Entrevista · Shinhwa

[Entrevista] Shinhwa fala sobre serem modelos, longevidade e orgulho dos singles dançantes

Existe algum outro grupo na indústria musical coreana que promove continuamente por 17 anos sem se separarem além do Shinhwa?

Shinhwa tem o título de ′grupo idol de carreira mais longa′ já faz um tempo. É difícil para qualquer outro grupo alcançá-los. Eles estão ativos há 17 anos e ainda estão firmes. Se eles continuarem assim, parece que poderão ficar juntos pelos próximos 20, 30 anos. Todas as atividades do Shinhwa entram para a história da música coreana.

Os problemas continuaram a chegar, mas não importava o que acontecesse, o grupo ficava mais forte. Então eles retornam mais uma vez em 2015 com um álbum completo. E nós pudemos encontrá-los.

– Vocês retornaram depois de um ano e meio. Por fabor nos contem como se sentem fazendo um comeback.

Jun Jin: Eu não acho que o tempo passou tão rápido. Como cada membro tem sua agenda individual, não havia tempo, mas como queríamos que todos ouvissem boa música, trabalhamos duro nas preparações do álbum. Foi difícil preparar o álbum e o show ao mesmo tempo, mas como fizemos um bom álbum, estou feliz.

– Lee Min Woo atuou como o produtor. Você deve sentir algo diferente.

[Resposta de Lee Minwoo omitida]

Kim Dong Wan: Para elaborar, Lee Minwoo deu muita atenção ao álbum. Para que os outros membros ouvissem as músicas, ele as pré-gravou e nos trouxe. Não pudemos pagá-lo o valor da produção, e nós devíamos pagá-lo pela guia de gravação, mas também não fizemos isso ainda (risos).

– Ouvimos que muita atenção foi dada à performance.

Eric: Como fizemos muitas apresentações no passado, não havia muita coisa que podíamos fazer para inovar. Mas conseguimos encontrar algo. É o tipo de performance que fará a parte de cada membro grandiosa.

– Qual a resolução de vocês para esse período promocional?

Jun Jin: Ainda não começamos as promoções (a entrevista foi feita antes do lançamento de ‘We’), mas eu acho que já estou recebendo a energia. Eu espero que possamos completar as promoções com boa saúde e sem lesões. Eu planejo trabalhar duro sem perder mesmo o menor dos detalhes. Eu imaginei se crianças e adolescentes nos conheceriam, e todos conhecem. Tudo isso graças ao poder dos programas de TV. Esse é o tanto de poder que têm. Eu não havia percebido isso no passado. Estou aprendendo muitas coisas.

– Por causa do Infinity Challenge ′ToToGa′ da MBC, muitas estrelas dos anos 90 estão ganhando os holofotes. O Shinhwa também ganhou muito amor nos anos 90.

Shin Hye Sung: Como um telespectador, eu me senti ótimo vendo nossos seniors na televisão. Mas como continuamos aparecendo em programas, não nos sentimos tristes por não estarmos lá com eles.

Kim Dong Wan: Nós não ficamos tristes pelo fato de qur não nos tornamos memórias do passado ainda. Mas o ′ToToGa′ foi muito legal.

– Vocês são o grupo de maior carreira. São 17 anos desde o debut. Vomo se sentiam quando debutaram e como se sentem agora?

Jun Jin: Quando debutamos, eu só promovia como cantor porque gostava. Mas agora sinto que sei um pouco mais.

Kim Dong Wan: Muitas coisas mudaram. Os programas saíram do analógico para o HD. No nosso primeiro álbum, eram fitas cassete, mas agora não são nem CDs e sim músicas digitais.

Andy: Nossos tons de voz mudaram. Eu consigo sentir esse tipo de maturidade que eu não tinha sentido antes nos membros. Durante nosso debut, vivemos juntos em um dormitório, mas agora vivemos separados. Mesmo que tenhamos vidas separadas, eu fico feliz quando chega a hora de promover com o Shinhwa.

Eric: No começo das atividades do Shinhwa, aparecer ao público era o mais importante. Mas agora, é mais importante cuidar de quem trabalha conosco.

– Vocês se sentem pressionados por terem uma carreira longa?

Andy: Existe um sentimento de responsabilidade e pressão todas as vezes. Nós pensamos se podemos mostrar algo novo ou ter sucesso todas as vezes.

– Se vocês perguntarem para muitos grupos quem é o senior mais respeitado ou o modelo, a resposta é o Shinhwa. Como vocês se sentem?

Shin Hye Sung: Eu espero que eles possam ver nossa maturidade aumentando, e não só a longevidade.

– Até quando vocês acham que podem promover como cantores que dançam?

Jun Jin: Por quanto tempo conseguirmos. Mesmo que estejamos casados em nossos 60 e 70 anos, se pudermos mexer nossas mãos, eu acho que ainda poderemos fazer isso.

Kim Dong Wan: Se tivermos fãs, podemos fazer isso pra sempre. A música Memory é para as fãs, e na letra diz: ′Eu posso ouvir sua voz, você me acorda do meu sono′. O ânimo das fãs me acorda. E nós acordamos as fãs hardcore dentro delas.

– O que vocês acham que será mais valioso durante o período dessas promoções?

Kim Dong Wan: Receber o primeiro lugar em programas de música

Shin Hye Sung: O poder de encher uma arena de shows inteira.

Lee Min Woo: O fato de que ainda estamos fazendo isso, que em si já é muito valioso.

Eric: Esse período promocional só precisa acabar bem.

[Nota ao leitor: subtraímos do texto as passagens previamente postadas.]

Crédito das fotos: Shincom Entertainment

Fonte: Mwave
Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s