News · Shinhwa

Shinhwa, mais de 10 anos, “16 anos consistentes” se destacam mais na corrida das reuniões

No programa “Magic Eye” da SBS do dia 16, o desejo da Lee Hyori de se reunir com Fin.K.L atraiu muita atenção dos fãs. Também estava presente o integrante do god, Kim Taewoo. Neste ano o god lançou seu novo álbum pela primeira vez em 9 anos e estão se encontrando com os fãs como o grupo completo de 5 integrantes pela primeira vez em 12 anos.

Tanto Fin.K.L quanto god são chamados de idols da primeira geração e tiveram grande popularidade no final dos anos 90 e começo dos anos 2000. Debutaram em maio de 1998, Fin.K.L não usou a palavra ‘desbandar’ , depois de lançar seu último single digital em 2005, não houve mais nenhuma ocasião onde as 4 integrantes Lee Hyori, Ok Juhyun, Lee Jin e Sung Yuri se reuniram para lançar uma nova música.

Debutaram no começo de 1999, god não lançou novas músicas depois do seu 7º álbum em 2005 e, 9 anos depois, os integrantes Park Junhyung, Danny Ahn, Yoon Kyesang, Son Hoyoung e Kim Taewoo se reuniram para lançar seu 8º álbum em julho deste ano. Eles até realizaram uma tour doméstica neste verão. Fazem 12 anos desde que o grupo completo se reuniu, inclusive com Yoon Kyesang, desde 2002 com o 5º álbum.

Debutaram em 1999, Hwanhee e Brian do Fly To The Sky também lançaram um álbum em maio, voltando depois de 5 anos, e a banda idol Buzz, que deu seus primeiros passos na industria da música em 2003, também lançou um novo single no final de agosto, se reunindo depois de 8 anos.

Estes idols que chegaram no auge das suas carreiras no final dos anos 90 e no começo-meio dos anos 2000 têm estado por aí por mais de 10 anos e sua tão esperada reunião trouxe de volta o sucesso com lançamentos digitais e shows, mostrando a extraordinária atenção dos fãs.

Na corrida da reunião dos idols da 1ª geração neste ano, o que se destaca na minha mente é um grupo. E este é o grupo idol de maior longevidade, Shinhwa, que tem realizado consistentemente atividades musicais pelos últimos 16 anos.

Depois de lançar seu primeiro álbum “The Solver” em 1998, lançaram o 2º álbum “T.O.P” em 1999, 3º álbum “Only One” em 2000, 4º álbum “Hey Come On” em 2001, 5º álbum “Perfect Man” em março de 2002, 6º álbum “Your Wedding” em dezembro de 2002, 7º álbum “Brand New” em 2004, 8º álbum “State Of The Art” em 2006, 9º álbum “Shinhwa 9th” em 2008, 10º álbum “The Return” em 2012, “The Classic” em 2013 e tem feito atividades musicais continuamente por 16 anos. Em março deste ano Shinhwa também realizou seu show de 16º aniversário em um dos maiores locais de shows da Coréia, o Seoul Olympic Park Gymnasium, que tem capacidade para uma platéia de 10.000 pessoas por show.

Nos 4 anos entre o 9º e 10º álbum do Shinhwa, os integrantes tiraram um tempo para completar o serviço militar obrigatório e por isso não puderam lançar um álbum. Porém, com a liberação do Lee Minwoo, assim que todos os integrantes completaram suas obrigações militares, fizeram um comeback depois de 4 anos, em 2012, com seu novo 10º álbum e mesmo depois disso, continuaram a lançar novas músicas sob o nome do Shinhwa.

Foi o Shinhwa que promoveu, não somente com os idols da primeira geração como H.O.T, Sechs Kies, Fin.K.L, S.E.S, Baby Vox etc, mas também com grupos idols júniors representantes do Kpop como DBSK, Super Junior, Big Bang etc e até com júniors que debutaram no ano passado. E tudo isso com os 6 integrantes originais, Eric, Shin Hyesung, Kim Dongwan, Lee Minwoo, Junjin, Andy, sem nenhuma mudança.

Tecnicamente, Shinhwa é mais sênior que god, Fly To The Sky e Buzz, que se reuniram neste ano, também do Fin.K.L, o qual Lee Hyori espera reunir. Porém, eles ainda estão tendo uma batalha amigável, com novas músicas, na linha de frente com os grupos idol júniors. Por isso, não cabe descrever o Shinhwa como quem está “vendendo memórias”, mas que “está em um presente progressivo por 16 anos” é a frase perfeita.

Até mesmo nas suas performances musicais, os integrantes do Shinhwa adicionam suas experiências para o que está em alta no momento para mostrar o lado único do Shinhwa.

É totalmente desnecessário usar a palavra reunião ou “re-formação” com o Shinhwa. A longa espera pela reunião dos grupos idol da 1ª geração é, com toda certeza, algo para se ficar feliz. Porém, estar ativo de modo consistente no topo do mundo idol por 16 anos, a existência contínua do Shinhwa também é extremamente significante.

Shinhwa é forte até mesmo sem precisar usar palavras fortes como ‘reunião’, pois eles têm sido consistentes. Apesar do Shinhwa ter passado por muitas situações difíceis nos últimos 16 anos, para os fãs eles estão, sem dúvida, preparando para o 12º álbum para o começo de 2015.

Em 2012, quando o Shinhwa lançou seu novo álbum depois de 4 anos, muitos grupo como Super Junior, Big Bang, 2PM, Girls Generation, Teen Top etc revelaram que Shinhwa é o seu modelo. Naquela época, Yoona do Girls Generation disse: “Quero continuar até nós passarmos de ‘girls’ para ahjumma, como o grupo idol de maior longevidade, Shinhwa.”

Eles brilham mais durante os shows e têm promovido de modo consistente por 16 anos, pode-se dizer que o Shinhwa não é somente um grupo significante para seus colegas que querem se reunir, mas também para seus júnior que estão promovendo atualmente.

 

Fonte: Starnews

Tradução inglês: malpabo.tumblr.com

Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s