Entrevista · Shinhwa

[Entrevista] Shinhwa, as condições necessárias e suficientes para acertar o coração

“A música do Shinhwa é completa quando combinada com a performance”
“Acho que a performance é boa quando sinto dois arrepios enquanto assisto e desta vez a performance foi mais ou menos assim.”

Isso foi o que o Eric do Shinhwa disse sobre a performance de “Sniper”. Eric disse que ele teve arrepios mais de duas vezes quando assistiu sua performance de “Sniper”. Junjin estava confiante e disse: “Você pensa que idade é só um número quando assiste a esta performance.” Estas foram unanimemente as palavras ditas pelo Shinhwa com a confiança que tinham da performance.

Se você assistir “Sniper”, a música de divulgação do 12º álbum do Shinhwa, você naturalmente irá concordar com a confiança deles. Existem ênfases nas partes solo com a performance encaixando em cada integrante e eles criaram uma atmosfera de filme através dos efeitos sonoros, como o assobio e armas carregando. A estrutura da performance se desenvolve. A tensão e o relaxamento repetem a ponto de você não poder perder nenhuma parte e é uma música visual completa. É um resultado possível por que é o Shinhwa dando as boas vindas ao 17º aniversário desde o debut.

P. Vocês trabalharam mais uma vez com o Andrew Jackson depois de ‘Venus’ e ‘This Love’. Qual é o charme da música do Andrew Jackson?

Lee Minwoo: Andrew Jackson é inglês, mas antes de fazermos o nosso 12º álbum eu o conheci pessoalmente. O conhecia somente como compositor que escrevia melodias para músicas dançantes, que é popular no mercado de música coreano, mas ele realmente gosta de rock. Desde hardcore ao moderno, gosta de todos. Enquanto preparava o nosso 12º álbum, recebemos três músicas, mas como tinham o estilo muito parecido, pedimos por algo novo. 6 meses depois que nos conhecemos, dentre os demos que recebemos, muitas eram do Andrew Jackson. Inicialmente não tinha nenhuma música que me atraiu desde o começo. Durante os últimos estágios da produção nós decidimos trabalhar mais duro ainda para encher o 12º álbum com 10 faixas para completar o álbum bem e a última música que ouvi foi “Sniper”. Amei no memento em que a ouvi.

P. Com o que você mais se preocupa quando produz o álbum e cria um conceito?
Lee Minwoo
: A principio não tinha um conceito decidido para este álbum. Recebemos milhares de músicas demo e depois de ir eliminando e eliminando, se tornaram centenas de músicas. Entre as quais tinham aquelas que pulávamos enquanto ouvíamos. Nós estávamos tentando nos encaixar em um cenário geral, então não nos limitamos a um certo gênero e achamos que deveríamos ter uma mistura adequadas de baladas, medium tempos e músicas dançantes. Acho que ficaria entediado se as faixas 1 a 10 tivessem a mesma cor. Colocamos vários gêneros e evitamos repetir gêneros. O que colocamos na cabeça era que, até agora, o refrão era sempre cantado pelos cantores, mas queríamos que o vocalista que tivesse a voz que mais combina com a música cantaria o refrão sozinho. É por isso também que ‘Sniper’ é diferente. Normalmente, quando você tem uma coreografia em grupo no refrão, cantaríamos juntos, mas desta vez é diferente. Eu joguei todas as minhas ambições em outras áreas e como ps outros integrantes puderam participar de ‘Sniper’ agradavelmente, pudemos mostrar o melhor das nossas habilidades.

P. O que faz o Shinhwa se destacar dos outros grupos de dança?
Eric
: Apesar de sermos um grupo de dança, nós nos destacamos dos outros grupos pois a nossas músicas têm um um arco, sempre fizemos música como se a performance fosse como assistir um trabalho de arte, E é por isso que a música do Shinhwa é completa quando combinada com a performance. Quando éramos treinees, o hyung coreógrafo disse: “Uma boa performance faz você ter arrepios duas vezes quando voc~e assiste.” e acho que a performance desta vez é mas ou menos isso. Pelo que eu senti, serão mais de dois arrepios, uma ou duas vezes é para parecer cool, o resto faz você perder o fôlego. Quando assistimos à performance, achamos que estava legal. É um álbum onde esperamos que os fãs sintam como nós sentimos.

P. São 10 faixas, por favor recomende uma música cada um.
Shin Hyesung
: “Cat”. Só pelo título parece que a letra será peculiar, mas a letra se encaixa bem com a tendência do momento. Acho que as características peculiares de cada um dos outros integrantes está bem expressa também. Não esperava muito quando ouvi a demo, mas depois de gravar com a voz dos outros integrantes percebi: “Ah, essa é uma boa música”.
Andy: “Memory”. O refrão fica na minha cabeça e acho que a voz do Hyesung hyung ficou muito boa. A letra é muito boa também.
Kim Dongwan: “Give It To Me”. Eu gosto do ritmo que o compositor Dohyun faz. E Minwoo expressou a letra sexy de uma maneira boa e sofiticada.
Junjin: “Sniper”. Não só a música, mas o título me faz ter um objetivo. Espero que, não só os fãs, mas nós veremos mais pessoas como alvo para que a gente possa receber mais amor. Acho que conseguiremos. Eles pensarão que idade é só um número para nós quando assistirem a nossa performance.
Lee Minwoo: É “Cat” para mim também. eu gostei desde a fase do demo. A letra dessa música é única. Voc~e simpatiza com a letra quando a vê, uma mulher é descrita como um gato e a música se desenvolve. Eu pensei em escrever pessoalmente a letra para essa música qando recebi o demo, mas tinha muita coisa para fazer, então deixei uma compositora fazer. A compositora é mulher. Ela fez os detalhes das partes em inglês se destacare, e acho que é por isso que é divertida de ouvir.
Eric: Na entrevista de ontem eu disse “Cat”, mas hoje direi “Don’t Cry”, meu rap nessa música ficou bom. Haha.
Kim Dongwan: Todas as músicas são boas.

P. Lee Minwoo, durante sua entrevista sobre seu álbum solo ano passado você disse: “Eu imagino o palco quando fecho meus olhos e escuto a música”. O que você imagina quando escuta “Sniper”?
Lee Minwoo
: Eu trabalhei na coreografia com choi youngjun desta vez. youngjun estava envolvido em muitas questões do Shinhwa. Ele fez a dança vogue e é um homem talentoso. Eu perguntei: “O que você está pensando?” e ele disse que não conseguia pensar em nada a não ser grandiosidade. E eu disse: “Não pense em movimentos óbvios, como lembrar de filmes de faroeste por causa dos tiros.” então, primeiro nós dois dançamos espontâneamente, sem nada. Depois de dançar duas ou três vezes ele disse: “Obrigado. Acho que entendi”. Apesar do Shinhwa ser famoso por ser um grupo de dança, acho que por sermos Shinhwa podemos tentar uma variedade de coisas. Nós conseguimos bons resultados com a dança vogue em “This Love”, pois pensamos nela como tudo ou nada. Desta vez, apesar de não ser algo convencional, achei que seria legal que cada mebro se tornasse um ponto. Quanto mais longe você chega, mais cada integrante se destacam. Uma pessoa se destaca, duas pessoas, então 5 pessoas, acho que vocês não vão se sentir entediados assistindo.

P. Se o Shinhwa tivesse que escolher um ponto alto de “Sniper”?
Lee Minwoo
: Isso pode variar de pessoa para pessoa, mas quando olho somente a coreografia, eu tive arrepios uma vez na parte do Junjin. Também na parte do Kim Dongwan, Junjin e Eric. E o Hyesung é o integranteque eu fiquei mais estressado. É a primeira vez que ele canta o refrão como vocalista principal. Ele ficava mais de uma hora depois do treino para praticar mais. acho que seus esforços irão brilhar na sua performance.

Kim Dongwan: Pessoalmente eu estou com inveja que o Hyesugn conseguiu uma parte solo no refrão. Haha

P. Talvez seja por isso que tem muitos movimentos onde um integrante se destaca, então tem muitas vezes onde os outros conseguem descansar.
Lee Minwoo
: O que mais descansa é o Eric. Haha. Depois de treinarmos uma dúzia de vezes, os outros vão descansar porque estão cansados, mas se dissermos “Vamos descansar antes de continuar” eric provavelmente vai dizer que ele consegue fazer mais 100 vezes.
Eric: Eu consigo fazer mais 200 vezes.
Lee Minwoo: No caso do Eric, ele explode depois que todos os integrantes adicionam tensão à coreografia. Esse é o ponto que eu trabalhei mais duro para conseguir. Por exemplo, eu quero que o Eric seja o centro das atenções, mas se o Eric fica se destacando, e então você vê o Eric de novo, não é atraente. Você pode pensar que o ponto de “Sniper” é fazer cada um se destacar, onde um integrante aparecer depois do outro trás a tensão

[Conteúdo previamente publicado omitido]

 

sr: 10asia
translation by malpabo.tumblr.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s