Entrevista · Shinhwa

[Entrevista] Shinhwa, o “alvo” dos amigos que bebem a vida

image

“Eu desejo que nossos oppas pensem em sua saúde e bebam e fumem menos.” Meio sério, meio brincando, os desejos de algumas fãs se encontram. Para o grupo de 17 anos Shinhwa (Eric, Kim Dongwan, Shin Hyesung, Lee Minwoo, Junjin, Andy).

Definitivamente não foi para dar uma bronca neles. Antes do lançamento de seu 12° álbum de estúdio ‘We’ no dia 26, o Shinhwa encontrou repórteres em um café em Shinsa-dong, Seul, e fizeram barulho por nada. Alguns membros se manteram com sua máscara para a poeira amarela mesmo dentro local, e disseram que agora, se têm lesões por conta de danças intensas, levam mais tempo para se recuperarem.

O Shinhwa é manhoso. Mesmo devendo reclamar que não queriam ouvir, eles disseram: “(Não estamos bebendo álcool) Estamos bebendo vida,” enquanto sorriam. Mas, também disseram: “Por fumar ser uma escolha individual, nós trabalhamos duro para nos restringir durante as promoções.”

O não-fumante Kim Dongwan disse: “Na verdade, eu tentei fazer os membros pararem de fumar diversas vezes. Mas isso parece ser um fator que causa stress. Um dia, quando eles sentirem a necessidade, eles pararão naturalmente.”

Eu não tenho a intenção de defender e nenhuma razão para criticar os hábitos de fumar e beber deles. Porque em seus drinks, devem ter várias histórias que são difíceis de falar, e na fumaça do cigarro que fumam eles exalam, deve haver uma razão que os outros não sabem.

O single para o 12º álbum do Shinhwa é “Sniper”. É uma música que expressa metaforicamente os sentimentos de um homem que quer capturar o coração de uma mulher. O que é o “alvo” (gol) dos amigos que bebem a vida? Shinhwa expressou: “Mesmo fazendo 17 anos desde nosso debut, nós esperamos mais do futuro e trabalharemos ainda mais.”

A última música “Never Give Up” olha ao passado da jornada que o Shinhwa subiu até agora e promete: “Devemos subir mais, até vermos ainda mais longe. Jamais desista. Jamais desista.” Shinhwa sempre segue em frente.

Abaixo as perguntas e respostas com o Shinhwa.

image

– Esse álbum é um pouco fora do comum. Parece que muito esforço foi posto nele.
Junjin: Trabalhamos muito duro em todos os álbuns. Desta vez, o laço entre os membros ficou ainda mais forte. Nós até falamos sobre coisas que nunca falamos antes, e com o que estávamos chateados. É a primeira vez que me sinto assim. Mesmo que nada tenha começado, parece que algo se preencheu. É significativo e refrescante. Ainda que estejamos em nos 17º ano, eu espero mais do futuro. Esse é um feliz começo.

– O que você quer dizer com coisas que nunca disseram antes?
Eric: Enquanto gravávamos ‘Healing Camp’ as pequenas coisas, como o que gostamos uns nos outros, o que nos chateava uns nos outros etc, vieram a tona naturalmente. Mas a maior parte disso não está gravado. (risos) Porque o nó se apertou e nos entendemos melhor e ficamos mais próximos.
Dongwan: Usualmente, fora de consideração, nós só guardaríamos para nós mesmos, então mesmo que não tenhamos nenhum problema maior, do ponto de vista de quem está aceitando, alguns mal entendidos se formam. Por exemplo, eu tive birras com o Eric, mas nunca fiquei bravo com ele. Porque como o líder, Eric deve apontar o que não está certo, mesmo que ele não goste de fazer isso. Todos os membros sabem disso.

– Vocês pagarão esta chance para ampliar as promoções?
Hyesung: Não será assim tão diferente das outras vezes. Depois de “Venus (10º álbum de 2012), consistentemente promover é o básico. Com a recente loucura pelo “Infinity Challenge – Saturday, Saturday is for Singers”, é legal ver nossos colegas e sênior do passado de volta ao holofote e promovendo. E eu até me sinto mais orgulhoso que estamos no mesmo palco que cantores atuais e não competindo com músicas antigas.

– Vocês não se sentem sobrecarregados?
Eric: É verdade que toda vez nos sentimos sobrecarregados. Recebemos nosso maior número de troféus com “This Love” (11º álbum), o single do nosso álbum anterior. Estou com medo que se fizermos pior que ele, então as pessoas vão pensar: “Não está ficando um pouco difícil para o Shinhwa agora?” Mas na verdade, estamos bem.

– O sucesso do god. Vocês sentem a competição?
Hyesung: Não. Eu fiquei realmente feliz quando eles ganharam. Se algum outro grupo fizer um novo comeback como grupo completo, eu gostaria de promover junto com eles. Durante nosso último comeback, promovemos com Lee Hyori, que estava fazendo seu comeback depois de muito tempo. Foi diferente quando ambos éramos nomeados para o primeiro lugar. Tem várias vantagens onde viramos o apoio um do outro.

image

– Se vocês tivessem que descrever esse álbum em uma frase?
Hyesung: É um álbum como o “Shinhwa”. Estilo de música dance, todas são intensas. É uma extensão de “Perfect Man”. Tem as características do Shinhwa mas se encaixa nas tendências atuais. Mesmo que falemos que estamos cautelosos em algumas entrevistas, ele não é delicado. É o “Brand New” de 2015. Nós doamos por inteiro. Você deve ver por você mesmo. Estou confiante de nossa aprensentação.

– Tem menos músicas de própria autoria.
Dongwan: Todos tivemos mais atividades solo. Eu pessoalmente penso nisso como trabalho eficiente. Eu parei de compor porque o Minwoo compõe muito bem. (Neste ponto, Junjin disse rindo: “Não é por isso que Dongwan é ruim compondo, é só que ele não faz. Então eu espero, ao invés do álbum do Shinhwa, ele faça músicas sozinho.”) Não muito tempo atrás, junjin tentou me convencer a começar novamente. Isso também será incluído no novo álbum solo dele. (Junjin respondeu: “Eu só usarei como faixa escondida.”)

– Não há nenhuma dificuldade?
Shinhwa: Quando produzimos um álbum, é difícil para os 6 membros na mesma proporção de esforço. Alguém deve ser o líder, e dessa vez, Lee Minwoo foi quem teve a parte mais difícil. Ele trabalhou duro sozinho, coletando as músicas para a composição, e até produzindo. (Lee Minwoo ficou com vergonha e disse: “Eu só espero um bom resultado.”)

– Andy deve se sentir diferente (ele passou um tempo refletindo sobre suas apostas ilegais)
Andy: Por ter cometido este erro, eu primeiramente gostaria de me desculpar. Eu estou realmente muito feliz e agradecido que posso promover com os membros. Eles me encorajaram e me disseram para seguir forte. Durante as preparações, por sempre ficar absorto no álbum, eu não falei muito sobre mais nada. Eu também pensei em como poderia ser útil. Eu fui cuidadoso em diversas maneiras. Na minha cabeça, eu continuo pensando que devo trabalhar muito e dar o meu melhor.

– Vocês tem alguma resolução de ano novo? Não muito tempo atrás, vocês falaram sobre casamento também.
Eric: Eu disse que esperava ser o primeiro a casar entre os membros, mas todos estão proibidos de se casarem este ano.
Junjin: Mesmo que seja nosso 17º ano, eu queria dizer que ainda somos competitivos. Estamos ativos por muito tempo, mas vocês precisam de pessoas que se sintam confortáveis por perto para ser mais legal. Por isso que eu continuo em contato com os juniors.

– Como estão se preparando para o show de 17º aniversário?
Junjin: Somos perguntados sobre isso todo ano, mas de fato, por apresentarmos músicas novas, isso é diferente. E nossa determinação também é diferente. Mesmo que não estejamos tão vívidos fisicamente como quando tínhamos 20 anos, nós acreditamos que temos que mostrar um lado ainda melhor de nós mesmos no show.

– Só uma digressão, o ensaio de fotos nuas do Shinhwa tem sido mencionado contantemente. Algum plano para fazer outro?
Junjin: Falaremos disto em breve.
Hyesung: O que é importante é a garantia e quanto teremos que nos expor.
Eric: Uma vez já está ótimo. Se fizermos de novo, teremos que expor ainda mais.
Everyone: Andy tem que provar. Todos os outros usando roupa.
Andy: Eu gostaria de provar.

– Muitos junior escolhem o Shinhwa como seu modelo.
Junjin: Contanto que você valorize seus membros e trabalhem duro juntos, então já é bom o bastante. Eu espero por mais pessoas como nós, promovendo por um longo tempo. Mesmo que tenhamos promoções solo no futuro, não há razões para separação. Eu acredito que, se eles olharem para nós, então nossos juniors serão capazes de fazer melhor, sem testes e erros. Trabalharemos ainda mais para que o modelo deles não mude.

Fonte: Startoday
Tradução inglês: malpabo.tumblr.com
Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s