Entrevista · Eric

[Entrevista] [Star Timeline] Eric, o centro do Shinhwa, que está escrevendo uma lenda (Shinhwa)

image

Eric do grupo Shinhwa (35, nome real Mun Junghyuk) é um dos raros casos na indústria do entretenimento a ter o seu bolo e comê-lo. Ele conseguiu bons resultados na música e na atuação e está escrevendo o seu próprio recorde.

Eric é o líder do grupo Shinhwa, que é um grupo da primeira geração de idols e também é o grupo com a maior carreira. Este é o 16º ano do Shinhwa desde o seu debut. Depois de completar seu contrato com a sua primeira agência, SM Entertainment, houve uma crise já que os integrantes assinaram com diferentes agências. Como qualquer grupo, eles tinham discussões, mas todas as vezes eles se mantiveram como Shinhwa. No meio de tudo isso estava o líder Eric.

Ele quebrou o preconceito do idol que virou ator e até ficou na linha de frente. Ele começou a atuar em 2003. Naquela época, atividades solo de integrantes de grupos idol não eram muitas ou bem vistas quanto são agora. Além disso, ele não teve nenhuma preparação para se tornar ator e não começou a atuar por vontade própria, por isso não gostava. Aguentou tudo isso somente por causa do orgulho. No caminho, ele naturalmente caiu nos encantos da atuação e começou a abranger seu território e posição como ator. Ganhou experiência com o tempo e sua atuação ganhou mais profundidade. Ele atuou como Kang Taeha em um recente drama da KBS 2TV chamado “Discovery of Romance” e obteve críticas como um ator que pode ser confiado.

A estrela do ‘Star Timeline’ dessa semana é Eric. Depois de muitas complicações, ele protegeu o Shinhwa e foi recompensado como um bem sucedido idol-que-virou-ator. Ele falou sobre os seus 16 anos no show business.

#1: Sonhando em ser cantor enquanto fazia cover de danças nos Estados Unidos

image

– Você era muito interessado na indústria do entretenimento desde novo?
“Me tornar cantor era meu sonho. Eu pensava ‘que legal’ enquanto assistia as performances do Seo Taiji and Boys e Deux e em algum momento isso se tornou meu sonho.”

– Para se tornar cantor, você se preparou muito quando era novo?
“Eu frequentei o colegial nos Estado Unidos, onde criei o ‘Clube Coreano’ e dançava covers nos festivais coreanos. Eu dançava com o Tony (H.O.T) e com o Andy naquela época. Tony era de outra escola, mas ouvi dizer que ele era popular então fui perguntando até o encontrar. Naquela época, ao invés de ter como objetivo ser cantor, eu fiz isso porque achei que iria ajudar nas provas do vestibular. Nos Estados Unidos, para ir para a faculdade, atividades extracurriculares são mais importantes do que suas notas ou resultados do inglês. Eu comecei com o pensamento de que estaria em vantagem quando fosse para a faculdade se já tivesse me apresentado e era divertido para mim. Além disso, eu ganhava algum dinheiro. Então, inicialmente eu me apresentava na escola e já que era divertido, também apresentava em outras escolas e também em shows realizados pela sociedade coreana. DJ DOC hyungs foram a um show organizado pela sociedade coreana e eu era backdancer deles na época.”

– Como você debutou?
“De vez em quando eu aparecia em eventos organizados pela rádio coreana. Enquanto fazia isso conheci o professor Lee Sooman, que foi para os EUA a trabalho. Ele perguntou na rádio para apresentarem qualquer um que eles achassem que fosse bom e eu fui sortudo o bastante para me recomendarem para uma audição. Fui sozinho para um karaokê com o professor Lee Sooman e cantei. E esse foi o começo da minha relação com a SM Entertainment.”

– Seus pais não foram contra?
“Falei para os meus pais que voltaria para os EUA depois de 2 anos. Consegui a permissão deles depois que prometi voltar depois de 2 anos e continuar meus estudos. Nunca imaginei que promoveria por tanto tempo.”

– Antes do debut, houve alguma crise durante seus dias de trainee?
“Eu machuquei feio meu tornozelo enquanto me exercitava e ia treinar com um grupo. Na época, como a lesão era relativamente séria a recuperação demorou. Não conseguia acompanhar por causa do meu tornozelo e quase voltei para os Estados Unidos. Apesar disso, felizmente eu aguentei firme e debutei como Shinhwa depois de passar mais ou menos um ano como trainee. “

#2: Depois do debut e até ganhar popularidade
image

– A primeira apresentação do debut foi inesquecível, não é?
“Claro. Antes de debutar, quando estava praticando, o produtor hyung disse: ‘Quando você pisar no palco pela primeira vez, não conseguirá ver nada e não conseguirá pensar em nada. Você tem que treinar até conseguir dançar e cantar do meio da música mesmo se você tiver acabado de acordar.’ E foi assim mesmo. antes do debut, nós nos apresentamos em um festival de uma universidade para treinar. Eu não estava nervoso até então, mas durante a transmissão foi diferente. Eu cantei e dancei ‘Resolver’ direito durante os ensaios, mas me deu branco durante a gravação. De repente, eu não consegui pensar em nada e estava nervoso. Acho que me deixei levar pelo meu corpo. Os outros integrantes estavam tão nervosos quanto eu. Dongwan errou um passo também. Ele tinha que abrir sua jaqueta mas não conseguiu. Haha.”

 

– Depois disso, você conseguiu se apresentar perfeitamente sem ficar nervoso?
“Não houve nenhuma performancce que foi perfeita, mesmo que não estivessemos nervosos. Haha. Sempre tem alguém que comete um erro. Quando assistimos nossas performances depois, havia uma atmosfera séria, onde não conseguíamos nem dizer uma palavra. Quando penso nisso agora, não é nada sério. Naquela época nós criticávamos qualquer erro: ‘Yah, o ângulo do seu braço estava diferente. Você é o único que fez errado.’ Uma época onde o integrante que cometia um erro era esculachado a ponto de não conseguir dizer uma palavra.”

– Tem algum acidente de gravação que te marcou?
“Nós estávamos nos apresentando ao ar livre e, como estava chovendo muito, o chão estava escorregadio. Na minha parte, eu devia ir pra frente, mas eu escorreguei. E eu tinha que escorregar quando a câmera estava em mim, de acordo com o Junjin, eu desapareci da tela e levantei de novo imediatamente. Por ser durante um período que errar e cair não era autorizado eu me levantei numa velocidade impossível. Tinha partes em que nossas calças caíam, e também partes que chutávamos a câmera, nós tivemos incontáveis acidentes durante apresentações.”

image

– O primeiro album foi decepcionante.
“Seja nossa música de debut ‘Resolver’ ou o primeiro álbum, eles não foram bem. Nós recebemos um pouco mais de resposta com nossa música seguinte ‘Eusha Eusha’ mas tivemos que parar as atividades por conta da inundação. Era uma música que cantávamos alegremente enquanto dizíamos ‘Vamos nos diverter na água’ mas era uma atmosfera depressiva por causa dos estragos da inundação. Nós dissemos fazer nosso melhor até o segundo álbum e se nós ainda falhássemos, então iríamos para casa, mas por sorte o momento foi melhor para nosso segundo álbum.”

– Foi bem legal desde o segundo álbum, certo?
“Nós começamos a nos dar bem a partir do Segundo álbum ‘T.O.P’. Nossa próxima música ‘Yo!’ também foi bem. Nós também recebemos vários troféus em programas de música promovendo ‘Yo!’. Até as promoções de ‘This Love’, nós recebemos a maior parte de nossos troféus com as promoções de ‘Yo!’.”

image

– Qual foi sua performance mais memorável?
“Quando ganhamos a primeira vez em um programa de música com ‘T.O.P.” Eu não chorei mas eu estava realmente feliz. Na verdade, me senti desconfiado desde a manhã do dia que ganhamos. OS empresários estavam agindo de maneira diferente. Seja a reação deles, ou devo dizer suas expressões que não escondiam a felicidade? Tudo foi realmente estranho e diferente do usual. Mas mesmo assim, quando fomos realmente anunciados como os vencedores, naquele momento eu fiquei realmente estático. Nada vinha a minha mente. Eu não me afundei, por isso não chorei. E o que é realmente engraçado é que quando todos entramos no carro e estávamos a caminho de casa, eu comecei a chorar (risos). Estava muito escuro no carro então eu não me lembro quem foi, mas um dos membros ligou para o Yoo Youngjin-hyung (compositor) e para sua mãe enquanto dizia ‘Obrigado’ ele começou a chorar, como um bebê recém-nascido. Ele literalmente chorava enquanto fazia “waaa waaa” e foi quando os membros começaram a chorar, um por um. Eu acho que chorei naquela hora também.”

image

– E qual é o seu momento mais feliz enquanto promovia com o Shinhwa?
“Quando recebemos o Daesang pela primeira vez na cerimônia de premiação do final do ano (2004 Seoul Gayo Daesang) com ‘Brand New’. Naquela hora todos os membros choraram por estarem felizes. Claro, eu não (risos). Eu sou o tipo de pessoa que não chora se há uma pessoa do lado. Eu estava muito feliz e chocado, Eu não podia falar propriamente.”

#3: Uma chance de atuar que veio de repente

image

– Você começou a atuar no drama “Breathless” da MBC enquanto o Shinhwa ganhava popularidade.
“Foi durante uma pausa temporária nas promoções enquanto preparávamos nosso próximo álbum. Eu não pensava em seguir carreira solo e também não queria. Eu também não tinha vontade de atuar. Entretanto, um dia, a empresa me deu o scrip de ‘Breathless’. Até lá, eu não tinha nenhum pensamento sobre atuar e de repente o empresário-hyung me ligou no meio da noite e disse que eu deveria ir em uma reunião na manhã seguinte e precisava me preparar para ela. Agora que eu penso sobre isso, foi o Dongwan que recebeu primeiro a oferta mas como ele não podia ire u fui chamado como o backup. Inicialmente eu fiquei insistindo que eu não ia, mas como o empresário-hyung continuou que eu tinha, eu fui.  De qualquer forma, isso já era uma promessa feita então eu deveria ir na reunião primeiro, ser o mais cortês possível e rejeitar a oferta educadamente. Eu fui e li o script e o diretor riu. Então o director de repente agarrou meus ombros e perguntou, “Escolhas importantes na vida têm que ser ditas em 5 segundos, você fará? Ou não fará?” Ele me perguntou desse jeito e sem saber eu respondi, “Eu farei.” O diretor disse, “Eu pedi para que você lesse o script e você é o primeiro que eu vejo sendo tão ruim nisso. Você não pode ser nem um pouco pior do que o que você foi hoje. Então só faça isso confortavelmente.” E foi assim que eu comecei, desnorteado.”

– Isso foi quando você começou a estudar Tetro e Cinema na Universidade de Dongguk. Você deve ter recebido treino em atuação.
“Eu fui para aulas básicas de atuação mas foi em um momento que não pude aprender apropriadamente. Era difícil acompanhar as aulas de atuação pois estava ocupado com as promoções do Shinhwa. E também, enquanto estudava Teatro e Cinema, eu não aprendi sobre atuar mas ao invest disso aprendi sobre a produção de palco e direção então eu não estava preparado para começar um experiência básica de atuação.”

– Como foi sua primeira filmagem?
“Claro que eu me atrapalhei. Tinha uma câmera, mas eu não sabia o que e como eu deveria olhar para ela e como eu deveria atuar. Eu também estava muito nervoso. Então continuei me atrapalhando. Naturalmente, eu pensei ‘Onde é isso, quem eu sou?”

– Depois disso, você atuou continuamente. Você caiu no charmed a atuação?
“Por eu ser tão ruim nisso, eu me recusei a desistir. Também, eu tinha atuado algumas vezes em music vídeos e colocando aquilo em aplicação, eu gradualmente afrouxei o fardo que eu senti ao atuar na frente da câmera. E ai o diretor me elogiou dizendo que eu aprendi a atuar rapidamente. Por ele me elogiar, eu pensei erroneamente “Estou fazendo bem?” e atuei por causa disso. E ai eu continuei atuando mas eu realmente não gostava. Porque era algo que eu não queria fazer, todas as vezes que eu atuei, foi como andar em uma camada de gelo fino.”

image

– Teve uma atenção desfavorável sobre você por ser um idol-que-virou-ator também, e controvérsias sobre sua atuação continuaram a te acompanhar também.
“Foi razoável ser criticado. Você não pode atuar como eu atuei. Mesmo quando um ator preparado atua, pessoas irão imaginar se el epode ou não pode fazer isso, muito menos uma pessoa como eu, que não estava preparado, então ser criticado é razoável.”

image

– Quando atuar começou a ficar mais confortável?
“Até o drama ‘Phoenix (2004)”, eu atuei sem saber o que era atuar. Também, porque as falas e a personalidade dos personagens eram muito diferentes da minha, era esquisito toda vez. Eu olhei para mim atuando e era desagradável. Eu fiquei muito mais confortável atuando no drama ‘Super Rookie (2005)’. Eu atuei como Kang Ho, I acted as Kang Ho, e ele era um personagem imprudente, e pore u não precisar atuar como um cara legal ou como se eu fosse melhor que os outros eu fiquei confortável. Esta foi a primeira vez que eu atuei dessa forma em frente a câmera, tão confortavelmente.”

#4: Até receber o reconhecimento como ator

– Você recebeu boas respostas durante sua carreira de ator. Qual foi a reação dos membros?
“Eles ficaram felizes por mim. Na verdade, mesmo quando eu promovi como ator, dentro do grupo, os membros ainda não tinham atividades solo. Por isso os membros prestaram mais atenção em mim e me apoiaram ainda mais. Não havia ciúmes. Quando minhas atividades solo iam bem, foi quando o Shinhwa também ia. Mas eu me senti triste pelos membros. Por minha causa, eles não podiam ire m eventos que deveríamos ir juntos, e foram afetados. Mas mesmo assim, por eles sempre torcerem por mim, e por eu poder contar com eles quando as coisas ficaram difíceis, eu sou muito agradecido. Ter um lugar (Shinhwa) para voltar enquanto eu atuava me fez me sentir tranquilizado.”

image

– Qual foi o drama que você mais se sentiu conectado?
“Originalmente foi o drama “Que Sera Sera” da MBC, mas recentemente, isso mudou para o drama “Discovery Of Romance” da KBS. Eu senti que havia um peso muito grande em mim ao finalizar “Que Sera Sera”. Aquilo mostrou quanto esforço eu tinha que colocar. Depois de finalizar “Que Sera Sera”, eu estava completamente esgotado, então fui a Jeju-do sozinho por um fim-de-semana para me recarregar.”

image

– Você recebeu críticas favoráveis para o seu recentemente finalizado “Discovery Of Romance”.
“Dentre todos os dramas que eu filmei, a atmosfera no set foi melhor neste. Eu filmei quase sem dormir mas estava cheio de energia.Por Jung Yumi fazer o personagem oposto do meu, com quem eu havia atuado em “Que Sera Sera”, eu pude filmar ainda mais confortavelmente. O drama em si também foi bom. E graças a isso, eu pude receber boas críticas.”

image

– Diferente de seus dramas anteriores, este teve muitas cenas emocionais. Teve algum momento que você enfrentou uma crise enquanto atuava?
“Claro que teve. Entretanto, por atuar com uma mentalidade completamente diferente de antes, então, em comparação com outros dramas, atuar neste foi confortável. Todos esses eu pensei que atuar bem era memorizar rápido o script e filmar sem cortes. Então, um dia eu vi uma entrevista de Ha Jungwoo na TV, e mesmo alguém como ele, que atua tão bem, fazia “notas de atuação” e se preparava bastante. Até Ha Jungwoo se preparava, e eu pensei o que eu tinha feito durante todo aquele tempo? Aquilo me acordou. Então desta vez, eu pedi para os staffs entenderem e me darem mais tempo para me preparar. Eu fiquei na frente da câmera depois de criar as emoções e até eu conseguir ficar imerso em mim mesmo para atuar. Quando você olha o sistema dos dramas coreanos se move muito rápido, não é fácil para os staffs esperarem um ator. Mas mesmo assim, eles reconhecidamente esperaram por mim.”

#5: O Shinhwa não se abala mesmo na crise

image

– Depois de todos os membros do Shinhwa deixarem a SM Entertainment após o fim de seus contraltos, as promoções do Shinhwa ficaram ainda mais intensas.
“As promoções do Shinhwa tiveram uma pausa de 4 anos por causa do fim do contrato e o alistamento etc. Depois disso, em 2012, nós lançamos nosso 10º álbum complete e naquele momento, eu senti que estávamos começando de novo, e os membros também estavam muito fortes também. Nós queríamos saber que estávamos competindo com nossos hoobaes no mesmo barco, e não que cantores do passado haviam retornado. E acho que por isso que fizemos as promoções ainda mais ativamente.”

– Qual foi a força que os levou a criar a Shinhwa Company e começarem o comeback?
“Não teve realmente uma razão. O Shinhwa também teve suas próprias crisis e argumentos, exatamente como grupos dissolvidos ou grupos hoobaes que passaram por problemas. Entretanto, no momento decisivo, todos os membros pensaram mais uma vez sobre “nós” e “Shinhwa”. Isso não é algo que alguém diz primeiro, nós tínhamos a mesma coisa no coração.”

image

– Como foi quando os 6 membros subiram ao palco para o show de 14 anos de debut?
“Na verdade eu tive pesadelos alguns dias antes do show. Enquanto fazia minhas funções no service public, e nos 3~4 anos que descansamos, nós só fizemos planos para o comeback do Shinhwa. Talvez isso tenha virado um fator de stress e se eu ia dormir, eu só sonhava em que esquecia a coreografia e as letras no palco, e chorava de pânico. Na vida real, não sou do tipo que chora em nenhuma situação, mas nos meus sonhos,  eu caia e chorava. Na verdade, para mim, chorar na frente de muitas pessoas, é a situação mais vergonhosa. E eu continei tendo pesadelos com isso. Mas quando eu relamente subi ao palco, eu estava inundado de emoções.”

– Quando foi a maior crise do Shinhwa?
“Eu acho que foi quando saímos de nossa primeira agência, SM Entertainment. Depois disso, com os membros se alistando, nós tivemos uma pausa. Esta foi a crise.”

– Pessoalmente, quando você esteve no topo da sua carreira?
“Eu acho que é agora. Quando você pensa sobre resultados ou à reação do público, você pode ser que foi durante ‘Phoenix’ mas eu não estava feliz naquela época. De alguma forma, por ser trabalho, eu não me sentia bem e eu tinha vários desafetos. Por eu estar nervoso, eu não conseguia me sentir feliz. Por isso eu acho que meu topo é agora, quando eu consigo sentir felicidade.”

image

– O que o Shinhwa significa para você?
“Toda a minha vida quando nos meus 20 anos. Daqui alguns anos se tornará toda minha vida nos meus 30 anos também. Os amigos que têm estado ao meu lado pelos meus 20, quando eu era mais enérgico e apaixonado são do Shinhwa. E nesse momento, quando estou nos meus 30, nós ainda estamos juntos.

image

– Estou curiosa sobre seus planos do future e seus sonhos.
“Não sou do tipo que coloca uma meta geral ou que decide o próximo passo sistematicamente. Mas, tem uma coisa que eu posso dizer com certeza. Eu fiz uma promessa com os membros do Shinhwa de “ir por muito tempo”. Então nós continuaremos por um longo tempo. Também, desde que decidimos nos tornar os melhores juntos, nós trabalharemos para sermos os melhores.”

– Essa é uma pergunta padrão. Se você pudesse voltar em uma máquina do tempo, qual momento você escolheria?
“Oh~ Eu não quero voltar ao passado. Foram tempos muito difíceis. Agora, as coisas estão finalmente entrando em seus lugares, uma a uma, eu não quero voltar ao passado. Eu prefiro viver aproveitando este momento de agora.”

Escrito por Kim Yeonji

Fonte: Naver Entertainment
Tradução inglês: malpabo.tumblr.com
Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s