News · Shinhwa

A reunião do G.O.D; seu significado e efeitos no K-pop

[Foto omitida]

A Coréia do Sul esteve mergulhada em tristeza por conta do acidente com a balsa Sewol, deixando o showbizz quieto também. O k-Pop foi o mais silencioso de todos.

O silêncio, entretanto, não fez essa enorme notícia deixar de acontecer. G.O.D, o grupo que certa vez aproveitou grande popularidade, anunciou que seus 5 integrantes originais se reunirão para o lançamento de uma música no dia 8. A música será seguida por um álbum de estúdio em julho, assim como o show de 15 anos que acontecerá no Seoul Jamsil Olympic Main Stadium’s Supplementary Stadium nos dias 12 e 13.

O G.O.D se separou assim que Yoon Kyesang saiu do grupo em 2004 e lançou seu 7º álbum ‘Into the Sky’ com com 4 integrantes em 2005. Esta reunião acontecerá 9 anos depois do grupo ser visto junto pela última vez, recebendo atenção de seus fãs do passado e pelos novos ventos que esse ‘Rei Aposentado’ trará para o K-Pop.

G.O.D se tornou estrela logo com seu álbum de debut ‘Chapter 1’ em 1998, e seu single ‘Dear Mother’. Até seu show de despedida em dezembro de 2005, o grupo aproveitou a popularidade de um vasto espectro de seguidores para um grupo idol, de adolescentes à adultos de meia idade.

Quando debutaram, HOT e Sechskies estavam em sua própria rivalidade. Com o debut do Shinhwa no mesmo ano, pareceu que a guerra de grupos de garotos estava virando uma luta de quatro times entre HOT, Sechskies, G.O.D e Shinhwa. Com a separação do Sechskies em 2000 e a subsequente separação do HOT no ano seguinte, apenas o G.O.D e o Shinhwa sobraram para brigar entre si.

Por que G.O.D decidiu se reunir depois de tanto tempo, com uma idade tão avançada, quando todos parecem ir muito bem em suas carreiras individuais? Eles conseguirão ter a mesma influência que eles tinham no passado? Para responder estas questões precisamos olhar em como o G.O.D foi formado e como achou seu lugar no K-Pop na época de seu debut.

A paixão por hip hop e dança despertado por Hyun Jinyoung no começo dos anos 90 foi deixado para os idols Deux, Seo Taiji and Boys, e Roo’Ra, abrindo um novo apogeu de dance music no K-Pop. Isso foi parecido com o boom de idols do presente; os integrantes eram só um pouco mais velhos.

Então em 1995, Daesung (conhecido como DSP) debutou como um colegial na dupla ‘Bow Wow’, iniciando a real era de idols. No ano seguinte a SM debutou o HOT, fazendo muitos grupos se separarem quando o HOT começou a sugar toda a popularidade.

Daesung não se sentou. Ele rebateu o HOT com Sechskies, começando a guerra que continuou com SES e Fin.K.L.

A razão pela qual a SM quis debutar o Shinhwa em 1998 é semelhante à razão que os levou a debutar o EXO mesmo ainda tendo o Super Junior, um grupo similar. Shinhwa poderia ser uma ‘substituição’ caso alguma coisa ‘acontecesse’ ao HOT, e ao mesmo tempo poderia ser uma referência completamente diferente.

G.O.D também fez referência ao HOT e Sechskies mas os detalhes eram diferentes.

[Omitido]

G.O.D era capaz de passar pelo HOT e Sechskies, mas ironicamente, ele nunca ultrapassou o Shinhwa. Independente de quão popular cada grupo era ou quantas músicas lançaram, o fato que fica é que o G.O.D viu Yoon Kyesang sair do grupo para ser ator, e o grupo não durou muito depois disso. O Shinhwa ainda está na ativa com todos seus integrantes originais, e cada integrante ainda tem uma carreira individual sólida. Isso marca uma vitória do Shinhwa contra o G.O.D.

Logo que ele saiu do time, Yoon Kyesang se tornou um ator em tempo integral, aparecendo no filme ‘Flying Boys’ em 2004 e no drama ‘My 19 Year Old Sister in Law’. Até o mais recente drama ‘The Full Sun’, ele teve sucesso em projetar a carreira mais estável entre os integrantes.

Kim Taewoo foi mais bem sucedido como cantor. Ele também apareceu em shows de variedade e começou a produzir jovens cantores. Son Hoyoung e Danny Ahn estiveram ativos em várias áreas mas não deixaram nenhuma grande impressão, enquanto Park Junhyung pareceu estar começando uma nova carreira como ator depois de voltar para a América, mas logo as notícias sobre ele desapareceram.

Todo time tem suas aflições. G.O.D também esteve envolvido em vários ‘incidentes’, incluindo um que acabou em uma conferência de imprensa por Park Junhyung em relação à sua namorada atriz. O maior incidente que atingiu a história do grupo envolveu Son Hoyoung e o escândalo do suicídio de sua ex namorada.

Notícias recentes reportaram que ‘os membros começaram a falar sobre a reunião para ajudar Son Hoyoung a se levantar após ser internado pelo choque da morte de sua ex namorada’. As conversas se tornaram realidade quando Yoon Kyesang tomou a difícil decisão de entrar no grupo novamente.

As promoções do G.O.D, entretanto, não serão completas. Eles dizem que não aparecerão em nenhum evento ou programas de TV, a não ser seu show de comeback e o lançamento de sua música. Originalmente eles pensaram em se promover na TV mas desistiram por conta do acidente da balsa Sewol.

Eles também promoveram por apenas 3 meses, de maio à julho, enquanto seu contrato com Sidus HQ continua. Isso significa que esta reunião será limitada, durando apenas até julho.

O comentário ‘Son Hoyoung’ é a maior razão pela qual G.O.D pela qual estão juntos novamente. O ‘ator’ Yoon Kyesang foi o membro mais ativo depois do grupo se separar, e o único (?) cantor Kim Taewoo conseguiu um lugar para si mas bem longe de lhe trazer a popularidade que ele tinha com o G.O.D. Então a parte do ‘se levantar’ provavelmente não se aplica unicamente à Son Hoyoung.

Honestamente, a ‘música’ do G.O.D veio em maior parte de Park Jinyoung, enquanto os ‘vocais’ vieram em maior parte de Kim Taewoo. Park Junhyung foi meramente um rato na cena que decorava o time. Ele fez 46 anos na idade coreana este ano. Ele é 12 anos mais velho que Kim Taewoo.

G.O.D era diferente do HOT e do Sechskies em diferentes maneiras além da música. Enquanto os dois times sênior eram misteriosos, G.O.D se aproximou do público por ser como qualquer outro homem enquanto cuidavam do bebê Jaemin no ‘Achieve the Goal Saturday-G.O.D´s Baby Diaries’ da MBC.

Seu sucesso primeiro em shows de variedades, entretanto, significa que eles faltaram como músicos, e isso também só fez com que sua inabilidade de brilhar em outros tipos de shows de variedade depois disso se destacasse.

Sua reunião neste sentido pode ser vista como cuidadosamente calculada para tazer de volta sua popularidade apelando aos fãs do passado.

Essa é provavelmente a razão pela qual eles decidiram não ter uma promoção completa, com o acidente da balsa Sewol também tendo seu peso na decisão. Eles provavelmente ficaram com medo dos muitos ‘e se’ ficarem nas sombras. Seu plano de três meses trará para eles um certo mistério, e também dará uma desculpa para ‘sair’ se as promoções não atingirem a expectativa.

Todas as celebridades almejam ter orgulho e sucesso em suas promoções. G.O.D também espera conseguir sua popularidade e fama do passado, enquanto ganha algum dinheiro no caminho.

10 anos, entretanto, é tempo suficiente para que o gosto do público mude. O maior ponto aqui é  que os integrantes do G.O.D também mudaram.

Até Seo Taiji and Boys não ganharam imediatamente sua fama do passado assim que se reuniram. Não temos certeza de que música o G.O.D vai trazer, mas não será o mesmo do passado, mesmo que decidam trabalhar com Park Jinyoung novamente. Isso também não está claro se eles conseguirão o que querem com um produtor diferente.

O retorno bem sucedido de Jo Youngpil e Lee Sunhee, o retrô continuado por ‘Reply 1994’, e a existência do Shinhwa dá uma boa razão para o retorno do G.O.D. É uma boa idéia também mostrar como os velhos ‘oppas’ estão para suas ‘pequeninas’ do passado.

Se suas promoções, no entanto, acabarem como um mero show de talento como HotSechGodRG, eles podem apenas quebrar o mito de sua fama passada.

[Omitido]

 

Fonte: TV Daily
Tradução portuguÊs: ShinhwaBr

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s