News · Shinhwa

Menção do Shinhwa em artigo sobre aumento da ‘expectativa de vida’ das boy bands

Mudança na expectativa de vida dos idols: de um limite de 5 anos a idols com longas carreiras

Houve um tempo onde se falava que a expectativa de vida de um idol era de 5 anos. Até mesmo grupos extraordinários como  H.O.T, Sechskies e Fin.K.L. nunca passaram dos 5 anos. Isso, porém, está mudando recentemente. A expectativa de vida dos idols está ficando mais longa, uma tendência que começou com o Shinhwa. Hoje, 5 anos não significa muito para os idols groups e têm muitos grupos que passaram dos 10 anos. O grupo de 16 anos, Shinhwa, se destaca entre eles.

[Foto omitida]

▶ Vida útil de 5 anos; idols originais batem de frente com a parede da realidade

Muitos fãs nunca iriam adivinhar o quão fácil H.O.T e Sechskies se separariam. Estes dois foram os que abriram as portas para os idols nos anos 90. Os dois grupos aproveitavam de uma popularidade inimaginável. Fãs iam à loucura toda vez que eles se moviam. Fin.K.L., S.E.S, Baby Vox e mais idols groups seguiram este caminho, começando uma nova era para os idols.

Seus últimos momentos, porém, não foram muito bons. Muitos dos grupos, incluindo H.O.T, Sechskies, Fin.K.L. e  S.E.S nunca passaram da marca dos 5 anos. Muitos grupos se dispersaram depois de não conseguir superar o término do contrato ou a diferença de popularidade entre os integrantes. Eles fizeram todos énsarem que todo futuro idol também duraria apenas 5 anos.

image

▶ Antes e depois do Shinhwa

O nascimento do Shinhwa, porém, deixou sua marca na história dos idols. O grupo debutou em 1998 com ‘The Solver’ e ainda está muito ativo. Ainda tem grande popularidade e mais recentemente, vendeu todos os ingressos do seu show no Olympic Park Gymnastics Stadium em março. Cada integrante é bem sucedido na sua carreira solo, mas ainda se reúnem sob o nome Shinhwa.

Um porta voz da agência do grupo, Shinhwa Company, comentou: “Muitos grupos desbandam assim que o contrato com a primeira agência acaba. Com Shinhwa, porém, foi diferente. Os integrantes tem muito orgulho do grupo e estavam determinados, mais do que qualquer outro grupo, a continuarem juntos. Foi isso que os motivou a continuar ativos mesmo depois de 16 anos.”

GOD adicionou seu próprio significado a essa façanha depois de se reunir pela primeira vez em 9 anos. Cada integrante está sob a administração de diferentes agências e ativo em diferentes áreas, mas ainda sim conseguiram se reunir como GOD. O lançamento de ‘Ugly Duckling’ junto com o 8º álbum tomou sites de músicas por toda a web. Eles até realizaram shows no Jamsil Auxiliary Stadium e aproveitaram do sucesso, exatamente como faziam no seu ápice. O grupo superou sua antiga separação e ofereceu um novo modelo para os idols de todos os lugares.

[Foto omitida]

▶ Grupos de longas carreiras agora são parte de uma onda maior

A expectativa de vida mudou com o debut do Super Junior em 2005. Big Bang e Brow Eyed Girls, que debutaram em 2006 e SNSD que debutou em 2007 também contribuiram para esta façanha. Se adicionarmos os grupos que continuaram ativos mesmo depois de grandes mudanças de integrantes, como TVXQ, Wonder Girl e Kara, o número de grupos fica ainda maior. Grupos mais novos como SHINee, 2PM e 2AM de 2008 e B2ST de 2009 também já passaram da marca dos 5 anos. Não se diz mais que idols têm ‘expectativa de vida de 5 anos’.

Estes grupos aprenderam com seus sêniors e trabalharam em equipe para superar a diferença de popularidade entre os integrantes e problemas com o contrato.

▶ Como estes idols conseguiram sobreviver por tanto tempo?

Existem 2 fatores que mais contribuiram com estes idols de carreira longa da era de ouro. O primeiro é que os integrantes devem ser muito ativos de diferentes áreas. Enquanto que antigamente os idols se concentravam principalmente nas suas atividades em grupo, hoje em dia eles desenvolvem estratégias baseadas nos pontos fortes de cada integrante. Além disso, idols se tornaram muit ativos em áreas como: promoções em grupo, promoções solo, atuação e programas de variedades. Isso significa que eles conseguem preencher a diferença dentro do grupo com atividades solo.

O segundo fator é que os idols têm mais lugares para ir, graças a ‘Korean wave’. Big bang realizou 6 shows, de novembro de 2013 a janeiro de 2014, no Japão, atraindo 771.000 fãs. Kara realizou shows em 7 cidades no ano passado com uma audiência de 150.ooo pessoas. Eles abriram um novo mercado, onde conseguem lucrar sem fazer shows domésticos.

Em um comentário oficial: “Muitos fatores tiveram seu papel na extensão da vida dos idols group. Agências mudaram as estratégias de modo bem sucedido para incluir atividades individuais e o mercado internacional. Integrantes dos grupo também percebram que é difícil ser bem sucedido sozinho, sem o seu grupo.”

 

Fonte: enews24

Tradução inglês: ShinhwaStuff.tumblr

Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s