se tornaram mais fortes e mostraram uma performance onde nada é passado para trás. Excedendo apenas gestos para mostrar que ainda têm o que é preciso, eles prova, que até agora, são top de linha como idols ativos. E, acirra sua determinação de receber congratulações através de um novo produto para seu fandom de 17 anos. Ao invés de serem amados por estarem a um longo tempo na indústria, Shinhwa mantém seu grupo não importanto o que é preciso para ser amado. E essa é a real razão porque eles devem ser respeitados na indústria de idols. O futuro continuará sendo agitado para eles.  Será difícil lançar um bom produto com o mesmo esforço todas as vezes. Em alguns anos, a média de idade será de 40 anos. Mas apesar de todas esses preocupações, eles ainda gritam “Nós somos o Shinhwa” depois de serem lançados na água em um programa de variedade. Isso é ser um idol. Correndo mesmo em seus 17 anos, por medo das fãs os deixarem.

Fonte: ize
Tradução inglês: malpabo.tumblr.com
Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s