Entrevista · Shinhwa

[Entrevista] Gracia Korea março 2015 – Os 6 estágios da unificação do lendário Shinhwa 6 stages

gm

Explodindo em risadas só de se olharem. Foi uma atmosfera confortável e livre, como se tivéssemos entrado no dormitório do Shinhwa de anos atrás. Já em seu 17° ano. O maknae (mais jovem) entre os membros está em meio aos seus 30 anos, mas quando os 6 estão juntos, eles são como garotos felizes. Junjin é quem cria a atmosfera e não deixa o clima pesar. Dongwan ocasionalmente faz os membros rirem com seu estilo de piadas. Hyesung fala baixo mas de um jeito rápido. Andy era o gentil e carinhoso maknae que aceitava todas as brincadeiras que os hyungs faziam. E mesmo sendo silencioso, o carisma de Minwoo era o centro da gravidade. O olhar paternal nunca saia do rosto de Eric enquanto olhava os membros. É óbvio que entre eles há algo forte e não visto. Isso é o poder do tempo.

Como foi filmar hoje?
Dongwan:
Foi divertido.
Sério? Sua resposta pareceu sem alma…
Dongwan:
Não, foi realmente divertido (sorrisos)

Agora na sala, quando vocês estavam todos juntos parecia bem natural, vocês eram assim quando estavam no dormitório?
Hyesung:
Oh. Definitivamente não. Não é como se fôssemos filhotinhos (risos)
Minwoo: Se o set fosse um pouco mais confortável, provavelmente nos sentiríamos no nosso velho dormitório. Já tivemos um com dois andares. Eu me lembrei um pouco desse tempo.
Junjin: Como não vivemos juntos agora, nós geralmente gostamos das salas de espera. Há momentos em que jogamos em nossos celulares, e momentos que brincamos uns com os outros.

Se não fosse as promoções do Shinhwa vocês não passariam tanto tempo juntos, certo?
Junjin:
Certo, tirando o tempo que temos shows.

De fato, quanto mais próximo se é, menos você se encontra.
Junjin:
Verdade. Nós só trocamos mensagens.
Hyesung: Mesmo irmãos de verdade não se encontram com freqüência. (risos) Se você mora junto, quando você tem tempo para si mesmo, você se encontra com seus próprios amigos. Esse parece ser nosso padrão agora. Mas isso não significa que não nos gostamos, ou que seja estranho, ou que nos tornamos distantes. Como estamos dia ou outro juntos por mais de meio ano quando trabalhamos, quando é hora de descansar tiramos tempo para nós mesmos. Mas ainda temos momentos que nos encontramos, em que conversamos sem limite para bebidas.

Quem geralmente sugere coisas como essas?
Junjin:
Não tem uma pessoa em específico que sugere. Nós nos revezamos?
Hyesung: Não é bem assim. Nós não planejamos também. Por exemplo, enquanto tomo um drink, se de repente eu pensar no Andy, eu ligarei pra ele. “O que está fazendo?” e se ele recusar, tem a primeira e segunda opção. Depois eu ligaria para o Junjin e se ele recusasse, então eu ligaria para a terceira opção Hahahaha.

Quando eu entrei no set agora, eu pensei: “Eu não sei qual a condição dos membros”, mas assim que a filmagem começou, a atmosfera se tornou muito boa. Era exatamente como uma casa cheia de risos.
Hyesung:
Ultimamente nos vemos diariamente. E não é como se pudéssemos dizer ” Wow~ muito bom te ver~” assim que nos encontramos. (risos)
Junjin: É possível que alguém não tenha dormido direito ontem, ou que alguém não esteja se sentindo bem. Nos vimos ontem, mas se de repente perguntarmos “Hyung~ aconteceu alguma coisa ontem?”, seria estranho. (risos) Seja o que for, faça naturalmente!
Hyesung: Isso mesmo. Agora estamos em uma atmosfera barulhenta, mas também estamos acostumados com uma quieta.
Junjin: Tentamos não falar sobre coisas pessoais enquanto trabalhamos. Com medo de prejudicar os outros. Mas podemos falar fundo sobre o futuro quando é o momento.

Como é um dia normal, como o de hoje? Não aqueles em que vocês posam e parecem lindos.
Andy:
Não fizemos algo parecido antes?
Eric: Quando filmamos para a capa do CD!
Andy: Me lembrou o passado.

Como era o tempo em que viviam na casa de dois andares? Vocês passavam muito tempo juntos?
Andy:
Honestamente, como tínhamos uma agenda cheia, não havia muitas chances de ficarmos juntos dessa maneira.

O Dongwan acabou de pedir para a equipe tirar uma foto enquanto estavam todos juntos.
Dongwan:
Sim. Para postar no Facebook Hahahaha.

Você sempre está nas mídias sociais?
Dongwan:
Não. Só estou brincando Ahahahaha.

Vocês estavam todos juntos e o sorriso “paternal” não saia do rosto do Eric. Isso é muito reconfortante.
Junjin:
Sim. É muito bom quando estamos juntos.

O que vocês fazem no tempo livre?
Minwoo:
Os outros membros geralmente ficam em casa, mas eu e o Dongwan somos diferentes. Devo dizer que somos intrusos? (risos) Mesmo quando estamos em turnê em outros países, nós sempre procuramos lugares únicos naquele país.

Vocês não saem juntos?
Dongwan:
Para mim é muito cansativo fazer compras. E o Minwoo gosta mais de lugares urbanos. Ele gosta de shoppings ou lugares badalados, mas eu vou em bons restaurantes, lugares antigos, becos hahaha.
Minwoo: Nós saimos juntos se o timing for bom, mas o resto deles são do estilo “Bang-kok“. Ficam firmes (“kok”) na sala (“bang”) jogando.

Vocês tem gostos tão diferentes e ainda sim são capazes de ficar juntos por tanto tempo, isso é realmente maravilhoso.
Minwoo:
Pudemos durar um longo tempo porque somos diferentes. E não há tanta diferença (para nós). O tempo só passou.
Dongwan: Nós nunca nem pensamos em nos separar. Quando estamos juntos, sem qualquer razão, é apenas divertido. E quando promovemos como o Shinhwa, é como, como devo dizer, um robô que se teve suas peças juntas novamente? Somos mais fortes juntos. Parece que podemos conquistar qualquer coisa. Acho que todos os membros querem sentir isso periodicamente.

Isso não é algo que vocês concluíram por terem todos atividades solo?
Dongwan
: Verdade. Se nunca tivéssemos a chance disso, não teríamos nenhuma ideia a respeito. É um sentimento que você não sente quando esta sozinho. Quando olho para grupos como SMAP ou Rolling Stones eu penso “Como eles promovem juntos por tanto tempo?” e eles são maravilhosos, é uma surpresa ver que estamos no mesmo caminho.
Junjin: Existem coisas que são mais simples quando promovemos como solistas, mas a diversão que temos juntos é maior. Será nosso primeiro programa em algum tempo, mas parece que muito em breve será o fim das promoções como Shinhwa. O tempo realmente voa quando estamos juntos.

Vocês têm incontáveis entrevistas por serem um grupo de 17 anos, honestamente, não é cansativo? Por todas as perguntas serem parecidas.
Hyesung:
Não é cansativo. Isso não pode mudar. O que as pessoas pensam quando pensam sobre o ‘Shinhwa’. O que eles têm curiosidade de saber é parecido.
Junjin: Qual seu segredo pra longevidade? Hahahaha

Nos diga, por favor.
Junjin: O segredo é…
Hyesung: Ahhahaha.

Essa parece ser uma questão em que geralmente o Eric responde. Estou curiosa para saber a opinião dos outros membros.
Junjin:
A resposta foi feita por todos. Para nos sairmos bem hahahaha.

A lista de músicas do 12° álbum foi lançada hoje. 12° álbum. Deve ter uma sensação excepcional.
Eric:
Seria mais maravilhoso se fosse nosso 17° álbum para nosso 17° aniversário. (risos) Nós temos que lançar até nosso 20° álbum, quando iremos acabar todos? Hahahaha.
Andy: Para isso teríamos que lançar 3 álbuns todo ano hahahaha.
Minwoo: As vezes também penso assim. Álbuns são importantes também, mas o número de MVs que filmamos até agora ultrapassa os 100. Esse material foi deixado para trás, não foi? É muito satisfatório. Me sinto orgulhoso também.

Seu comeback já está ai, o que mais preocupa vocês recentemente?
Junjin:
Com certeza a dança. Nós pensamos: “Não podemos errar”, mas também estamos empolgados. E dá nervoso? Os repórteres geralmente perguntam ” Vocês promovem por tanto tempo, vocês ainda ficam nervosos? “, mas entre tudo, quanto mais tempo, mais nervoso você fica…

Vocês saíram para beber ontem?
Hyesung:
Hahahahaha
Junjin: Tipo umas 3 latas de cerveja? (risos) Eu bebi ouvindo música em casa. Os últimos 17 anos passaram pela minha mente como um filme, e me recordei de tudo o que eu vivenciei com os membros. Isso me fez pensar que devo trabalhar ainda mais duro.

Mesmo todos os membros tendo suas atividades solos, vocês não se sentem mais enérgicos com o Shinhwa?
Andy:
Claro. Sempre que as atividades do grupo começam, todos ficamos “eusha eusha (energizados)“. Se comparado a quando estamos sozinhos, quando todos os 6 estão juntos, nós completamos uns aos outros. Sentimos mais conforto, mas também há o nervosismo quando fazemos o comeback como Shinhwa. E como sempre mudamos o conceito, toda vez que lançamos um álbum temos que fazer várias pesquisas.

O recente cadastramento para o 10° Shinhwa Changjo foi o assunto da cidade. Para um grupo antigo como o Shinhwa, os fãs parecem ser algo mais que apenas “fãs”.
Minwoo:
Faz algum tempo que debutamos. Conhecemos muitas pessoas através do trabalho que diziam: ” Eu sou…da X° geração do Shinhwa Changjo”. E sempre foi difícil responder quando eles perguntavam: “Sempre apoio vocês, mas vocês não abrirão mais o registro para Shinhwa Changjo?”. Então eu acho que poder abrir os registros mais uma vez, será um grande presente para os fãs que aguardam silenciosamente por tanto tempo.
Eric: Todo esse tempo, sem um fã clube oficial, os fãs vem trabalhando através dos fãs clubes individuais ou de duplas de cada membro. Mas como teremos o Shinhwa Changjo mais uma vez, eles todos se juntaram com a ideia de “vamos proteger o 1° lugar do Shinhwa” (sorrisos). Você pode sentir a comunidade de fãs de cada membro ou os fã clubes se movimentando. Intitulamos nosso 12° álbum de “We” e é maravilhoso ver que até os fãs se tornaram um.

Sua participação no 800° episódio do <Inkigayo> não muito tempo atrás também foi um assunto comentado. Se comparado ao tempo em que estão promovendo, a atmosfera nas emissoras de TV é muito diferente?
Andy:
Todo os mais novos das equipes na época em que debutamos foram promovidos à cargo maiores. Eles são hyungs que vemos e falamos do passado. Ao invés de ficarmos desconfortáveis, na verdade, ficou muito mais confortável.

Deve ter muitos hoobaes que visitam são camarim para saudá-los.
Andy:
 Sim, isso na verdade é bem envergonhoso. Hahahaha.

Há algum momento memorável de quando vocês gravavam o álbum? Tudo correu bem?
Minwoo:
Por sorte tudo correu bem, sem nenhum acidente grave. Mesmo assim, parece que a data de lançamento do álbum é um pouco tardia, mas isso porque o carinho pelo comeback do Shinhwa por todos os membros é forte. Atrasamos pela qualidade di álbum. Os membros estão satisfeitos.
Andy: Eu não acho que tenha algo memorável. É o mesmo para todos os membros. Isso porque todos somos do tipo que, uma vez focado, ficamos seriamente concentrados.
Dongwan: Minwoo fez a maior parte da produção sozinho dessa vez.
Eric: Minwoo fez quase tudo. Ele era o primeiro a chegar no estúdio e o último a sair. A escolha das músicas, a pós-produção, masterização e até a mixagem, ele participou de tudo.
Minwoo: Para a produção, eu e o Eric estamos a cargo disso desde nosso 10° álbum. Desta vez ele se juntou à produção um pouco depois por causa de seu drama. Por isso, naturalmente, a parte em que me responsabilizei ficou maior. E os membros me deram força.

O que você geralmente faz como produtor?
Minwoo
: Eu seleciono as músicas que melhor se encaixam aos membros. Desta vez, ao invés de compôr eu mesmo, escolhemos muitas músicas compostas por outros, e havia mais de 600 faixas. Dessas, escolhemos 10.

Você ouviu pessoalmente todas as 600 músicas e as escolheu?
Minwoo:
Sim. Eu toquei a seleção para os membros depois da primeira escolha, e depois de ouvir suas opiniões, eu as cortei novamente. Assim que foi feito. Agora, ao invés de fazer uma música, é mais divertido olhar o geral, o conceito geral.

Eric é o líder. O que você pensou durante a preparação do álbum?
Eric:
Na verdade, preciso me desculpar com os membros. Eu deveria ter trabalhado mais duro junto com o Minwoo como produtor, mas por causa do drama <Discovery Of Romance>, eu não pude participar o quanto participei anteriormente. Gravar minhas partes ou pegar a coreografia, eu poderia fazer sozinho, mas as vezes que deveria estar com os membros, eu não poderia, então pedi que me entendessem antecipadamente. Eu pude finalizar <Discovery Of Romance> feliz porque todos os membros disseram: “Espero que seu drama dê certo”.

Então as preparações para o álbum já haviam começado quando você recebeu a oferta do drama?
Eric:
Claro. Nós planejamos a agenda do ano um ano antes.

Eric recebeu um prêmio por causa deste drama. Foi um drama muito realista.
Eric:
Isso mesmo. Não tivemos grandes incidentes, mas foi uma história que poderia acontecer ao nosso lado. Fossem as falas ou as situações, eles não eram explícitos ou manipulados. Eu também, como telespectador, gosto de programas como aquele. Honestamente, quando a audiência assistia o drama, não pensavam: “Preciso aprender algo com isso.” Eles assistiam confortavelmente depois de jantar enquanto comiam frutas. Por isso que eu acho que não é preciso que se conte algo grandioso, contanto que você consiga fazer com que entrem no momento, simpatizem com aquela situação no drama e sorriam, pra mim isso é um bom drama. E baseado nisso, eu pensei: “Será um bom atuar em um drama como esse” desde que li o script de <Discovery Of Romance>.

No final, parece que foi uma boa escolha fazer este drama.
Eric:
Sim. De fato, antes de filmá-lo, o drama que eu mais gostava, pessoalmente, era <Que Sera Sera>. Eu atuei <Discovery Of Romance> pensando que talvez eu poderia aliviar a sensação de que faltava algo e foi bem divertido. E foi também por causa de Jung Yoomi, que eu gosto como atriz, fazendo a oposição ao meu personagem. Agora o drama que eu mais gosto é <Discovery Of Romance>.

Andy está atualmente trabalhando como produtor. É diferente, estar você mesmo no palco e colocar alguém no palco.
Andy:
Honestamente, pedir para que as pessoas façam algo é simples hahhahahahaa. Como eu promovo há 17 anos, produzir é um trabalho que me deixa fazer coisas que eu não pude fazer antes. O que eu sinto enquanto faço meu trabalho é que as pessoas hoje em dia são muito maduras para sua idade. E isso me faz pensar “Esse é o único caminho para mim”.

Não foi o mesmo para a última vez do Shinhwa?
Andy:
Sim. Mas hoje em dia, comparado aos tempos passados, existem muitos grupos, não tem? O stress é diferente. Todos são bons porque se preparam muito antes de debutar. Por isso, quando preparo um grupo, eu preparo para uma longa batalha.

Dongwan, você realmente cruza entre vários campos, das atividades do Shinhwa à filmes, musicais, dramas etc. Qual o charme que cada um tem?
Dongwan
: Eu pensei sobre isso ontem. É difícil dar uma só resposta quando sua namora pergunta: “Oppa, do que você gosta de mim?” não é? De fato, se você não gostar dela de verdade, será fácil falar coisas do tipo: porque você é bonita, porque suas pernas são bonitas. Eu gosto deles mas o motivo é apenas “simples”. É bom porque fico imerso sem saber. Seja o Shinhwa ou outra trabalho, eu fico completamente imerso quanto mais eu faço. Mesmo assim, cada um deles tem seu próprio charme, mas o fato que me faz gostar é o mesmo. E isso que é legal.

Minwoo, comparado aos outros membros, você foca mais em música. Qual a diferença da música do M e do Shinhwa?
Minwoo:
Hmm. Eu imagino a musica do Shinhwa mais sofisticada e o nome Shinhwa acrescenta classe a ela. Por outro lado, a música do M é livre. Não pode ser classificada em nenhum gênero.

Você faz a música que quer naquele momento?
Minwoo:
As pessoas mudam de roupa de acordo com a temperatura. Mas eu não ligo muito para como os outros me vêem. Mas os álbuns do Shinhwa me fazem pensar mais profundamente. M é feito sem pensar muito. (risos)

A satisfação é muito maior quando você faz assim, certo?
Minwoo:
Sim. Eu não tenho muito arrependimento depois de fazer. Eu penso “Então tem música assim também.”

Mesmo o Shinhwa promovendo por 17 sólidos anos, juntos e separados, não é como se vocês não entendessem os grupos que se separam na metade do caminho, certo?
MInwoo:
Claro. É óbvio o por que que eles ficaram assim.

Não que o Shinhwa não tenha tido suas crises, mas como vocês deram a volta nesses momentos?
Minwoo:
Claro que se não nos olhássemos olhos nos olhos e não nos gostássemos, não teríamos razões pra continuar. Mas, honestamente, enquanto promovemos como Shinhwa, eu nunca pensei dessa maneira. Nenhum dos membros estouraria unilateralmente ou emocionalmente. E acho que essa é uma das razões pela qual estamos juntos por tanto tempo. Quanto mais cansativo fica, surpreendentemente, mais eu penso “É bom porque temos o Shinhwa. É tão bom, não temos por que procurar algo ainda melhor.” Olhando para os times que se separaram, é óbvio que muitas vezes, eles não se olhavam olhos nos olhos e assim que as coisas dão errado. É um problema diferente de discutir no calor do momento. Não houve uma vez em que nós seis não nos olhamos nos olhos.

Isso é quase um milagre. É dificil até para amigos manterem sua amizade por mais de 10 anos.
Minwoo:
É verdade. Eu penso nisso como um golpe de sorte.
Junjin: Enquanto promovemos, sempre há momentos cansativos. Mas as promoções do Shinhwa parecem um momento para recarregar. Somos muito compatíveis.

Então chegamos na última pergunta.
Junjin:
Ah, já?
Hyesung: Por que você está tão chateado? (risos)

O que vocês mais esperam quando a promoção de agora começar?
Hyesung
: Isso ppde ser uma resposta óbvia, mas pessoalmente, enquanto andar para fora do palco depois de nossa primeira performance, o que eu terei mais curiosidade é saber como as pessoas reagiram ao ouvir nossa música pela primeira vez. Estou realmente ansioso para isso. Filmamos nosso MV não muito tempo atrás e eu estava realmente nervoso. Eram todos nossos produtoras e staff, mas eu fiquei imaginando o que acharam da música.
Junjin: Mesmo que todos os cantores pesem igual, espero que o que queremos mostrar seja completamente aceito da mesma forma pelo público em geral. Seria ótimo se nossas mentes pudessem ser conectadas, espero que mesmo sem fazer isso, que tudo o que pensamos e intentamos aconteça bem e seja apreciado.

Fonte: Gracia Korea março/2015 (créditos nas fotos)
Tradução inglês: malpabo.tumblr.com
Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s