Entrevista · Minwoo

[Entrevista] Lee Minwoo do Shinhwa, o algo a mais ① “M Lee Minwoo é livre”

image

O membro do grupo Shinhwa Lee Minwoo fará seu show solo como M Lee Minwoo. Lee Minwoo fará seu show solo “M Step” nos dias 24 e 25 de maio no Olympic Hall, Seoul Olympic Park. Assim que entramos em 2014, Lee Minwoo promoveu ativamente através do lançamento de seu álbum especial de 10º aniversário, e da participação em “Laws of the Jungle in Brazil” da SBS e do “Dancing 9” season 2 da Mnet, e é esperado que ele mostre seus dons como cantor em toda a Ásia com sua turnê.

M Lee Minwoo está celebrando seu 11º ano como solista e sua discografia como M Lee Minwoo, não como o Lee Minwoo do Shinhwa, é sólida. Não só isso, Lee Minwoo tem continuamente apresentando seu show solo desde 2006, e mostrou seu lado performer através de seu show de Natal em 2012 e 2013. Junto com seu cd solo lançado em fevereiro e seu show, Lee Minwoo tem mais lados a mostrar do que nunca e a antecipação está crescendo.

Lee Minwoo é um daqueles cantores que brilha no palco. junto com sua bem conhecida habilidade para dançar, ele prende a atenção com suas maneiras no palco que faz com que a audiência grite, e se você é um dos que viu uma apresentação do Shinhwa, você deve ter ficado admirado com a paixão que Lee Minwoo leva ao palco. Ao extremo em que até o líder Eric disse a Lee Minwoo, “No palco você é o líder.” Qual é o seu segredo, os dons naturais de Lee Minwoo são uma das razões mas também é por ele colocar seus esforços em treinos diários para uma única performance. Fomos ao estúdio de dança onde os preparativos de seu show estão acontecendo para ouvir a história de Lee Minwoo.

Q. Ouvi que “Growl” do EXO entrou no estúdio de dança. Estaremos aptos a ouvir Lee Minwoo com “Growl” neste show?
Lee Minwoo: Sim. Eu sempre tento rearranjar as músicas dos meus juniors. Anteriormente, no meu show “Unplugged”, eu rearranjei músicas do Wonder Girls’ e 2NE1 e cantei com meu estilo. Naquele tempo, em concordância com o título do show de “Unplugged”, eu misturei com sons e maneiras de cantar mas desta vez, por ser um concerto maior, eu rearranjei as músicas de uma maneira mais apropriada. Comecei com “Something” do Girl´s Day e naturalmente conectei com “Growl” do EXO com uma mudança na dança, mostrarei uma sensualidade que vem da alma.

Q. Este é o primeiro show desde o lançamento do álbum especial “M+TEN”  como o solista Lee Minwoo. Se os dois anos anteriores tinham uma atmosfera natalina, esse show será um show verdadeiro de Lee Minwoo.
Lee Minwoo: Pelo show ser chamado “M Step”, ele tem o significado de começar novamente, dando mais um passo. A turnê começará em Seoul e passará por 4-5 cidades. Se as coisas derem certo, eu espero ter um encore em Seoul. Além disso, esse show terá todas as músicas do “M+TEN”.

Q. Esta é uma turnê asiática. Existe algo diferente dos fãs dos shows em Seoul?
Lee Minwoo: Para o show de Seoul, condições como equipamento de palco, luz, som, etc, tendem a ser melhores. Além disso, eu tenho a intenção de fazer leves mudanças nas músicas de acordo com o local. Por ter rearranjado as músicas de várias formas, eu adaptarei cada música ao local. Só “The ‘M’ Style” tem 4 versões de rearranjamentos. “Bump” tem 2 versões. E desta vez “Don’t Trust Men”foi rearranjada de uma forma totalemnte diferente. Eu geralmente escolho as músicas de acordo com o local e o tamanho do palco. Então para o show de Seoul, ele será totalmente diferente do passado.

Q. Na entrevista em fevereiro passado, você disse que pensa na performance enquanto ouve a música. Você teve que rearranjar as músicas separadamente do show, que tipo de imagem você tem em mente?
Lee Minwoo: QUando faço o rearranjo, eu faço primitivamente. (risos) eu só sinto o groove murmurando, e também tento fazer uma batida em casa, ou trabalho com a banda para criar espontaneamente. Eu apresentei “Perfect Man” de uma nova maneira no “Yoon Dohyun’s Must” do canal a cabo Mnet e eu gosto de mudar as músicas dessa maneira. Por ser alguém que compõe, eu sou naturalmente ambicioso com os arranjos. E também há músicas que soam bem quando tocadas por uma banda, e músicas que não, e nessas horas que eu faço mudanças ousadas. Eu realmente gosto de espontaneidade e e geralmente falar sobre isso ajuda a entrar no sentimento. E a banda que estou trabalhando agora é composta por pessoas que eu já trabalho desde 2006, então nossa química é muito boa.

image

Q. Terá mais algum cover sendo apresentado, tirando “Growl” do EXO e “Something” do Girl´s Day?
Lee Minwoo: Eu também farei cover de músicas do Shinhwa. Eu também gosto de pop, e quando estive nos Estados Unidos por três semanas, eu fiquei ouvindo “Happy” do Pharell Williams. Para esse show, eu não cantarei só minhas músicas, também mostrarei qual o sentimento do M quando canta vários estilos de músicas.

Q. Parece que você realmente gosta de rearranjar músicas.
Lee Minwoo: Fazer cover e rearranjo também são tipos de composição. Acho que por isso que faço shows. Antes de programas como o “I’m A Singer” da MBC ou do “Immortal Songs” da KBS2 ir ao ar, eu já havia pensado em quanto seria ótimo um programa em que músicas de vários estilos pudessem ser livremente rearranjadas e apresentadas. Seria realmente maravilhoso aparecer nestes programas. Eu também gostaria de trabalhar como compositor, mas o Shinhwa vem primeiro! Haha.

Q. A curiosidade a cerca do convidado surpresa está enorme. O Junjin não fez uma aparição ano passado?
Lee Minwoo: Eric aparecerá desta vez. Ele gravou o single “Taxi” comigo, mas como ele não pode ajudar na promoção da música ele se sentiu mal. (risos) Talvez seja por isso que quando eu fui para a selva ele tenha comprado coisas como facas para mim. Para este show, vocês poderam ouvir o rap original de “Taxi”.

Q. A expectativa também é grande pois você falou que revelará a coreografia de “Kiss It Away”.
Lee Minwoo: Honestamente, eu continuo pensando sobre isso. As performances sempre tomam grande parte dos meus shows. Entretanto, “Kiss It Away” tem um lado emocional, e se o foco é na dança, me parece que o sentimento será diminuído. Entre dança e música, estou ponderando onde o foco deveria ficar.

image

Q. Sendo show do Shinhwa ou do Lee Minwoo, a energia de Lee Minwoo e sua postura de palco sempre se destacam. qual seu segredo?
Lee Minwoo: O Eric, líder do Shinhwa uma vez me disse, “No palco, você é o líder.” Foi em uma vez há certo tempo em que eu soltei minhas infelicidades. Não sou o MC mas os membros falam e têm consciência de mim, quando grito para liderar a audiência, os membros também deveriam fazer isso juntos, mas não faziam…agora todo muito faz bem, mas no passado, eu tinha a impressão de fazer sozinho, então eu disse que estava infeliz. Mas os membros disseram, “Confiamos e te seguiremos.” Agora, por distribuirmos as partes, isso é mais natural. Tipo, se eu fizer a primeira conversa, Hyesung fará a segunda. Eu só preciso organizar bem as coisas e atuar bem para que a corrente não quebre. Haha.

Q. A melhor parte de um show é poder ver músicas preciosas que ficaram escondidas atrás dos singles.Nos 11 anos do solista Lee Minwoo, tem alguma música que você tem dó por não ser muito conhecida?
Lee Minwoo: Eu penso em “Punch”. “Punch” foi uma música escrita num calor escaldante. Lá em 2003, morava em uma casa de vila com um sotão. Como eu não podia deixar meu estúdio no meio da sala de estar, deixei no sotão, mas lá não tinha ar condicionado então era muito quente. Ela é preciosa para mim por ser uma música escrita lá. E também, naquela época, essa música foi usada como intro no comercial do Megapass do Eric. Agora eu fico um pouco envergonhado quando escuto a versão original de “Punch”…tem várias músicas que são especiais para mim, mas “Punch” me parecia uma música que seria um grande hit.

Q. O single “Bump” do seu segundo disco solo não é famosa por ter sido composta em 10 minutos? Como foi trabalhar nela?
Lee Minwoo: “Bump” foi feita em 2004 enquanto trabalhava no Winter Story do Shinhwa. Lá, eu de repente tive a inspiração enquanto filmava “Non-stop 5” da MBC, então trabalhei a noite toda criando a batida assim que cheguei em casa. Completei a melodia em 10 minutos. Os instrumentos em “Bump” são bem simples, e é uma música que progrediu apenas por decidir sobre um tema, mas tornou-se um single, ganhou primeiro lugar e até recebeu prêmios em cerimônias de premiação. O que eu senti na época era “Realmente dá certo se você trabalhar realmente duro. Eu até ganhei um prêmio graças as fãs.” Por ser um álbum preparado em meio às gravações de “Non-stop 5” foi muito cansativo mas todo o cansaço foi levado embora.

Q.  Tem algum instrumento que você vem tocando? Você sempre escreve e compõe canções, quando você criou seu jeito de compor?
Lee Minwoo: Nos tempos de trainee do Shinhwa, eu achei o compositor Yoo Youngjin hyung-nim legal, então perguntei para ele “Como você cria uma música?” então o hyung-nim disse, “Você tem senso de ritmo porque dança bem, então você será capaz de criar bons ritmos.” E, quando perguntei sobre usar instrumentos e acordes, ele disse que não aprendeu a tocá-los e apenas praticou, então eu me senti encorajado. Desde este dia, eu realmente ouvi muita música. Se você sempre escuta música, você escuta sons. Você escuta os acordes, você acha as notas do baixo e escuta como eles fluem. E, naturalmente, como eu pratiquei composição, eu criei maneiras para trabalhar.

Q. Mesmo como o solista M Lee Minwoo, é seu 11º ano. Qual a diferença entre o Lee Minwoo do Shinhwa e o M Lee Minwoo?
Lee Minwoo: Teve uma época em que eu não sabia a diferença entre o estilo do Shinhwa e o meu. Agora eu sei. O Shinhwa é elegante, tem um sentimento aristocrático. Pegando leve ao ser viril, mas não sendo muito largado. Quando pensa em Shinhwa, você pensa em um homem forte e robusto num terno. A música do M Lee Minwoo é livre. Ela pode ser quente, graciosa, e sexy. Eu faço o que eu quiser fazer, um estilo despreocupado. E, por gostar de black music, a inspiração que eu pego lá não pode ser posta de lado e recentemente, o som ou sentimento que eu absorvi vêm dos sons acústicos do passado, então converso muito com a banda sobre isso.

Q. Sempre é dito que a personalidade das estrelas é similar à personalidade dos fãs. Você sente algo diferente entre os shows do Shinhwa e os solos?
Lee Minwoo: Os fãs de Lee Minwoo realmente se divertem. O Shinhwa Changjos é uma comunidade que gosta de Shinhwa e não só de uma pessoa, é como se eles fossem de acordo com as personalidades individuais. Eu sou um tanto mais vibrante, engraçado e gosto de espontaneidade e talvez seja por isso que os fãs me sintam mais como um amigo. Um amigo com boa química. Assim que a abertura começa, eles sabem curtir como loucos, se uma música mais doce aparece eles apreciam a atmosfera romântica. Eu posso vê-los focados em mim. E quando eu vejo o rosto dos fãs durante o encore, eu percebo que o tempo agora é o mais precioso e importante. eu vejo isso.

Q. Qual dica você daria aos fãs que vão ao show?
Lee Minwoo: Eu espero que eles curtam, e que venham vestidos de maneira confortável. Ou espero que tragam uma outra camiseta. Eles podem se encharcar de suor também. Haha. E eu gostaria que os assentos no Olympic Hall fossem vermelhos. Sou o mestre do Time Vermelho no “Dancing9” da Mnet. Sou um mestre teimoso com cores. Haha. Embora eu ainda tenha que ver o palco no Olympic Hall, porque quem fica nas plataformas terá alturas diferentes, então isso sempre é algo que eu penso sobre. Gostaria de pedir para eles para virem usando tênis, mas algumas vêm com saltos super altos. Devo fazer uma plataforma como mercadoria na próxima vez?

Q. O que é mais prazeroso de ouvir depois de fazer um show? (risos)
Lee Minwoo: Enquanto monitoramos a reação dos fãs, eu vou em fan accounts que dizem que gostaram. Em meio a isso, o que eu mais gosto de ouvir é “Já estou esperando o próximo show.” O que é mais opressivo é “Agora estou esperando novos rearranjos.” (risos) Para os fãs que estão ansiosos, eu não quero que tenham a sensação de desapontamento. Desta vez, eles poderão ver um mix de “The M Style” e a versão original de “Sexyback” do Justin Timberlake.

Q. Tem algum momento em que você se acha o máximo? Eu rejeito qualquer resposta do tipo “quando estou dançando no palco”.
Lee Minwoo: Perguntei para um amigo antigo “Por que você gosta de mim?” ele disse, “Desconsiderando todo o resto, eu gosto de você porque você não joga sujo.” Eu tendo a cuidar das pessoas e envolvê-las. Acho que não criei inimigos. Não é algo para a aparência, mas ocasionalmente tem horas que eu mostro meu lado mais amoroso. Por exemplo, eu confortarei a equipe quando trabalharem duro, quando estou escutando as preocupações de alguém eu dou conselhos, e nessas horas eu penso, “Eu não sou uma pessoa tão má”, “Sou uma pessoa que não joga sujo” e “É legal ter um lado assim em mim.”

Q. Você também é ativo como mestre na segunda temporada do “Dancing9” na Mnet. Como é isso?
Lee Minwoo: Primeiramente, vamos ganhar pela segunda vez. Haha. Estamos escolhendo pessoas que mostrem algo diferente do time da primeira temporada. Desde o meio de maio acontece uma missão de treinamento no exterior, in Saipan, onde 1 pessoa será eliminada e 9 serão escolhidas. Para dar uma pista, desta vez, estamos pensando em deixar a carta escondida vir do lado feminino. Na dança, homens são sempre fortes e representam um papel importante, desta vez, nós queremos trazer à tona a força ou a elegância das mulheres. Eu realmente busco isso. O time Blue Eye também não é para se brincar. Acho que isso vai se tornar uma batalha acirrada.

Q. Pouco antes do show do Shinhwa em março, você foi para a selva, e agora, pouco antes do show do M Lee Minwoo você vai para Saipan. Parece que você está realmente ocupado em 2014.
Lee Minwoo: Por isso fui para os Estados Unidos por 3 semanas, para me recompensar. Haha. De qualquer forma, eu fiquei doente por 3 dias com gripe e febre nos Estados Unidos. A ponto de chamar minha mãe. Hoho. Eu estou esperando que o calendário lotado seja a energia para 2014. E também para mostrar que eu devo trabalhar ainda mais. Claro, o Shinhwa é o mais importante. Desconsiderando todos os incidentes e acidentes, eu realmente espero que este ano seja um em que a influência individual dos membros se espalhe bem. Contudo, eu sou o que está correndo agora, mas é bom olhar para o que os outros membros farão.

Q. Tem algo que você lamenta na promoção do “M+TEN”?
Lee Minwoo: 
Sinto que tiveram lacunas que deveriam ter sido preenchidas. O que eu lamento é o pensamento de “eram tantas mudanças”. Não que eu tenha me sentido esquisito por conta das mudanças, mas lamento por ela estilizar o mercado da música tão instantaneamente, e eu estou desapontado comigo também. Tem muita gente que trabalha muito para ter uma música, e ser capaz de ouvi-la facilmente com um clique é meio triste. Eu penso que devo trabalhar para preencher esse sentimento de lástima.

Q. Não muito tempo atrás god voltou a se reunir. Não foi algo bem vindo?
Lee Minwoo: Foi. Antes disso, Taewoo do god me ligou e me fez várias perguntas. Como o Shinhwa continuou como um time eu dei a ele uma dica. Fazer um comeback em que a vontade de todos os membros esteja favorável é o mais importante. Se a vontade de algum estiver fraca as coisas não irão bem. Quando a vontade de todos é forte parece exatamente como agora, então é bom. E quando eu ouço “Patinho Feio” aquece meu coração. Eu penso no passado, e as memórias das salas de espera ainda estão frescas na minha memória. Taewoo sempre fez brincadeiras com a minha altura. Hahahaha. god é como os estudantes de uma outra sala que promoveram no mesmo momento que o Shinhwa então eles são realmente como amigos.

Q. Uma última pergunta. Você não gostaria de ter cabelo prateado novamente?
Lee Minwoo: Haha. Dentre os membros do Shinhwa, eu acho que sou o que mais troca a cor do cabelo. É como se eu já tivesse tentado todas as cores que existem…exceto rosa? (risos). Não seria natural eu mostrar um cabelo prateado com 60 ou 70 anos? Eu queria mostrar que eu ainda sou saudável e bom mesmo mais velho. Uma coisa que eu pensei enquanto ficava mais velho, é que as pessoas tem uma noção pré conceituada sobre os idols e você não pode promover enquanto está consciente disso. Eu gostaria de mostrar um lado meu bom para os meus juniores para quebrar aquele molde. No futuro, se tivermos chance, nós do Shinhwa vamos moldar nosso corpo de maneira apropriada e atacaremos não com máscaras (chamadas de pack em coreano) em nossos rostos, mas com os (6-)packs que podemos mostrar. Haha.

Fonte: 10asia
Tradução inglês: malpabo.tumblr.com

Tradução português: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s