Entrevista · Shinhwa

[Entrevista] Shinhwa escrevendo uma lenda

Shinhwa, como os idols de carreira mais longa que são, fazem história com todos os seus movimentos, e sempre se tornam os primeiros. Todos os grupos idol os escolhem como modelos. Eric se preocupa: “Eu fico muito preocupado com o que devo usar como minha motivação para trabalhar no futuro”, Dongwan espera que: ” Espero que o caminho que seguimos seja de alguma serventia algum dia”, quando você olha para tudo isso, você lode sentir o peso sobre eles por escreverem uma lenda e o senso de responsabilidade deles sobre o que já escreveram. Mesmo assim, o Shinhwa diz: “Nossa relação com as fãs evoluiu. Se trabalharmos com sinceridade, através de nossos álbuns completos, uma nova imagem não irá aparecer? Ninguém sabe”, e dão a dica sobre outra lenda. O Shinhwa escrever uma lenda só é possível por causa desses 6 homens.

P. Vocês têm uma careeira longa. Existe algum ponto ruim, bom ou cansativo que surgem com o passar do tempo?
Shin Hyesung
: O bom é isso em si. Quando debutamos com 19, 20 anos, não pensamos “Vamos nos tornar o grupo com carreira mais lonfa da Coreia”. Nós tínhamos trabalhado duro e promovido constantemente, e as pessoas nos davam o reconhecimento naturalmente, isso é de fato muito bom. Ficar velho é ruim. Haha.
Kim Dongwan: Não temos muitos amigos. Antes todos tinham mais ou menos a mesma idade quando estávamos no camarim, mas agora, a diferença de idade é muito grande…chegando a 17, 18 anos de diferença e isso é chato. Não há ninguém para conversar além dos produtores e roteiristas. Haha.
Junjin: Eu me preocupo. Eu gosto de falar de um jeito mais engraçado ou dizer coisas boas quando vou à TV, mas eu penso se as pessoas não gostariam se eu dissesse o que dizia antes. Porque eu escolho as histórias mais engraçadas para falar e acabo falando sempre as mesmas coisas. Mesmo que isso seja atrativo para as pessoas que não sabem, quando eu penso nas fãs, imagino se elas não estão cansadas disso. Eu também me preocupo com os termos musicais e de vestimenta. A boa coisa é que olhando para isso como pessoa, agora, gradualmente, eu começo a me ponho para baixo, mesmo que não 100%. Eu posso ser honesto, porque já estou neste nível.
Lee Minwoo: A coisa boa de promover por tanto tempo é promover por tanto tempo. Quando eu era mais jovem, eu achava legal quando as pessoas diziam: “Estou com inveja da amizade de vocês”. Mesmo durante os tempos difíceis, o Andy daria um abraço e andaria junto, isso é realmente bom. Eu não acho que há algo realmente ruim. Pessoalmente, eu fico curioso em quando poderemos nos casar…haha.
Kim Dongwan: Eu acho que nenhum de nós poderá.
Lee Minwoo: Isso é um pouco deprimente, por estarmos sempre absortos no trabalho.
Eric: Se você me perguntar se quero voltar aos meus 20 anos, eu definitivamente não quero. Mesmo que a gente procure coisas para rir sobre nosso cronograma apertadado e pesado, nós cumpriamos 20 compromissos em um dia, correndo em velocidade máxima sem nenhum descanso, mas se fosse hoje, eu não teria condições. O que eu esperava e queria naquela época era trabalhar feliz e receber o amor do público, passados 17 anos, isso se tornou real. Eu sou agradecido que isso se tornou realidade por trabalharmos duro até agora. E eu acho que a coisa boa vem com o passar do tempo. Se eu tivesse que falar de algo ruim, no pasaado, meu objetivo era claro e simples porque eu era jovem. Agora, quando meus objetivos são atingidos, eu me preocupo com o que eu devo usar de motivação para o meu trabalho no futuro. No passado eu esolhi meu otimismo como meu ponto forte, não pensava muito quando alguma coisa ruim acontecia.  Mas conforme o tempo passa existem mais e mais preocupações sem sentido. Eu me preocupo por antecipação com coisas desnecessárias e talvez seja porque eu estou ficando mais velho, não durmo muito de noite, esses são pontos negativos.

P. Existem muitos grupos idols que vêem o shinhwa como modelos.
Kim Dongwan
: Eu me sinto responsável. Não que não tenhamos feito nada errado a vida toda. Vocês não podem dizer que somos a resposta certa. E tão pouco eu posso dizer para fazerem o que fizemos, espero que um dia a estrada que caminhamos seja útil. Quando não sei com qual estilo devo cantar determinada canção, as vezes penso: “Como Shin Seunghoon cantaria?”, “Como Kim Gunmo cantaria?” e acho as respostas. Nós também queremos ser este tipo de modelo. Seja como grupo ou como solistas, quando você olha uma maneira de seguir por um longo tempo, eu espero que sejamos de alguma ajuda, mesmo que pouca. Seja como viver a vida como pessoa ou como idol. Mesmo que cada um de nós se mova para frente em nossas próprias vidas, eu gostaria de ser de ajuda para os juniors. Recentemente, a maior parte dos grupos se separa por causa do siatema das agências. Não há escolha. Depois da separação, eles ficam perdidos mas não devem pensar “Eu acho que esse é o final da minha vida”, “Eu acho que não sirvo para ser celebridade”. Desde que você não desista da sua própria vida, ninguém sabe o que acontecerá. Eu espero que eles possam superar tudo isso bem. Espero que não desistam facilmente.

P. Mesmo o Andy e o Eric tendo a experiência, os outros membros não gostariam de cuidar de cantores junior também?
Junjin
: Eu quero.
Lee Minwoo: Andy sempre me fala: ” Hyung, acho que você pode fazer isso bem, mas por que você não faz?”. Eu ainda quero construir mais experiência. Não é que eu não queira fazer mais da minha própria música, eu gostaria de mostrar isso depois de aprender mais, e quando tiver mais armas em meu arsenal. Agora é a hora de me preparar para o futuro. Parece que o ponto de virada está próximo, mas é difícil dizer quando. Mas tenho meus pensamentos, esperanças e metas.
Kim Dongwan: Acho que a nossa vontade de promover ainda é maior.
Lee Minwoo: Como minha afeição pelo Shinhwa é muito grande, meu maior desejo é criar um grupo como o Shinhwa.

P. Seus shows nos dias 21 e 22 de março estão chegando. Vocês ainda mantém a promessa de fazer um show anualmente.
Kim Dongwan
: Nós queremos manter nossa promessa do show anual com os 6 juntos. Como dissemos isso, ano passado quando fizemos com só 5 membros presentes, muitos ficaram desapontados. Perguntando qual era o ponto em fazer se não eram os 6. Como é um show anual, trabalhamos duro para podermos fazer como 6. Temos que fazer um bom álbum e encontrar as fãs frequentemente. Andy tem um papel importante para cumprirmos a promessa este ano. Ele juntou muita coragem e sentiu saudade dos palcos. Mesmo que ele tenha tido preocupações sobre a aceitação do público, Andy voltou pensando que deveria se reerguer. Ele ainda tem medos agora. Mesmo que não esperemos pelo entendimento, eu espero que não hajam mais mal entendidos.
Andy: Eu sinto muito mesmo. Pessoalmente ou como uma celebridade, eu cometi um grande erro então é uma honra poder promover com os membros e esrou feliz. Por outro lado, estou muito arrependido. Mesmo as preparações para o 12° álbum sendo difíceis, eu achei que deveria me entregar por completo e mostrar um bom lado de mim.
Kim Dongwan: Como é um tempo difícil, algumas pessoas não serão capazes de perdoá-lo. Eu me sinto triste por elas, Andy está trabalhando muito para ganhar entendimento através das promoções, então se você olhar para ele de um jeito bom, ele se transformará em alguém que trabalha duro.

P. Vocês são um grupo que promoveu continuamente, recentemente, conteúdo sobre fãs de cantores populares do passado têm sido alvo constantemente. “Reply 1997” e “ToToGa” são populares, o que vocês achariam se algum conteúdo sobre o Shinhwa fosse publicado?
Kim Dongwan
: Pessoalmente é um grande alívio que não tenham feito um drama em que fôssemos um assunto do passado. Se acontecesse, seria como se estivéssemos presos ao passado. Eu realmente gostei de “Reply 1997”. Mas eu fiquei surpreso porque 1997 foi um ano antes do nosso ano de debut. Eu não gosto de ficar preso ao passado. Os jovens pensam em nós como idols que debutaram em idade avançada. Eu gosto de ser lembrado desta forma.

P. O que vocês gostariam de mostrar no futuro?
Shin Hyesung
: Eu acho que será bom continuarmos fazendo as coisas como fazemos agora. Acho que nos sentiriamos pressionados se pensássemos ” Temos que atingir nossos 20 anos”. Eric sempre diz isso, que não é bom lançar um álbum seguindo com uma agenda de transmissões exaustiva etc. Eu espero que possamos trabalhar curtindo, enquanto rimos. Se continuarmos trabalhando como fazemos agora, acho que nossos 20 anos virão rapidamente. Acho que será emocionante quando acontecer.
Eric: Como promovemos por bastante tempo, podemos ver a diferença, e sentir o que não sentimos antes. As fãs individuais dos membros geralmente seguem as características deste membro, e os fãs que gostam do Shinhwa, se tornaram pessoas talentosas em diversas indústrias enquanto cresciam conosco. Talvez pir serem como o Shinhwa, elas não gostam de perder, então trabalham duro, e eu me sinto satisfeito e acho isso maravilhoso. Nossa relação com as fãs não é unilateral, as fãs trabalham duro para que a gente se sobressaia. Shinhwa Changjos foram as primeiras a começar a cultura das doações de arroz, e fazem muitas coisas boas, como a Floresta Shinhwa etc, isso tudo foi feito para que nós parecessemos melhores. É totalmente inesperado. Nossa relação com as fãs se evoluiu. Trabalhamos duro para dar o melhor de nós. Com um single dançante, promoveremos com nossas intenções originais e uma melhor consistência. Se fizermos isso sinceramente, com um álbum completo, uma nova e inesperada imagem não aparecerá? Ninguém sabe.

Fonte: 10asia
Tradução inglês: malpabo.tumblr.com

Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s